Adam Lambert dá sua opinião sobre os “covers” das músicas

Prince, um dos cantores mais épicos e polêmicos da atualidade, deu uma entrevista a respeito do que ele acha sobre os covers das músicas.

Nós sabemos que quando uma música se torna famosa, seja pela letra, seja pela melodia ou por ambas, a tendência é que ela tenha diversos intérpretes, uma vez que os cantores buscam a promoção também através das músicas que interpretam, além da própria voz ou de músicas que eventualmente venham a escrever. Sabemos que existem cantores que inclusive, só se promovem fazendo covers.

Como não poderia deixar de ser, Adam Lambert também se manifestou a respeito e compartilhamos com vocês o que foi divulgado sobre o assunto, com enfoque na opinião de Adam.

Na última semana, Prince disse a George Lopez o que pensa a respeito de artistas que fazem um cover de uma música sem a permissão e benção do autor em questão e disse que isso deveria ser ilegal. “Fazer um cover de uma música, significa que a sua versão não significa mais nada”, disse o homem “Violeta” (expressão vinda de “Purple”, da música “Purple Rain”). “Muitas vezes, as pessoas acham que eu estou cantando uma música da Sinead O’Connor ou Chaka Khan, quando de fato, fui eu quem escreveu a música.”

Prince trouxe à tona a atitude errada das companhias gravadoras e as leis compulsórias de licença, e disse ao anfitrião da madrugada que é errado que permitam aos artistas que gravem sua música sem sua permissão, ou seja, à vontade. Ele ressaltou que isso não existe em nenhuma outra forma de arte, seja em matéria de livros ou filmes. Há apenas uma versão de Law&Order. Mas existem várias versões de “Kiss” e “Purple Rain”.

O que pensam outros artistas da opinião a respeito do que diz Prince? O que pensa Adam Lambert? Confira o que ele disse ao The Hollywood Reporter:

Eu entendo o seu ponto de vista. Eu quero dizer, ele é Prince. Eu acho que ele pode ter sua opinião própria. Mas existe algo a respeito disso, porque como artistas e escritores, nós criamos essas músicas, existe certa paixão envolvida nesse procedimento, bem como um ponto de vista único. Então, quando alguém resolve fazer um cover, todas essas características podem revelar uma versão maravilhosa ou simplesmente encobrir o trabalho, ou seja, falhar.

A Unreality TV argumentou que “Adam Lambert deu peso ao debate como um dos atuais artistas pop proeminentes que escreve e interpreta suas próprias músicas, por isso nós respeitamos sua opinião”.

Nós adoraríamos saber sua opinião a respeito do assunto. Adam e Prince estão certos? Se você escrever uma música você deve ter os direitos exclusivos para interpretá-la?

Fontes: @Alreference, The Hollywood Reporter e Unreality TV

Tradução e Texto: Mônica Smitte

Compartilhar
Share

2 Comments

  1. Acho que tudo depende, é uma faca de dois gumes e concordo com Adam alguém pode ir lá e fazer um cover de Aftermath e arrasar ou acabar com a música mas isso não anula o talendo do autor ou do intérprete de origem.
    Adam arrasou e continua arrasando nos covers que faz mas Adam é Adam, acho que os cantores tem que tomar cuidado com o que vão fazer.

    1
  2. Controverso…!!!!

    2

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *