O que a GQ Fashion Magazine tem contra Adam Lambert?

A GQ Fashion Magazine, revista de Moda e Lifetyle masculina, publicou na última segunda-feira (12) o seu “The Year in Style”, edição 2011, onde o editor nomeia os melhores e piores looks masculinos durante o ano que passou. E Adam Lambert apareceu nessa lista, mas não da maneira como esperávamos. Pela terceira vez, a revista “atacou” Adam com seus comentários um tanto infelizes. Eles escolheram uma foto de Adam quando ele estava usando um bigode “a La George Michael”, seguida de um comentário duvidoso.

6. Adam Lambert em Hollywood, Califórnia, em Abril. Se você usa maquiagem, não deixe crescer um bigode.

Até aí, nada de tão ofensivo, pois eles poderiam estar se referindo ao fato de usar maquiagem e bigode ao mesmo tempo “pode não ser harmônico”, ou algo do tipo. Mas a verdadeira ofensa veio de um tweet, que acompanhava um link para o perfil do Adam na lista, a foto acima.

Regras de estilo de rua: Se você tem problemas com testosterona, um bigode nem sempre ajuda. http://gqm.ag/rXwxIU @adamlambert

Ao invés de se ater a moda e estilo, o editor insinuou que ser Gay é um problema de desequilíbrio hormonal, o que não tem base científica. No mesmo dia, a GLAAD [ver nota 1], que achou o tweet ofensivo não só à Adam, mas também à comunidade LGBT, twittou em resposta:

Digam à @GQfashion que ser #gay não é um “problema de testosterona”: http://glaad.org/testosteroneproblem #LGBT Por favor, retwittem!

E parece que o aviso fez efeito. No mesmo dia, a GQ twittou um pedido de desculpas, dizendo que não tinham refletido sobre o que escreveram e pedindo desculpas.

Re: our tweet a Lambert, nós não refletimos e pedimos desculpas. Nós não devíamos fazer piadas estúpidas sobre a testosterona das pessoas. Como sempre, nós aprendemos.

A GQ confirmou para a GLAAD que eles estavam tomando as medidas internas necessárias para garantir que esse tipo de coisa não aconteça no futuro. Pedido de desculpas sincero ou não, eles apagaram o comentário no twitter e apagaram a foto do Adam da lista.

Fazer uma brincadeira com a roupa das pessoas e até rir do jeito que ela se veste é um direito que a revista tem. Porém, mais que isso, o comentário da GQ pode estar reforçando preconceitos e retaliando jovens gays a não se aceitarem. “Pensávamos que uma revista de moda masculina tivesse um padrão maior que se rebaixar a estereótipos ultrapassados dos anos 60 para insultar gays. Mas infelizmente, GQ provou que esse não é sempre o caso”, colocou a GLAAD sobre o assunto na página que você pode conferir aqui.

E essa não é a primeira vez que a GQ fala de Adam num tom ofensivo. Nesse mês ainda, Adam estava na coluna “The Week in Style” da GQ (veja aqui), listado por causa da roupa que usou no AMA. GQ comentou: “Parabéns: você está a um chapéu-funil de parecer com o cara que se enrolou em papel alumínio e fez acontecer na Time Square como homem de lata.” Em maio passado (veja aqui), Adam apareceu também nessa lista, com o seguinte comentário: “Isso é uma evolução, Lambert. Claro, uma vez que você atinge o fundo no Rock, há apenas uma direção a seguir. Nós aplaudimos você usar cor, algo que não seja preto. Contudo, da próxima vez, tente não sair combinando com o seu ‘companheiro’.” O que o Adam fez para a GQ desgostasse tanto dele?

E também não é a primeira vez que a GQ faz comentários infelizes com teor homofóbico. Em uma entrevista com Taylor Lautner, ator da saga Crepúsculo, o entrevistador pergunta ao ator se ele já recebeu “investidas” do diretor (que é abertamente gay) quando eles estavam à sós.

É claro que não há desculpas para comentários homofóbicos. Eles se arrependeram, é verdade, mas será que não é tarde de mais? Será que as desculpas foram sinceras? Uma coisa é certa, esse comentário só refletiu o machismo e homofobia escondidos por trás da revista. E vocês? O que acham? Vocês também acham que a GQ está exagerando nos comentários? COMENTEM! Não sei para vocês, mas para nós do Adam Lambert Brasil, parece que a GQ está arranjando qualquer desculpa para alfinetar Adam.

NOTA:

[1] GLAAD (The Gay & Lesbian Alliance Against Defamation – A Aliança Gay e Lésbica Contra Difamação): É uma organização que trabalha com entretenimento, cultura e mídia sociais voltadas para o público LGBT, trazendo histórias de vida que tentam mudar os pré-conceitos formados nas famílias americanas, levando informação e conscientização para dentro das casas e espaços de trabalho dos americanos.

Fontes: Adam Lambert TV (1), Gather, GLAAD (1), GLAAD (2), The Huffington Post, HOT 95.5 e Adam Lambert TV (2)

Tradução e Texto: Rodrigo Ferrera

Compartilhar
Share

7 Comments

  1. Inveja define!

    1
  2. Bom, pra mim, na primeira foto, eu concordo com a revista, não combinou muito e talz (Mas ele ainda estava lindo, Adam é Adam.) Mas nada justifica o comentário que fizeram depois, totalmente desnecessário, e sim, preconceituoso. Nas outras duas, erraram feio, o Adam tava lindo.. E sobre as desculpas? Pra mim não foram sinceras, não sei, mas quando falaram ‘Nós não devíamos fazer piadas estúpidas sobre a testosterona das pessoas’ Não parece debochado? Tipo, quando você faz uma cosia boba, a pessoa faz um escandalo, e você fala: Ah me desculpe por isso isso e isso, que é tão importante, realmente me desculpe. Sei lá, mas eu achei isso..

    2
  3. Acho que o bigode não combina muito, mas nada de mais. Não deviam brincar com a homossexualidade dele. O que eles fizeram foi ridículo.

    3
  4. Tb não acreditei que as desculpas foram sinceras… pra mim eles são totalmente homofóbicos!!

    4
  5. Essas desculpas foram só pra limpar o nome deles.

    5
  6. Essas desculpas foram só pra limpar o nome deles. [2]

    6
  7. Ridiculos

    7

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *