Entrevista by Eventin (Alemanha) – Junho/2020

O cantor do Queen ADAM LAMBERT em entrevista sobre seu novo álbum solo “Velvet”

Adam Lambert certamente imaginou o lançamento de seu quarto álbum solo de maneira um pouco diferente: “Velvet” foi lançado em 20 de Março deste ano, exatamente no momento em que o mundo saiu do lugar devido ao novo coronavírus. Para os fãs do deslumbrante cantor, conhecido por muitos principalmente por ter uma “ocupação de meio período” como cantor da lenda do rock Queen, seu novo trabalho foi pelo menos um consolo musical em tempos de incerteza e privação.

Falando em Queen: Brian May, Roger Taylor e Adam Lambert deveriam estar em turnê na Alemanha no final deste mês – mas é claro que os três shows do Queen em Berlim, Colônia e Munique não poderão ser realizados devido aos requisitos relacionados ao coronavírus.

Nós, pelo menos, realizamos uma entrevista com Adam Lambert e conversamos com ele sobre seu fantástico novo álbum, lançado em meio a esta pandemia. O que é uma pena, porque “Velvet” talvez seja o melhor trabalho do cantor até hoje, cuja estrela começou a brilhar há dez anos na 8ª temporada do “American Idol” e brilha cada vez mais ano após ano.

Em seu quarto álbum de estúdio, que se segue cinco anos após “The Original High”, a voz de ouro de Adam Lambert se aventurou pelo soul, mas também pelo funk, disco e glam rock. Um belo disco. As dicas são “New Eyes”, “Superpower”, “Roses” com Nile Rodgers e, claro, a faixa-título, “Velvet”.

ADAM QUER SUPER EMPATIA
Na entrevista, Adam Lambert explica algo sobre os antecedentes e a inspiração de seu novo álbum, por que a música é uma forma de terapia para ele e que superpoder ele gostaria de ter. Obviamente, também adicionamos algumas perguntas sobre o Queen. E às vozes que ainda reclamam que Freddie Mercury era o melhor vocalista – e não conseguem entender o que é o Queen + Adam Lambert.

Olá, Adam! Faz quase cinco anos desde o seu último álbum “The Original High”. Até que ponto você mudou como pessoa e artista durante esses anos? Afinal, você mudou do início dos seus 30 anos para o final dos seus 30 anos.
Eu diria que, à medida que envelhecemos, você fica cada vez mais confortável consigo mesmo. Você sabe o que quer e quem é… para o bem e para o mal! Eu queria fazer esse novo álbum de acordo com minhas condições e fazê-lo de uma maneira muito diferente do que fiz antes.

Seu novo álbum “Velvet” tem uma vibração forte de soul. Você foi conscientemente nessa direção ou aconteceu de outra maneira? Você pode criar algo tanto “consciente” quanto criativo?
Quando iniciei este projeto, não sabia exatamente como deveria soar. Levei meu tempo e trabalhei com algumas ótimas pessoas. Encontrei muita inspiração na coleção de discos do meu pai: músicas dos anos 70 e 80 com as quais eu cresci. Isso levou ao material “mais soul” que eu já fiz. Mas não foi uma decisão consciente, apenas aconteceu.

Até que ponto o veludo [tecido] representa Adam Lambert? Você é macio por fora e complicado por dentro?
Hahaha definitivamente! Eu tenho camadas diferentes.

O veludo é um tecido que antes era reservado à nobreza. Algo que talvez uma… rainha usaria. Desculpe pela comparação. Mas a letra “Tente me colocar em uma caixa, me faça ser algo que não sou” na música “Superpower” também é dirigida àqueles que reclamam que “Freddie era o melhor vocalista”?
Essa frase e a música como um todo se rebelam contra serem punidos e julgados. É uma canção contra todas as formas de discriminação que espalha esperança e felicidade. Mas sim, é claro que eu sempre digo “Não sou Freddie – ele é Freddie Mercury!” Eu só tive a maravilhosa oportunidade de celebrar essas músicas com Brian e Roger.

Você sente que ainda precisa se justificar por sua orientação sexual, cor da pele ou qualquer outra coisa, mesmo que estejamos em 2020?
Eu nunca senti que tinha que “me justificar”. No entanto, ainda existem muitos grupos que são discriminados ou proibidos. Estamos caminhando na direção certa, mas ainda tem muita coisa que precisa acontecer.

Se você pudesse escolher um “superpoder”, o que seria e para que o usaria?
Eu faria com que todos sentissem os sentimentos de outras pessoas. Super empatia imediata e direcionada. Dessa forma, as pessoas se entenderiam em um nível mais profundo. Eu acho que isso resolveria muitos problemas.

No geral, o álbum parece ser movido mais por sentimentos como amor e dedicação do que por estar “chateado”, como você diz em “Superpower”. O amor é a principal força motriz por trás de “Velvet”?
Sim, a abordagem de amor e devoção percorre todo o álbum. Trata-se de se conectar consigo mesmo e com as pessoas ao seu redor. É sobre amor e relacionamentos e os sentimentos que são desencadeados por ele… o que, é claro, também pode significar que você está chateado! (risos)

A música é um tipo de terapia para você? Ou você quer passar algo para os outros?
Escrever uma música e colocar minhas emoções e pensamentos em palavras é definitivamente terapêutico para mim. Uma das melhores coisas em fazer música é a conexão emocional e a reação que você pode desencadear com o ouvinte. O mundo está louco agora, e se minha música puder dar um pouco de esperança e alegria, então eu fico feliz.

“Prince, Elvis Presley e George Michael em um”, alguém comentou no vídeo “Superpower” do YouTube. É uma comparação que você gosta? Qual dessas três lendas mais te inspirou e influenciou?
Estou absolutamente lisonjeado com isso. Eu provavelmente admiro mais o Prince. Suas habilidades de composição, criação de imagens e performance eram absolutamente impressionantes. George tinha uma voz tão bonita. Eu definitivamente aprendi muito ouvindo ele. E Elvis é um ícone americano – no American Idol me disseram que eu era como ele. Desde então, eu curti ainda mais as coisas por lá.

Qual é a diferença entre o “Adam no palco” e o “Adam por trás do palco”? É um pouco como Jekyll e Hyde? [ver nota]
No palco Adam está um pouco animado… com um pouco mais de maquiagem. Caso contrário, somos a mesma pessoa.

E existe uma diferença entre o “Palco do Adam com o Queen” e o “Palco do próprio Adam”? Você se segura um pouco mais com o Queen, por exemplo, ou é o mesmo, porque a banda Queen simplesmente exige um vocalista extrovertido e excêntrico?
Eu sou eu mesmo nos dois palcos. A única diferença na minha performance com o Queen é que eu ajudo Brian, Roger e o público a celebrar um icônico catálogo de músicas. Quando eu faço minhas coisas solo, por outro lado, apresento minha própria música para mim mesmo.

Você pode finalmente dizer algo sobre os shows ao vivo com o Queen e da sua turnê solo? Como você se prepara para esses shows? Eles são muito diferentes?
Os shows do Queen são loucos! Toda a produção em torno desses shows é enorme… os fãs são incríveis, e a resposta que temos em todo o mundo é incrível. Claro que estou realmente ansioso para fazer alguns shows solo novamente. Em comparação, eles provavelmente são um pouco mais relaxados e íntimos. Mal posso esperar para finalmente tocar ao vivo de novo!

E mal podemos esperar para ver você tocar ao vivo novamente. Obrigado pela entrevista, Adam!

NOTA: Strange Case of Dr Jekyll and Mr Hyde (O Médico e o Monstro) é uma novela gótica, com elementos de ficção científica e terror, publicada originalmente em 1886. Na narrativa, um advogado londrino chamado Gabriel John Utterson investiga estranhas ocorrências entre seu velho amigo, Dr. Henry Jekyll, e o malvado Edward Hyde. A obra é conhecida por sua representação vívida do fenômeno de múltiplas personalidades, quando em uma mesma pessoa existem tanto uma personalidade boa quanto má, ambas muito distintas uma da outra. O impacto do romance foi tal que se tornou parte do jargão inglês, com a expressão “Jekyll e Hyde” usada para indicar uma pessoa que age de forma moralmente diferente dependendo da situação. (Wikipédia)

Autoria do Post: Josy Loos
Fontes: @4Gelly e Eventim

Compartilhar
Share

Nenhum Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *