Entrevista by Key West Citizen – 23/04

Em 28/04 Adam realizou o 1º show da mini turnê apresentada na Flórida (EUA) neste ano de 2022, e o site de notícias local, o Key West Citizen, realizou a entrevista abaixo com Adam. Confira.

SEM TEMPO PARA SER ‘IDOL’: Adam Lambert nomeia extra-oficialmente o show de Key West de ‘We Say Gay’ Tour

À medida que o mundo emerge da pandemia da COVID-19 e a música ao vivo começa a voltar, o cantor Adam Lambert disse que estava animado para fazer um show na Flórida à luz de um projeto de lei recente que foi aprovado na legislatura estadual.

Ele se apresentou no Coffee Butler Amphitheatre em 28 de Abril, no que fará parte do que ele está chamando não oficialmente de turnê “We Say Gay”. Não estava em nenhum dos pôsteres ou material promocional, mas é uma resposta a um projeto de lei controverso aprovado este ano na Flórida, conhecido como Parental Rights in Education Act; referido por aqueles que se opõem a ele como o projeto de lei “Don’t Say Gay”. (A lei não faz referência direta à palavra “gay”, mas proíbe a discussão sobre orientação sexual e identidade de gênero antes da 3ª série, o que ativistas LGBTQ+ dizem ser potencialmente prejudicial aos jovens LGBTQ+).

No início de Abril, Lambert, disse ao The Citizen que voltou a fazer shows ao vivo pós-pandemia, mas alguns questionaram se Lambert, que há muito está na vanguarda do ativismo LGBTQ + (em 2019, ele fundou a organização sem fins lucrativos Feel Something Foundation, que trabalha pelos direitos humanos LGBTQ+) deveria se apresentar em um estado que acabou de aprovar tal lei.

“Eu estava tipo ‘não, há pessoas incríveis na Flórida, que fazem parte da minha comunidade, que são aliadas da minha comunidade, e elas querem um bom show, então vamos dar a eles um bom show’”, disse Lambert.

A sexualidade de Lambert tem sido altamente divulgada, desde que ele chegou à fama como concorrente do “American Idol” em 2009. Durante sua corrida no programa, surgiram fotos dele beijando outro homem e figuras conservadoras da mídia, como o ex-apresentador de notícias da Fox, Bill O’Reilly decidiu usá-los como forragem na guerra cultural americana, questionando se isso afetaria a competição, que é decidida por votação dos fãs. Lambert acabou como vice-campeão na oitava temporada do programa, mas agora sua carreira se tornou muito mais expressiva do que a de Kris Allen, que ficou em primeiro.

As visões culturais da comunidade gay dos Estados Unidos também evoluíram drasticamente desde que Lambert estava no “Idol”.

“Acho que houve muito progresso em uma década. Se você retroceder, até quando comecei, estamos em um lugar muito diferente agora”, disse Lambert. “Isso não quer dizer que é fácil e não há mais trabalho a ser feito.”

Lambert reconhece a invasão política em questões LGBTQ+, como o projeto de lei Don’t Say Gay. Mas, de certa forma, ele acredita que pode ser um sinal de reação ao grande progresso que está sendo feito.

“Se você pensar sobre isso, é um sinal de que as coisas estão avançando”, disse ele. “Quando conservadores e homofóbicos estão nervosos, isso significa que o progresso está avançando. Acho que para aqueles que estão no caminho da igualdade e do progresso, isso é uma coisa aterrorizante.”

Mas a mudança está acontecendo “lindamente”, disse Lambert. E a reação é uma “reação instintiva à mudança”.

Não era tanto o caso quando Lambert estava crescendo, disse ele. Naquela época, era difícil “encontrar, tipo, um homem gay para olhar e dizer ‘eu me identifico com esse cara'”.

“Agora, um jovem queer tem muitos recursos, seja na TV ou na internet. E maneiras de se conectar com outras pessoas que são como você, não tivemos isso crescendo”, disse Lambert.

Hoje em dia, a sexualidade de um artista pode ser reconhecida mais como uma reflexão tardia, não como um princípio central de sua marca.

“Não é um gênero de música, é ‘essa pessoa é gay'”, disse.

Para Lambert, a mídia tem um poder enorme em como as pessoas aprendem a se identificar e lembra o impacto que isso teve sobre ele quando jovem. Ele se lembra de ter assistido com seus pais a “Will & Grace”, uma comédia de referência na representação gay na televisão. O humor foi útil, disse Lambert, para quebrar o gelo, para falar sobre esse estilo de vida.

“Lembro-me de assistir com meus pais antes de me assumir e pensar ‘eles não estão assustados ou enojados com esses personagens’”, disse Lambert.

Questionado sobre quais músicos gays ele poderia ter admirado enquanto crescia, Lambert disse que eram poucos. Elton John, por exemplo, se assumiu em 1992. George Michael, também veio a público na década de 1990 em um incidente que Lambert descreveu como “a polícia meio que o prendeu”, referindo-se à sua prisão em 1998 em Beverly Hills, na qual um policial disfarçado usou uma tática para prender Michael por se envolver em um ato lascivo em um banheiro público.

Lambert nasceu em Indianápolis e cresceu em San Diego. Ele se envolveu no teatro musical em tenra idade e depois do ensino médio se mudou para Los Angeles. Lá, ele disse que continuou no teatro e começou a procurar “qualquer oportunidade de atuação”.

“Isso lentamente me levou a outros tipos de trabalho, eu estava sendo contratado como cantor e comecei a amar isso. Há certa liberdade aqui que eu não tenho quando estou fazendo teatro”, disse Lambert.

Ele começou a se apresentar no circuito de bares locais em Los Angeles e compôs sua própria música pela primeira vez, um processo complicado para qualquer um.

“É mágico, para não soar brega, mas você está criando algo do nada”, disse. “O outro lado disso é que você está sentado lá pensando, ‘isso é bom?’ Há muita suposição que vem com isso. Quando comecei a fazer isso, não tinha os instintos mais fortes. Quando estou escrevendo uma música agora, confio mais nos meus instintos. É mais fácil saber se algo é bom ou não.”

O “American Idol” estreou em 2002 e foi um fenômeno da cultura pop, dando início às carreiras de vários nomes já conhecidos. Lambert disse que era fã do programa quando soube que eles estavam realizando audições e tentou por capricho, com baixas expectativas.

“Pensei ‘por que não dou uma chance’ e não tinha expectativas. Tipo, será que vai dar alguma coisa? Talvez eu apareça na TV por cinco minutos”, disse Lambert. “Eu pensei, talvez eu seja um pouco fora do comum para este público.”

Mas a cada semana, Lambert avançava na competição.

“E toda semana eu pensava, ‘sério?!'”

Durante esse mesmo ano, os membros restantes da banda Queen (o guitarrista Brian May e o baterista Roger Taylor) foram convidados para se apresentar na final do “American Idol”. A banda tocou com Lambert e “simplesmente encaixou, parecia certo”. Assim formou-se a parceria duradoura do grupo Queen + Adam Lambert, que já se apresentou em vários grandes circuitos, incluindo algumas turnês mundiais desde 2014 e o European MTV Music Awards.

Assim como seu antecessor no Queen, Freddie Mercury, que morreu em 1991, Lambert foi elogiado por outros músicos por seu comando vocal excepcional. May, por exemplo, disse uma vez a um entrevistador: “A voz de Adam ressoa com uma sensibilidade, profundidade, maturidade e incrível alcance e poder que deixará todo mundo de queixo caído”. Taylor disse em uma entrevista à BBC em 2012 que Lambert tinha “o melhor alcance que já ouvi”. Mercury era conhecido por ter um alcance vocal de quase quatro oitavas.

Pharrell Williams disse uma vez sobre Lambert “esse garoto tem uma voz de sereia” depois de trabalharem em um LP juntos em 2011.

Desde então, Lambert colaborou com vários superstars da música e da cultura pop, lançou quatro álbuns de estúdio e liderou as paradas da Billboard.

Os bloqueios induzidos pela pandemia de 2020 foram um choque para muitos, incluindo aqueles que fornecem entretenimento ao vivo para ganhar a vida. Lambert disse que quando começou “como todo mundo, fiquei meio chocado. Eu lancei um álbum cerca de duas semanas antes (seu quarto álbum de estúdio, ‘Velvet’). Isso cortou muito a vida útil do álbum.”

Como muitos outros artistas, Lambert começou a escrever, muito disso ocorrendo de forma colaborativa no Zoom, “o que levou algum tempo para eu me acostumar”, disse ele.

Ele até mergulhou em um meio em que havia se apresentado extensivamente, mas ainda não havia tentado escrever para: o teatro musical.

“Decidi que queria escrever música para uma história. Pela vida de outra pessoa, não pela minha”, disse Lambert. “Eu escrevi provavelmente 25 músicas ao longo da pandemia para esse musical. Isso está para breve, ainda não tenho muitos detalhes.”

Ele compôs com alguns outros produtores e também fez performances virtuais, o que chamou de “uma coisa estranha” por causa da adaptação, “mas foi uma experiência interessante ser desafiado dessa maneira”.

Quanto a quem de seus contemporâneos inspira Lambert, ele apontou Lady Gaga como uma inovadora que explorou muitas formas diferentes de entretenimento.

“Sempre me inspiro em um artista assim, que é claramente muito esforçado e disposto a experimentar”, disse ele.

Ele também mencionou Beyoncé como uma artista magistral e Harry Styles, que ele disse estar “se baseando em suas inspirações, que nem sempre estão na moda. Ele obviamente ama os anos 1970 e início dos anos 80, ele está fazendo referência à música que ele ama.”

Lambert disse que nunca esteve em Key West. Ele se apresentou sozinho em 28 de Abril e brincou que “farei o meu melhor para atender às expectativas das pessoas”. Ele não achava que teria muito tempo para passar na cidade insular, mas, no mínimo, estava ansioso pelo clima do sul da Flórida.

O show de Lambert foi aberto pela cantora e compositora local Kristen McNamara, que também foi uma concorrente do “Idol”.

Autoria do Post: Josy Loos
Tradução: Stefani Banhete
Fonte: Key West Citizen

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