Saiba como foi criado o clássico “The Show Must Go On”

Já publicamos aqui sobre o lançamento do Vídeo Oficial da Performance de “The Show Must Go On” de Queen + Adam Lambert, realizado na O2 Arena, em Londres em 04/07/2018. Como essa performance também faz parte da compilação de performances do Álbum/DVD “Live Around The World”, no site oficial do Queen foi publicado um pouco por trás da história da música. Confira:

Assista: ‘The Show Must Go On’ – Live Around The World

Queen + Adam Lambert compartilham ‘The Show Must Go On’ de ‘Live Around The World’

Estreia mundial no YouTube – ‘The Show Must Go On’ (The O2, Londres, Reino Unido, 04/07/2018)

‘Live Around the World’ de Queen + Adam Lambert será lançado mundialmente em 2 de Outubro nos formatos CD, CD + DVD, CD + Blu-Ray e Vinil.

Clique aqui para pré-encomendar a sua cópia.

A história da música

Como a décima segunda e última faixa de Innuendo, o último álbum do Queen lançado durante a vida de Freddie Mercury, “The Show Must Go On” foi concluída enquanto Freddie já estava nos estágios finais de sua batalha contra o então incurável horror da AIDS.

Brian May diz “Embora todos estivéssemos cientes da tragédia iminente de Freddie, tivemos alguns momentos de inspiração e alegria no estúdio, fazendo o álbum Innuendo. Não falamos muito sobre a doença de Freddie – ele apenas queria continuar com os ‘negócios como sempre’, tanto quanto possível. Mas já havia apenas um ou dois dias por semana em que Freddie estava bem o suficiente para vir trabalhar conosco. Nós nos agarramos àqueles momentos preciosos e os aproveitamos ao máximo. Eu estava trabalhando em ‘The Show Must Go On’ como uma ideia, mas não tinha certeza se o título era muito óbvio. Freddie ouviu e amou e descartou qualquer pensamento de que havia um problema com o refrão ou o título. Ele queria trabalhar nisso.”

“Não discutimos o significado da música, mas era claro que era evidente no fundo que era uma tentativa de dar voz aos sentimentos que a valente luta de Freddie contra a AIDS criou em todos nós, e até mesmo em Freddie. Ele estava com muito pouca energia para criá-la sozinho. Mas eu tive uma tarde especial inesquecível trabalhando junto com ele para solidificar a letra do primeiro verso desta canção embrionária sobre um palhaço cuja maquiagem escondia sua dor, antes que ele fosse embora para ir a outro tratamento. Isso me deu material lírico suficiente para depois expandir para os dois versos finais. Terminei de mapear a música, cantei a coisa toda como uma demo, incluindo a seção ‘Wings of Butterflies’ adicionada, que de alguma forma apareceu em minha cabeça muito tarde em uma noite, e eu toquei para ele quando ele estava próximo no estúdio. A melodia pedia algumas notas altas muito exigentes, e eu só fui capaz de cantar na ‘demo’ em falsete. Eu disse a Freddie ‘…Eu não quero que você se esforce – essa coisa não vai ser fácil com voz plena, mesmo para você!’ Ele disse: ‘Não se preocupe – eu vou arrasar pra c***, querido!’. Ele então engoliu algumas de suas doses favoritas de vodca, se apoiou na mesa de mixagem e… fez uma das performances mais extraordinárias de sua vida. Na mixagem final de TSMGO, ao chegar em ‘On with the Show’ você está ouvindo um homem que conquistou tudo para entregar seu melhor trabalho.”

‘The Show Must Go On’ inevitavelmente assumiu uma pungência adicional após a morte de Freddie. A tragédia da AIDS negou a ele a oportunidade de apresentá-la em um show ao vivo do Queen. Mas a música fez sua estreia impressionante no palco no Concerto em Tributo a Freddie Mercury, repleto de estrelas, no Wembley Stadium de Londres em 23 de Abril de 1992. Elton John assumiu o vocal principal, e Tony Iommi do Black Sabbath foi convidado na guitarra.

A música tem outra forte ressonância emocional na história do Queen.

