Artigo no Times Online de Londres

Adam Lambert – A Nova Cara do Glam Rock

Por Malcolm Mackenzie
04 Fevereiro 2010

Adam Lambert é um novo tipo de estrela que a primeira vista, meio que lembra os antigos. No palco, ele balança como Mick Jagger, usa glitter como David Bowie, e libera agudos como os de Robert Plant, e o grandioso Lambert já está sendo considerado o lado masculino de Lady Gaga. E o mais importante, ele também é o primeiro artista pop assumidamente gay a lançar sua carreira numa grande gravadora, na América. Ainda mais impressionante é o fato dele ter encontrado a fama no American Idol, um reality show que busca astros, normalmente responsável por desencavar uma sucessão de garotos comuns e garotas substituíveis. De fato, o californiano de 28 anos terminou em segundo lugar na competição ano passado, perdendo o título para o politicamente correto Kris Allen. Mas ele tem sido calorosamente acolhido pelos seus recém conquistados admiradores.

A conversa inspiradora com Madonna durante a rápida visita a casa dela resultou em: “mantenha seu olhos no prêmio, não se preocupe com o que as pessoas estão dizendo”. Quando Lady Gaga foi chamada para trabalhar numa faixa que ela escreveu para Lambert, ela abusou do Whisky e o deixou bêbado. “Ela basicamente me animou e me encorajou como se fosse uma líder de torcida: sim, mais, mais.”

Os créditos no seu álbum de estréia, For Your Enterteinment, se parece com a lista de convidados do Grammy. Além de Lady Gaga, Pink, Matt Bellamy do Muse e Rivers Cuomo do Weezer forneceram músicas. For Your Entertainment é desavergonhadamente exagerado, e uma confecção eclética de um pop irresistível, com vocais iluminados por ozônio, levando os ouvintes às alturas, com toques de Goldfrapp, Scissors Sisters e The Darkness – e então o amante de calças justas Justin Hawkins escreveu a faixa inicial, Music Again.

Lambert descreve o seu cd como sendo o “rock dos anos 70 e 80 colocados dentro de uma cápsula do tempo e enviado para o futuro.” – o que é uma boa maneira de descrevê-lo.

Ser o primeiro em qualquer coisa pode vir acompanhado de complicações e controvérsias, algo que Lambert tem feito de pouco a quase nada. Ele tem esvoaçado suas penas à héteros e gays, sofrido quedas nas emissoras de tv americanas, e iniciou uma guerra verbal com o editor da Out, a principal revista gay dos EUA, que publicou uma carta aberta criticando Lambert, depois de uma entrevista que ele deu para a publicação. Sua mais controversa travessura, veio no AMA, em Novembro quando o antigo cantor de coral da Broadway agarrou um dos membros de sua banda e simulou sexo oral com um de seus dançarinos enquanto cantava seu irônico primeiro single , For Your Enterteinment. Lambert disse que se deixou levar, mas que ele não vai ser arrastado pela confusão criada pela tv americana. “O único arrependimento que eu tenho é que eu poderia ter cantado melhor’’. Ele fala com olhos brilhando sob finas camadas de rímel. A falação a respeito da apresentação foi considerável. ABC, a emissora que transmitiu o show, recebeu 1.500 reclamações (dentre 14 milhões de telespectadores) e algumas aparições de tv de Lambert foram canceladas. Quando ele foi convidado a se defender ao vivo, ele próprio ficou surpreso pela confusão. “Eles me tiraram do Good Morning América (na ABC) e 2 dias depois eu estava em um show matutino diferente em uma emissora de tv diferente.

Eles mostraram um clipe de Madonna e Britney se beijando (no MTV Awards de 2003) e logo em seguida mostraram um clipe onde eu estava beijando um cara – e eles borraram a cena. Foi hipócrita e ridículo’’. Rod Stweart, solicitado a comentar sobre a apresentação de Lambert, disse: “Não há nada de errado nisso, é rock n’ roll’’. Então, como é que esse assumido pop star americano se desentendeu com a Out? Falta de comunicação. “O editor, basicamente criticou meus agentes, alegando que eles estavam me manipulando e tentando controlar o quão gay eu pareceria. A verdade é que eu expliquei ao meu publicista antes de fazer a entrevista que eu não queria falar sobre os problemas políticos gays, porque eu não sei o suficiente a respeito deles. Eu sou um artista, não um político. Eu não tenho problema em falar sobre a minha vida amorosa’’.

Só para constar, Lambert é solteiro e não está procurando por nenhuma relação estável no momento. “Meu coração pede muito isso, mas agora não é a hora certa. Então, enquanto isso eu vou me divertir. Eu adoraria ter um tórrido caso amoroso.’’ Sua enorme base de fãs feminina o deixa alucinado. “Eu sou abertamente gay, então elas sabem que eu não vou fazer sexo com uma mulher, apesar de que – ele diz – fazendo uma pausa para dar à idéia um jeito mais sério – ‘eu gosto de beijar garotas de vez em quando. Eu tenho essa curiosidade na minha cabeça. Eu nunca fiz sexo com uma mulher e eu tenho uma certa curiosodade à respeito’.’’

Lambert cresceu numa vizinhança conservadora, com pais liberais. Para dar uma válvula de escape para o seu recém nascido e meio efeminado amor por Andrew Loyd Webber, eles colocaram o filho de 10 anos num grupo de teatro. O momento decisivo veio 4 anos mais tarde, quando ele se apresentou em Fiddler on the Roof, e deixou a platéia alucinada, “Todo mundo adorou e havia um certo burburinho – eu podia sentir e foi incrível. Foi muito valioso para mim, especialmente porque eu não tinha lá um amor próprio muito elevado.”

Levou um longo tempo para ele conquistar confiança. No ensino médio ele sofreu com a acne e ganhou muito peso, chegando a aproximadamente 114 kilos!! “Foi só a puberdade chegar e eu me tornei esse bizarro e esquisito patinho feio que não tinha amigos.’’ O inseguro Lambert desabrochou sexualmente somente mais tarde – perdendo sua virgindade aos 21 e se apaixonando pela primeira vez aos 25 – e isso aconteceu também em sua carreira. Ele apareceu em pequenas peças, trabalhou em barcos de passeio e fez turnê na Europa em musicais. Então veio o American Idol. “Eu imaginei que se eu conseguisse entrar no Idol, eu iria jogar com o show, eu não iria deixar o show jogar comigo. Eles arriscaram e após os primeiros episódios, eu me tornei mais e mais aceito e eles facilitaram o que eu queria fazer’’. O que Lambert queria fazer era cantar com todo o seu coração e dar um show – “guarda-roupa, palco, seleção de músicas – tem que ser mais do que somente a voz. A dramatização está de volta ao pop – ponto!’’

Lambert se lembra de alguns comentários negativos de Simon Cowell que não tiveram razão de ser. Um deles foi simplesmente que ele era muito teatral, “Como se isso fosse uma coisa ruim’’ – Lambert retruca. Como segunda lembrança o Sr. Caprichoso, disse ao cantor que ele sentiu como se estivesse assistindo ao Rocky Horror, ao quê Lambert rebateu “Eu adoro esse filme, obrigado’’!

Cowell pode não ter entendido logo de cara, mas é incrível o que o sinal do dinheiro traz. O homem conhecido por toda a internet como Glambert é uma força a ser reconhecida. Sua aparição na capa da Rolling Stone a transformou na edição mais vendida do ano, enquanto que seu cd de estréia, vendeu mais de meio milhão de cópias na América e entrou nas paradas do Reino Unido por importação própria.

“É muito bom ter o reconhecimento de amigos, estranhos, e outros artistas dizendo ‘o que você está fazendo é romper barreiras’ ’’ – ele diz. “Mas não é fácil ouvir grandes declarações como essa. Eu sou o mesmo cara que tem andado por Los Angeles por 8 anos’’. Mesmo assim, ele é rápido em esclarecer qualquer mal entendido remanescente sobre si mesmo. “Não há nenhum personagem que eu esteja escondendo’’, ele dizm “Eu sou vaidoso e eu gosto de parecer sexy e bonito. Mas eu não sou tão confiante assim. Eu costumava sentir medo em me arriscar, e eu tinha medo da rejeição.’’ Nos dias de hoje, 500.000 discos vendidos, e contando, podem ajudar um pouco.

O single, For Your Enterteiment será lançado em 19 de Abril pela RCA. O Álbum sai em 26 de Abril.

Fonte: Times Online

Tradução: Glória Conde

Compartilhar
Share

6 Comments

  1. Apesar de ter sido eu mesma quem traduziu vou comentar…adorei essa matéria, acho as opiniões do Adam sensacionais…gosto muito do jeito dele se expressar.
    Nosso garoto é de uma inteligência realmente acima da média… 🙂 GO ADAM!!!
    Gosto da maneira como ele supera os problemas, os medos, as dificuldades….as pessoas ( incluindo eu mesma ) deveriam se espelhar nesse maravilhoso ser humano que ele é!!

    1
  2. rensgaaaa…q reportageeem!!
    *:*
    beijar garotass?????…huuuuuuuuuummmmm!!!!!!!
    eu quero!!!!!¨
    lady gaga o deixou bebado??? kkkkk..imagina a cena!
    ADAM: inspiracao dos meus sonhos!
    e Parabens gloria!!!!! 😀

    2
  3. Eu adoro a forma de como Adam se expressa. Ele é muito objetivo, faz uma ótima seleção de palavras e sempre mostrando classe e boa educação. Eu o admiro muito!

    3
  4. “no ensino médio ele sofreu com a acne e ganhou muito peso, chegando a aproximadamente 114 kilos!!”
    Nossa ;O

    4
  5. EU ADOREI ESSA ENTREVISTA ELE I MUITO INTELIGENTE E SINCERO O SEU ALBUM EO MELHOR QUE JA OUVIL ATE HOJE DE UM CANTOR POP MASCULINO ELE E BRILHANTE EU GOSTO MUITO DO ADAN ELE E MUITO GOSTOSO.

    5

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *