A Dor de Amor Através de “Soaked”
E como não poderia deixar de ser, com o DVD da GNT por aí, onde teremos delírios áudio visuais em HD (High Definition), não poderia deixar de abordar o tema principal da turnê de Adam, o AMOR, na fase da vertente da vulnerabilidade.
E para falar desse tema, nada melhor do que recordarmos de “Soaked”, música escrita pelo grupo Muse para Adam e que retrata perfeitamente uma dor de amor.
Nesse momento do espetáculo, apesar de toda animação, glitter e lasers coloridos, desce sobre Adam a aura azul de uma luz e gelo seco pelo palco envolvendo seus pés descalços, quando então vemos um Adam extremamente sério, sensibilidade saindo pelos poros e uma interpretação visceral, que parece ter vindo das profundezas do seu ser e que ecoa em sua voz perfeita, que com certeza arrancou lágrimas de várias pessoas da plateia, principalmente quando ele canta um trecho a capella. Por vezes o próprio Adam chorou ao cantá-la, como demonstra a foto acima.
Vamos desvendar a dor de um amor através de “Soaked”.
“Soaked to the bone
Encharcado até os ossos
And sink like a stone
Afundando como uma pedra
Walk home alone
Andando para casa sozinho
It’s not my first time
Não é minha primeira vez
It’s not the worst crime
Não é meu pior crime
And so it’ll be okay
Então tudo ficará ok”
Ora, quem já não sofreu por amor, chorou tanto que teve a sensação de estar encharcado até os ossos e teve que voltar sozinho(a) para casa, sentindo que o mundo desabava sobre seus ombros, como uma pedra? E para aqueles que são reincidentes, que sofreram mais de uma vez, sentem que isso não é seu pior crime e que tudo voltará a ficar bem.
Diante da profundidade do início da estrofe, parece que essa dor de amor não vai passar, ao mesmo tempo que no final, há a resignação, a sensação de que sim, sofremos, mas tudo irá ficar bem.
Só que nesse processo que cada um passa até “tudo ficar bem” há muito sofrimento, angústia, tristeza, baixa autoestima, raiva, sensação de rejeição… e muitas caixas de chocolate. As pessoas mais sensíveis podem demorar meses ou até anos para curar uma dor de amor. Muita gente diz que nunca se consegue curar uma dor de amor verdadeiro, que ele fica ali, guardado dentro do nosso peito como numa caixinha, que resolvemos trancar e guardar a chave num lugar onde possamos esquecer… mas aí… de repente, você encontra a pessoa em questão, encontra uma fotografia, uma carta, até um SMS… isso tudo faz com que queiramos achar a chave e abrir a porta.
Diante de um simples sinal, tudo poderá ser desencadeado novamente.
A dor de amor não é só um sentimento ruim, se pensarmos bem, toda essa paixão que nos acomete, nos torna pessoas mais humanas, mais capazes de escrever poesias, escutar músicas, compartilhar dessa dor com nossos melhores amigos e nos debruçarmos sobre os nossos diários e escrever páginas borradas de lágrimas. Mas Glams, não pensem que isso também não nos fará crescer como pessoas… nenhum sentimento, mesmo o sofrimento é desperdiçado em nossas vidas. Pode crer que na próxima vez, você se entregará a uma relação somente quando sentir mais segurança emocional ou para uma pessoa que realmente mereça essa entrega.
“When you’ve had enough
Quando você já teve o suficiente
Searching for love
Procurando pelo amor
And you missed the touch
E vc sente a falta do toque
Of someone new
De uma nova pessoa.”
Então, quando você já sofreu o suficiente em relação a essa busca pelo amor que restou infrutífera, você sente falta de uma pessoa nova que preencha esse espaço e que te traga um novo toque de carinho e venha como um anjo, te curar.
Mas será que a dor de um amor antigo é curada com uma pessoa nova? Ou será que você tem que esgotar o amor antigo até as últimas centelhas, fazer com que ele complete seu ciclo, para então partir para um novo romance? Sim, isso deveria ser o normal, mas é que justamente quando você sofre uma dor de amor, existem atitudes que não dependem unicamente de você e amar é algo que você não pode obrigar ninguém a corresponder, por mais que se sinta apaixonado.
“Burned by your dreams
Chamuscado pelos seus sonhos
It’s never how it seems
Nunca é como parece
Cold crushed esteem
O frio esmagou a estima
Take shelter and hide forever
Então procure um abrigo e se esconda para sempre
And so we’ll be okay
E então tudo ficará bem.”
Você acha que foi machucado pelos seus sonhos, mas não é o que parece! Seu sonhos têm que continuar, independentemente do que a outra pessoa tenha lhe feito. Já o frio da rejeição, da não correspondência, da indiferença acaba com a autoestima de qualquer um, mas será que se esconder para sempre e perder novas chances que o mundo tem a oferecer é a melhor saída? Será que ficar escondido(a) e protegido(a) dessas emoções que nos avassalam é o melhor remédio? Quando você se protege muito dos sentimentos que podem te trazer coisas ruins, você também se protege daqueles que podem te trazer coisas boas… e você só vai saber, se viver esse sentimento. E correr riscos. Afinal, viver é isso, é perturbador, precisamos exorcizar todos os nossos demônios, sejam eles raiva, rejeição ou baixa autoestima.
“Soaked to the bone
Ensopado até os ossos
Sink like a stone
Sentindo-se afundar como uma pedra
I will take you home
Eu te levarei para casa
It’s not the first time
Não é a primeira vez
It’s not the worst crime
Não é o pior crime
Our souls will be okay
E nossas almas ficarão bem.”
Essa última estrofe termina na primeira pessoa: “Eu te levarei para casa”, como se fosse Adam nos falando diretamente e causa uma mistura nos sentimentos dos fãs… para quem ouve essas palavras vindas dele, palavras cantadas saídas de sua alma, sente que o timbre da sua voz quer te abraçar e te confortar, pois ele quer te levar para o lugar onde você mais se sente seguro: sua casa. E sim, sua alma ficará bem.
O seu abraço é aquele dado como quem também já sofreu por amor e pode te confortar. Nas tuas fantasias, Adam pode mesmo ser seu anjo particular salvador ou seu novo amor que chega para te acalentar, aquele que beija tuas lágrimas docemente interrompendo o seu caminho (the track of your tears) e te olha profundamente, dizendo: “Hey babe, you’ll be ok, I’m here” (hey babe, está tudo bem, eu estou aqui). Os beijos tenros e suaves por todo seu rosto continuam delicadamente e quando já no aconchego, ele te envolve já embaixo dos lençóis e te dá toda a atenção, afeto e consideração, dos quais você se sentia tão carente. Sem pressa.
Depois, você pode até se recostar em seu peito e ele cantará “Soaked” a capella para você, olhando nos seus olhos (enquanto vc se perde no azul dos olhos dele e… agora sim! Ficar “encharcado”(a), se afogando neles.
Ele não precisa de instrumentos, pois sua voz é o instrumento do seu coração.
Sim! Adam, nossas almas ficarão muito bem!
Sim! Aqui é a interpretação de uma fã em delírio pelo seu ídolo.
Para terminar, qualquer que seja a razão pela qual você se sinta “encharcado” de tanto chorar, lembre-se que:
“Não passam as dores, também não passam as alegrias. Tudo o que nos fez feliz ou infeliz serve pra montar o quebra-cabeça da nossa vida, um quebra-cabeça de cem mil peças. Aquela noite que você não conseguiu parar de chorar, aquele dia que você ficou caminhando sem saber para onde ir, aquele beijo cinematográfico que você recebeu, aquela visita surpresa que ele lhe fez, o parto do seu filho, a bronca do seu pai, a demissão injusta, o acidente que lhe deixou cicatrizes, tudo isso vai, aos pouquinhos, formando quem você é. Não há nenhuma peça que não se encaixe. Todas são aproveitáveis. Como são muitas, você pode esquecer de algumas, e a isso chamamos de ‘passou’. Não passou. Está lá dentro, meio perdida, mas quando você menos esperar, ela será necessária para você completar o jogo e se enxergar por inteiro.” (Martha Medeiros)
E também que: todos as comédias românticas, dramas, terminam no “felizes para sempre” porque o tema tem que ser esgotado em duas horas. Mas na vida real, existiria estímulo se você soubesse que seria “feliz para sempre”? Se nenhuma história nova pudesse ser contada, a ausência total de desafios também não seria uma “ausência de vida”? Aquilo que não te faz suar, sofrer, depois celebrar, chorar, merece fazer parte da sua biografia? Pense sobre isso.
Assista a seguir “Soaked”, no último show da GNT, em Los Angeles (16 de dezembro), enquanto seu DVD não chega!
Comente: Como você acha que se pode curar uma dor de amor? Mantenha sua privacidade se necessário, mas não se abstenha de comentar!
Texto, Criação & Arte: Mônica Smitte
Hello josy adam have new pic in just jared 😀
Yes…. I already had seen… we’ll publish about this just tomorrow 😉
Hey guys…wish u could leave your comments…about the issue posted here! Come on! Bem…já que ninguém comentou ainda, gostaria de dizer que quero permanecer alheia à confusão que está acontecendo com Adam na festa da Lady Gaga, uma vez que os fatos não foram todos esclarecidos e uma vez que ele tem feito tantas coisas boas, como ter criado conexão com a platéia que o assistia a cada show da GNT. Como ele foi responsável pela viagem glam que todos os afortunados fãs tiveram a chance de participar: a viagem através do amor. Dentro da vulnerabilidade extrema que se sente quando vemos Adam cantando “Soaked” em seu show, não há como deixar de pensar nas nossas próprias dores de amor e o que cada um fez para conseguir superar…talvez deixar um testemunho que mexa com o ego de cada um seja demais. Assumir uma dor de amor é como assumir ter fracassado no amor. Nem todas as pessoas se sentem prontas para falar sobre isso. Falar sobre o medo, sobre a atração que sentimos por Adam é muito mais fácil! Entendo perfeitamente…mas que cada um que leu esse artigo, deixe que ele sirva de inspiração para todas as vezes que nos depararmos com tamanho sofrimento!
Oi Mônica… concordo!! Eu apenas respndi ao comentário da Sweet, pois provavelmente ela esta falando da foto do Adam no show da Camila ontem… e hoje eu quis deixar o teu post em especial tambem, e somene postar novos artigos amanha… bom… vou dar minha opiniao abaixo… 😉
Duvido que exista aguém que nunca tenha sofrido por amor! Pode ter sido porque não em sua infância ainda, ou adolescência, ou juventude ou até mesmo na sua maturidade… porque amar, se ama sempre… em qualqer idade… então se pode amar também se pode sofrer… bom esta é minha opinião…
Não acho que exista uma fórmula pronta para se curar a dor de um amor… pois cada um sabe o tamanho e a intensidade da sua dor e decepção… o que pode curar para alguns pode não surtir o mesmo efeito para outros… muitos preferem ficar recolhidos, tentando apagar as mágoas, as lembranças… outros já preferem sair, se divertir, conhecer novas pessoas e talvez até se envolverem com outras pessoas novamente e em seguida, para tentar esquecer aquela pessoa que recentemente o decepcionou.. acho que cada caso pode ser diferente, e nem sempre a solução aplicada numa dor possa resolver na sua próxima… mas cabe a você saber o que fazer… só você sabe como curar esta dor… Pois a dor é sua e de mais ninguém!
Já tive algumas decepções sim, e não tenho vergonha alguma em admitir… pois como afirmei acima duvido que alguém nunca tenha sofrido por amor!! Em cada decepção busquei algumas alternativas para curá-las… algumas foram rápidas, outras não, algumas se tornaram boas lembranças, outras não… algumas até se tornou um aprendizado… o que me faz refletir para não cometer o mesmo erro novamente, ou… ao menos tentar não cometer!!!
Esta música do Adam, “Soaked” é de uma extrema sensibilidade… tanto que era nítida a sua sensibilidade a flor da pele cada vez que a interpretava… e no último show em LA conforme pudemos “reviver” no vídeo acima… a sensibilidade de Adam foi extrema, lhe arrancando algumas lágrimas…
Adam é isto… nos ajuda a enfrentar o amor na alegria e na tristeza também, com suas lindas músicas!!!
Dor de amor faz bem à alma, infelizmente só assim damos valor ao AMOR enquanto somos correspondidos.