Brian May, Roger Taylor e John Deacon apresentaram a música ao vivo apenas pela segunda vez na abertura em Paris do ‘Ballet For Life’ de Maurice Béjart. Criado pelo lendário coreógrafo Maurice Béjart em colaboração com Gianni Versace, ambos agora tristemente falecidos, ‘Ballet For Life’ celebrou a vida e obra de Freddie Mercury e do ex-dançarino principal de Béjart, Jorge Donn, que também morreu de AIDS. Com música de Queen e Mozart, foi apresentada pela primeira vez em 17 de Janeiro de 1997 no Théâtre de Chaillot em Paris. No final da apresentação, os três membros sobreviventes da banda Queen apresentaram “The Show Must Go On” ao vivo com Elton John. Essa seria a última apresentação ao vivo de John Deacon com seus companheiros de banda.

A nova versão ao vivo

Como revela o emocionante vídeo de Live Around The World, ‘The Show Must Go On’ é agora um destaque contemporâneo da experiência Queen + Adam Lambert. Adam Lambert diz: “’The Show Must Go On’ é uma música com uma mensagem profundamente ressonante. Acho que todos nós temos momentos na vida em que sentimos que as chances estão contra nós e que a subida é íngreme. Eu sempre sinto uma grande liberação catártica em todo o público durante essa música. Acho que todos reconhecemos que foi uma grande declaração para Freddie naquele ponto de sua jornada também: ele estava lutando por sua vida.”

Esta performance da música foi capturada no segundo dos dois shows espetaculares da banda na 02 Arena de Londres em 4 de Julho de 2018. Ambos os shows atraíram aclamação geral da crítica, com os críticos observando que “muitos fãs emocionados deixando a arena estavam chamando isso de um de seus shows favoritos de todos os tempos” e declarando que “isto é o melhor que os shows ao vivo podem ficar”.

Esta versão de ‘The Show Must Go On’ mais do que atesta isso. Apresentado com uma profundidade inegável de sentimento, é a exibição perfeita para os talentos singulares de Adam Lambert. Embora o cantor tenha afirmado categoricamente “Nunca haverá outro [Freddie Mercury] e eu não estou substituindo ele” em muitas ocasiões, a performance ousada mas digna de Lambert de ‘The Show Must Go On’ é o suficiente para parar até mesmo o mais casual observador em seu caminho. Como um crítico importante disse: “Ele é ele mesmo, ele traz seu próprio estilo, identidade e nuances distintas para as músicas” e ele faz isso em ‘The Show Must Go On’ mais do que em qualquer outro momento.

‘The Show Must Go On’ foi criado pela banda como um tributo ao amor de Freddie Mercury pela vida, mesmo quando a saúde do vocalista do Queen estava falhando, mas neste mundo socialmente distanciado de 2020, ‘The Show Must Go On’ – talvez agora mais do que nunca – parece o hino perfeito para nossos tempos.

Para o baterista Roger Taylor, que com Brian May e Adam Lambert ocupou um lugar de vanguarda do rock no século 21, “a música diz tudo”.

Live Around The World – o CD e DVD

O primeiro álbum ao vivo de Queen + Adam Lambert, o muito aguardado Live Around The World apresenta uma compilação de destaques dos shows capturados em todo o mundo, e selecionados pessoalmente por Roger Taylor, Brian May e Adam Lambert. As faixas são tiradas de mais de 200 shows que eles tocaram juntos, com vários aqui se tornando disponíveis pela primeira vez. Estes incluem concertos que vão desde o Rock in Rio Lisboa até o Isle Of Wight Festival do Reino Unido e o Summer Sonic no Japão, até shows selecionados das turnês no Reino Unido e na América do Norte. Todos os formatos também incluem a participação inteira da banda no Fire Fight Australia em Fevereiro de 2020, durante o qual eles apresentaram por completo o set histórico original do Queen no Live Aid de 1985. O álbum estará disponível em 2 de Outubro.

Autoria do Post: Josy Loos
Tradução: Bruna Martins
Fonte: The Official Queen Online

Compartilhar
Share

Nenhum Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *