-
31Maio2011
- ESCRITO POR:
- CATEGORIA:
- COMENTÁRIOS:
- 2
Dan Choi responde a Adam Lambert no twitter
Ao mesmo tempo em que Adam Lambert se apresentava no Maxidrom Festival, no último sábado (28), Dan Choi, ex-oficial do Exército dos Estados Unidos e um dos principais ativistas da causa gay nos Estados Unidos, foi espancado e preso. Ele participava da controversa “Parada do Orgulho Gay da Rússia”, também em Moscou. Juntamente com Andy Thayer, ativista de Chicago e outros ativistas locais, Dan foi literalmente atacado pela polícia e por um grupo de neo-nazistas, sem possibilidade alguma de defesa.
Ao término do show, quando tomou ciência do fato, Adam twittou sua frustração e pesar por Dan Choi e pela causa: “Estou muito chocado por isso ter ocorrido hoje, na mesma hora e na mesma cidade em que eu estava tocando. #majordamperonthings [#grandebaldedeáguafria] e retwittando também a todos uma matéria do Advocate.com com informação sobre o ocorrido.
Os ativistas internacionais, incluindo Dan Choi, foram liberados ainda no mesmo dia, sem pagamento de multa, ao passo que os demais ativistas russos permaneceram presos. A justificativa dada à prisão foi “perturbação da ordem”, para que o ato não se caracterizasse como homofóbico – a Rússia já havia sido anteriormente multada pela Corte Européia de Direitos Humanos por tentar banir as paradas gays em seu país. Calcula-se que tenha sido por essa razão que tenham sido levadas à prisão também naquele momento, outras 14 pessoas, ativistas anti-gay, totalizando 30 prisões no evento. Não me parece que o estratagema da polícia russa irá funcionar, desta vez, pois o momento da prisão de Choi foi registrado em vídeo, e ele estava pacificamente caminhando pela praça quando foi atacado. (Veja o vídeo aqui, Dan Choi, de calça escura e camisa branca, andando na frente de rapaz de jaqueta branca e senhora loira).
Ao ser liberado, Dan twittou, agradecendo o apoio de Adam: “Eu o saúdo @adamlambert por ser a voz maravilhosa dos que não têm voz.”
Adam e Choi já haviam se encontrado anteriormente: ambos dividiram a capa da Revista OUT, em 2009, com as pessoas que mais marcaram aquele ano, na comunidade gay, conforme publicamos aqui na época. Choi, o corajoso ativista, que se tornaria a figura principal, junto ao governo de Barack Obama, na recente e emblemática derrocada da velada política militar “don’t ask, don’t tell” [“não pergunte, não fale”] através da qual os gays somente poderiam permanecer em seus cargos militares se não assumissem publicamente sua identidade sexual. Adam, o corajoso e talentosíssimo artista, que naquele ano não recuou frente ao preconceito ao assumir sua homossexualidade no cenário musical e arriscou a perder fãs e a própria carreira ao beijar outro homem, em televisão aberta, pela primeira vez durante uma performance musical ao vivo (AMA).
Arquitetada ou não, a presença de Adam Lambert em Moscou, coincidindo com a prisão de Dan Choi, catapultou e deu visibilidade ainda maior à causa russa pelos direitos civis da comunidade LGBT naquele país.
Adam não precisa estar na frente da passeata para dar peso à luta gay, seu exemplo de vida o faz.
Fontes: Adam Lambert TV (1), Adam Lambert Network e CNN
Tradução e Texto: Célia Mello
A Rússia faz o Brasil parecer primeiro mundo! E olha que isso é difícil! Ótimo artigo, imparcial, e mostrando que a internet é mesmo o maior veículo divulgador de causas atualmente. Parabéns ao site
Que absurdo isso!!
Quando é q essa ignorância vai ter fim?
E o pior de tudo é q o Choi estava agindo pacificamente. É certo a luta! Tem q haver mais protestos e mais lutas para não deixar q isso acontece novamente, e q a intolerância desse povo fruto da mais pura ignorância possa ser exterminada.
Ele não tá sozinho nessa, vale ressaltar q outros artistas como Gaga conseguiu fazer com q a lei Don’t ask Don’t Tell fosse revogada! tendo aprovação no senado americano recentemente ( se não me engano foi no fim do ano passado).
O ponto é: NÃO PARAR DE LUTAR PELA PLENA IGUALDADE, E LIBERDADE! Seguindo o exmeplo do Adam, do Choi, da Gaga….