Obrigada querida…eu sei, n te chamei a atenção, mas chamei a atenção para o artigo porque adoro ler o que vc escreve como todos os outros, como criamos uma cumplicidade linda aqui…e essa troca é muito bacana. Sim, não há quem não tenha sofrido por amor e apesar de estar casada há muito tempo, posso dizer que casei várias vezes com o mesmo homem porque passei por muitas fases (boas e ruins)e nunca poderia ter enfrentado tantos anos de casamento se não tivesse renovado e amadurecido meus sentimentos. Molhei meus travesseiros muitas vezes achando que meu casamento não teria solução, como já chorei de felicidade ao saber que tenho a pessoa perfeita do meu lado. Já passei por muitas fases “Soaked” como muitas de “If I had you”. Todas fizeram parte do que sou hoje como mulher!
Achei lindo a tradução e as palavras da Mônica e os comentários da minha amiga Josy sobre quem nunca sofreu por amor, pq o amor na minha opinião é o elixir da vida, e como diz o apóstolo Paulo sem amor nada seríamos. E o importnate é amar mesmo que venhamos a sofrer mas ai temos que aprender a levantar a cabeça e seguir em frente em busa do amor verdadeiro, sou uma eterna romantica e acredito no amor mesmo nos tempos dificeis mas vamos amando e aprendendo. beijos a todos.
Bom, eu não ia falar mas resolvi. Eu sou uma pessoa entregue ao amor. Eu sou uma pessoa que não consegue viver sem estar apaixonada e isso implica sempre em grande sofrimento para mim porque nem sempre eu sou correspondida. Eu espero muito dos homens que me apaixono, só que a maioria deles tem medo de mim quando eu me declaro. Eles têm medo do meu sentimento e então eu acabo me arrependendo de ter me declarado. Mas cquando vc está apaixonada não tem como ficar guardando isso dentro do peito, vc tem que deixar sair! Por que muitos homens têm medo de quando a gente se declara? Me ferrei nas duas vezes em que eu me declarei e só Deus sabe o quanto eu sofri, credo!
GENTE, DEVO CONFESSAR Q AMEI ESSE ARTIGO!
SIMPLISMENTE FOI TUDO!
ME ENCORAJOU MAIS E MAIS, ME CONFORTOU, ME ENSINOU….
QUEM NUNCA SOFRU POR AMOR? OU QUEM NUNCA TEVE AQUELES DIAS DE CÃO, Q TUDO DÁ ERRADO OU AQUELE MÊS EM QUE AS COISAS PARECEM Q SE AFUNDAM, E APARECE UMA TEMPESTADE.MAS AÍ É Q APRENDEMOS, AÍ Q NOS FORTALECEMOS, AÍ É Q ENCONTRAMOS A LUZ E A FORÇA PRA RETOMAR O PERCUSO.
REALMENTE ESSA MUSICA TEM UM TOQUE PROFUNDO, E ESSE ARTIGO FALOU TUDO POR MIM E TENHO CERTEZA Q POR MUITOS TBM!
Mônicaaaaa!!!!! Adam fazendo a gente chorar, com Soaked, e você fazendo a gente chorar, com seus textos!!! Ah, muito lindo seu texto (como todos os outros!) muito bom ler o que você escreve!… Mas seguinte: Sou muito romântica também, e choro fácil quando a coisa me toca profundamente, porque me entrego àquele momento (principalmente aos momentos Adam!) mas……sofrer por amor, como na maioria dos casos, porque alguém não nos entende, ou não quer nosso amor, ou o que seja… não mais! Bem no comecinho, sofri algumas vezes, sim, mas foi BEM no começo…tenho uma capacidade muito grande de bloquear quando uma coisa não me faz bem: eu simplesmente, literalmente, risco aquilo da minha vida, na boa, e não guardo a chave da caixinha pra abrir depois não, eu jogo fora, mesmo!!!kkkk É verdade, é literal isso, eu consigo (ainda bem!) E não foi só no amor, não, foi nas amizades, nas relações familiares, em tudo! Juro! Eu sempre procuro mostrar às pessoas que estão sofrendo por alguma coisa, de que se você está sofrendo, não vale a pena!!! Risca da sua vida! É possível isso! Basta você querer muito não sofrer!! Agora é muito diferente o sofrimento gostoso que a gente sente quando se entrega ao prazer de ouvir SOAKED!!! Esse vale a pena!! Soaked sempr foi minha queridinha desde a primeira vez que ouvi, e sofrer com ela não quer dizer sofrer por alguém!!!Pra mim quer dizer compartilhar com Adam Lambert um momento maravilhoso que naquele instante é só da gente!!! Ow, amo demais essa música, e o Adam é meu enquanto canta e eu escuto… kkkkkk e … ah, pessoal desculpa, queria apagar tudo isso e não postar, mas…resolvi deixar e ver o que acontece… espero que ninguém me considere fria, ou calculista, porque garanto que não é o caso, é só uma questão de autodefesa!!! kkkkkkkkkkk (Defesas abertas somente para Adam Lambert!!!!)
Obrigada querida Graça! É sempre um prazer! E essa sua capacidade de bloquear é abençoada, mas aposto que vc sofreu pelo menos um pouquinho para criar essa “couraça”. Tenho certeza que ninguém opta pelo sofrimento, ele independe da razão. Quanto à música maravilhosa “Soaked” eu me baseei na interpretação literal da letra que fala de uma decepção amorosa. Mas o sentimento que ela evoca depende muito de cada um, do que ela fala ao coração de cada um. A beleza reside justamente nisso, nas diversas e várias interpretações que cada um tem! E que claro, têm o prazer de compartilhar conosco! Nunca, jamais apague o que um sentimento seu tem a dizer, especialmente nesse espaço, onde temos essa cumplicidade e onde as revelações não nos afetam de maneira pessoal. São relatos honestos, de pessoas que vivem em suas esferas particulares. A sua opinião faz parte de quem você é como pessoa!
Dentre todas as minhas decepções, duas se destacam mais, mas quero apenas comentar sobre a decepção que eu ME causei e não a que me causaram… Estava vivendo uma linda história de amor, e na hora do “viver felizes para sempre” me deu um estalo e desisti! Desisti por medo… medo por ter de enfrentar uma vida nova num país distante, longe da minha família e meus amigos, o medo me venceu! Causei uma grande decepção neste cara, apesar que ele nunca soube que eu fui a que mais sofreui por conta da minha decisão, não desisti dele por não amá-l, e sim por medo… hoje me arrependo profundamente, e acredito que não foi a decisão mais sábia que tomei na época, mas agora já foi! Já era… não digo que superei o erro que cometi, pois o medo é algo que me ronda muito… mas quis apenas compartilhar com vocês que nem sempre os outros nos decepcionam, mas nós mesmos podemos NOS decepcionar por puro MEDO!!
Marina! Linda sua história…daria um livro, aposto. Também me arrependi de tantas coisas na minha vida e sempre me pego pensando “e se”…e se eu tivesse feito isso, e se eu tivesse feito aquilo. Esses pensamentos me corroeram durante muito tempo e percebi que isso não mudaria minha história porque aquilo já havia passado. Cada um tem seu tempo de recuperação…e tenho certeza que deve ter sido um amor muito grande, só que não se culpe, pois se vc agiu dessa forma na época vc tinha razões para isso. Não podia ser diferente! Agora tenho certeza que isso te fez uma pessoa mais forte e sem tanto medo de errar. Por isso go, go girl! A felicidade te espera!
Ai Mô!!! Amo você!!! Amei sua a viagem do Adam consolando a gente!!! Tuuuuudo de bom!!
Na verdade, dentre toda a dor e sensibilidade de “Soaked”, o que mais me pega na canção, é essa ternura de alguém que entende o que o sofredor está passando e o ampara, o leva pra casa, cuida dele nesse momento de extrema solidão, o ajuda perceber que “Está tudo bem, vai ficar tudo bem…”, apesar de não parecer naquele momento.
Porque acho que é bem isso o que a gente passa quando perde um grande amor: que aquela dor, aquele desamparo, não vai passar nunca. E talvez não passe mesmo para alguns… mas no mínimo, a dor diminuirá com o tempo. E o amparo de um amigo, de alguém que te entenda, que aceite o seu sofrimento, sem desmerecê-lo, e simplesmente esteja do seu lado nesse momento, é impagável.
Essa é a minha experiência. A dor diminui com o tempo e os verdadeiros amigos, aqueles que o amparam são cruciais nesse processo.
Eu particularmente estou na fase de “hide forever”, ainda, “forever” significando pra mim “por muito tempo”, (é assim que eu entendia o “hide forever” de Soaked), por quanto tempo for necessário, até que cicatrize. Não acho que a dor de um grande amor perdido se cure com outra relação, em um curto espaço de tempo. Pra mim, ela só se cura quando você voltar a se amar, aí sim, você será capaz de amar e ser amada de verdade novamente. Então p “hide forever” faz sentido, é aquele tempo em que você lambe as feridas, se cuida, olha pra você mesmo, até que tenha condições de se abrir novamente para uma experiência profunda como essa. Por outro lado, “hide forever” das relações amorosas não significa “hide forever” da luz do dia, do dia-a-dia, do trabalho, da busca de pequenos prazeres e de pequenas e grandes realizações; não é parar de viver, não é parar de ser feliz: é buscar a felicidade de outra forma, descobrir novos caminhos, antes com você mesmo e depois com um outro…
Perder um grande amor, para mim, tem sido uma grande oportunidade de eu me descobrir como indivíduo, e não como um elemento de um casal, tem aberto a possibilidade de eu me transformar em uma nova pessoa. Não é fácil isso não, às vezes é tão melhor se acomodar.. melhor não! É mais fácil.. cansa menos.. mas desafia menos! Isso é verdade…
Não me curei da perde de meu grande amor ainda, nem sei se vou, mas tenho amado ser independente! Tenho amado o processo de me perceber novamente, sem tanta despersonalização, porque, às vezes sem querer, você se despersonaliza numa relação… por amor, por afeto e por preguiça, você vai deixando de ser você mesmo às vezes… É MUITO bom voltar às suas raizes… eu tenho derramado muitos lágrimas, mas tenho amado isso. Tenho voltado a me amar, um pouquinho mais a cada dia, pelo menos…
Wow… Não é facil falar sobre isso não!!!! E quando EU fico sem palavras, é que o bicho pegou né?? 🙂
gente, ele tava realmente chorando nessa foto ou foi montagem? ele tah tao lindo… vou ler o texto! bjus
Nossa que lindo! E tudo isso é tão verdade que chega a dar um aperto aqui dentro… qtas paixões escondidas, qtos pensamentos perdidos pensando nele…
Muito bem escrito o texto! Me relacionei e me emocionei com ele.
Bjus Glams :*
Tava chorando sim Clarinha….
A foto é desse vídeo mesmo Mô?
Bjks
Sorry pela ausência guys…mas estou trabalhando que nem louca….então girls, parece que sim…eu e a Josy procuramos um vídeo no qual aparecesse mais de perto mas esse foi o melhor q encontramos! Lindo né….
Sim, ele realmente chorou eqto cantava Soaked no ultimo show em LA, dia 16 de dezembro… esta foto e este video sao deste show sim…
Eu gosto muito de Soaked, mas pra mim a música do álbum que fala melhor de como é uma decepção amorosa, o fim de um amor, é Sleepwalker. Ou pelo menos é assim comigo. Eu me identifico mais com a sensação de virar um zumbi depois que a pessoa te deixa do que com dor e tristeza propriamente ditas.
é … treta isso de sofrer por amor .. já eé costuume pra mim kkk mas força aii ki, eu ainda acredito ki tenha um felizes para sempre enquanto durar 🙂
Oi. Estou escrevendo por minha irmãzinha que está doente e não pode escrever. Ela gosta muito de um video que uma fã fez com a musica Soaked https://www.youtube.com/watch?v=aGKpurbp-3c
minha irmã diz que o video diz tudo sobre essa musica que pode ter muitos significados. Minha irmã nao sofreu por amor mas já sofreu muito por outras causas. Essa musica a faz mais forte.
JU, fico muito feliz em saber que a sua irmã se sente mais forte ao ouvir essa música. Ela tem um apelo emocional muito forte, portanto toca a cada um de uma forma determinada! Espero que ela se recupere o mais breve possível!
I’m really enjoying the theme/design of your blog. Do you ever run into any web browser compatibility issues? A few of my blog audience have complained about my site not operating correctly in Explorer but looks great in Safari. Do you have any ideas to help fix this problem?