-
20ago2011
- ESCRITO POR:
- CATEGORIA:
- COMENTÁRIOS:
- 0
Adam Lambert é o Número 38 na Lista Popdust dos 40 Maiores Astros Pop da Música
A Popdust realizou uma pesquisa no mundo pop da música para encontrar “Quem é o maior popstar nos de dias de hoje”. Eles levaram em conta os atuais sucessos dos artistas, bem como seus repertórios antigos, seus vídeos musicais, e também outros critérios, como seus cortes de cabelo, suas vidas amorosas e como lidam com o “drama” do dia a dia em volta da sua vida “privada”. Confira aqui a lista completa do primeiro “Popdust 40” na qual Adam Lambert ocupa a 38ª posição:
#38 Adam Lambert
Poucos premiados do American Idol – poucos cantores, de fato – têm um prazer tão evidente e óbvio no ato de cantar quanto Adam Lambert tem. Isso pode não ter garantido a coroa do Idol à ele (dada e então tomada de volta, por Kris Allen!), mas ele tem tanta vida e energia que francamente é um pouco surpreendente que Simon Cowell tenha se envolvido em alguma parte do processo.
AGORA: Muito depende de como vai ser a recepção no segundo e aguardado lançamento de Lambert, o qual ele se referiu como “álbum dos sonhos” devido ao aumento da liberdade de criação e escolha própria dos colaboradores que ele teve durante o processo de gravação. Apesar de alguns sucessos no Top 40 e uma base de fãs alucinada, os jurados ainda estão em dúvida se Lambert pode ou não ser um ícone pop por seus próprios méritos, mas a possibilidade ainda está de pé para ele de uma forma que provavelmente não está para seu colega de Idol, Kris Allen. (8/20)
RESUMO: O fato de Lambert ter perdido o Idol só promoveu sua reputação de menos privilegiado. Seu álbum de estreia, For Your Entertainment, vendeu mais de 820.000 mil cópias desde novembro de 2009 e alcançou a 3ª posição na parada de álbuns da Billboard e terminou na 29ª posição – melhor do que a maioria dos seus parceiros mais recentes, premiados no Idol – enquanto que “Whataya Want From Me” alcançou a 10ª posição. E ele passou a segunda metade de 2010 lotando clubes e casas noturnas em todo o país com uma calorosa recepção. Não muito com o que trabalhar até agora, mas até o momento, está tudo ok. (4/10)
DRAMA: Não houve nenhum tipo de destruição na vida pessoal de Lambert – pelo menos nada que tenha sido noticiado – e por mais extravagante que ele seja como artista, ele parece ser equilibrado o suficiente para manter desta forma ainda num futuro previsível. Não, ele ganhou esses pontos por ter ficado em segundo lugar num concurso de TV onde todo mundo concordava, até mesmo naquela época, que ele deveria ter levado a coroa. (6/15)
TERCEIRA MELHOR MÚSICA: É tentador chamar “Aftermath” não simplesmente de Glambert, mas de Glam-metal-bert: a harmonia vocal tempestuosa que o cantor overdubs [ver nota 1] no refrão específico, vem de muito da qualidade do catálogo dos tempos de adolescentes, ao estilo de Heart e/ou Skid Row. O irreal alcance vocal de Lambert desperta uma convicção real, especialmente o refrão: “Anytime anybody tells you/You are not allowed/Just remember, you are not alone” [“Toda vez que alguém te disser/Que você não pode/Só se lembre, que você não está sozinho”] (7/10)
VÍDEOS MUSICAIS: Os vídeos de Lambert têm sido bem comuns em matéria de encenação – festa a fantasia na floresta (“If I Had You”, aparentemente inspirado nas experiências do cantor na época do Burning Man, que o levou a tentar o Idol), agitar num clube noturno (“For Your Entertainment”), vagar pelos cantos do apartamento (“Whataya Want From Me”). No entanto, eles pegaram uma pequena carga que eles têm do seu carisma – do qual, pelo menos, existe muito. (4/10)
SHOW AO VIVO: Rotina de troca de roupas, extraordinário show de luzes, dançarinos seminus, toneladas de carisma – a base de fãs de Lambert pode ser pre-sold [ver nota 2], mas mesmo os que tinham dúvida, saíram do show convencidos. (4/5)
AVENTURAS NÃO-MUSICAIS: Realmente, Lambert não parece interessado na criação de fragrâncias ou competir por Oscars, apesar de que isso ainda pode vir a mudar – relativamente, ele está sob os olhos do público por pouco tempo ainda. (1/5)
MODA/CABELO: Eles o chamam “Glambert” por uma razão. Com sua propensão ao uso de delineador, couro, veludo e tachas, bem como as cores preto e roxo, Lambert se veste para chamar a atenção, com a qual ele, claramente, se sente à vontade – ele é parte Elvis (completo com topete quando ele está a fim), parte emo (completo com cabelos imaculadamente despenteados) e um showman sem quaisquer pruridos, mesmo quando fora do palco. Frase inspiradora, da entrevista à Rolling Stone em junho de 2009: “Eu pensei, ‘Vou colar pedras brilhantes nos meus cílios, cara!'” (4/5)
SENSUALIDADE: É empolgante olhar para Lambert porque ele se sente à vontade na própria pele assim como em pele de cobra, e ele não tem medo de ser brincalhão e vulnerável nem dominante. Certamente não existe mal algum que seus olhos penetrantes e boca suave – tanto fazendo biquinho quanto com um sorriso brilhante – mostra uma semelhança com aquele hunka-hunk [ver nota 3] de Elvis, também. (4/5)
QUEM ELES TÊM NAMORADO: Ninguém particularmente famoso ainda, mas Lambert tem mostrado bastante bom gosto nos cidadãos. Ele iniciou saindo publicamente com Drake LaBry, mesmo antes dele ter se assumido na Rolling Stone, e não se espante – o cara é bonito. O novo namorado Sauli Koskinen não é schlub [ver nota 4]. (3/5)
LOUCURA DOS FÃS: A franchise do Idol cria devoção beirando ao fanatismo – nós nunca esqueceremos vocês, Claymates. Por se fazendo todos no show se parecerem tão sem gosto quanto um biscoito água e sal (não tão duro, nós sabemos), os seguidores de Lambert têm sido ainda mais intensos do que o normal, uma situação que levou à alguns momentos assustadores: uma pessoa hackeou a conta do Twitter do cantor em Tampa (FL), uma jovem se divertindo no seu ônibus de turnê – supostamente armada [ver nota 5]– foi preocupação suficiente para que o cantor que normalmente encontrava seus fãs após o término do show, permanecesse sem sair para encontrar seus fãs. (4/5)
PONTUAÇÃO TOTAL: 49
NOTAS:
[1] Overdubs: (ou Superimposition, como também é conhecida), é a técnica de gravação que consiste em adicionar novas sons a uma gravação já anteriormente realizada. Desta maneira, a gravação da voz de um cantor pode ser multiplicada de forma a parecer a gravação de mais de uma pessoa. O mesmo pode ser feito com qualquer instrumento ou grupo de instrumentos.
[2] Pre-sold: a grande maioria dos shows da Glam Nation Tour já tinham os ingressos “pre-sold”, ou seja já estavam todos vendidos.
[3] Hunka-hunk: Faz parte do refrão da música “Burning Love” de Elvis Presley.
[4] Schlub: o oposto de “metrossexual”, ou também uma pessoa não muito atraente.
[5] Há um equívoco neste relato, pois as fãs apenas “entraram” no ônibus, já que o motorista do próprio ônibus as deixou entrar… e não estavam armadas, inclusive até postaram algumas fotos tiradas do interior do ônibus da turnê via twitter. E o Adam não saiu para autógrafos após alguns shows, simplesmente porque ele estava exausto.
E você, o que achou da “análise” da Popdust de Adam Lambert? Concorda ou discorda? Dê sua opinião!
Fonte: @Alreference e Popdust
Tradução: Glória Conde
Nenhum Comentário