Adam e Kris na capa da Billboard

Como já foi dito aqui, o Adam e o Kris foram capas da revista Billboard desse mês.

Aqui a entrevista traduzida para você:

Adam Lambert: A História da Billboard

Menos de um ano após a explosão da ‘Wild Child’ do ‘American Idol’ com glitter e couro, Adam Lambert prepara seu primeiro álbum. E ainda: um “Pergunta e Resposta” com o ganhador do American Idol, Kris Allen.

Adam Lambert, o homem com a personalidade ousada que entregou uma audaciosa performance de “Ring of Fire” do Johnny Cash no programa de TV mais assistido nos EUA, se desviou dos brinquedos sexuais jogados para ele durante a turnê do American Idol e fez isso tudo sem manchar seu delineador – que está no momento enrolado na posição fetal.

Sentado numa cadeira do pátio da 10ª Story Balcony na 19 Entertainment em Los Angeles, Lambert é o retrato do gótico como um homem jovem, roupas pretas e botas de combate; cabelo tingido de preto, unhas pintadas; jóia egípcia correspondente à sua tatuagem do Olho de Horus no pulso. Ele agarra seu joelho, se contrai e revela o porquê de ser tão emo agora: ele estará comparecendo à premiere do filme “2012” em poucas horas. E sua música, “Time for Miracles,” toca nos créditos finais.

“Eu vou estar assim no meu lugar, me escondendo atrás da pipoca,” ele diz. “Vai ser muito estranho.” Lambert ri e se endireita na cadeira. Sua preocupação é, claramente, uma brincadeira. Porque, como diz o nome do seu álbum, Lambert está aqui para o seu entretenimento.

Quando o “American Idol” estreou em 2002, o criador Simon Fuller deve ter sonhado com um participante como Lambert de 27 anos – uma mistura de estilo com substância, um que pode cantar qualquer coisa e que não liga para a cultivação de sua imagem pública. Em um ano, Lambert saiu de um participante de San Francisco, para as capas da Entertainment Weekly e Rolling Stone antes mesmo de seu álbum ter sido lançado.

Para a 19 Entertainment, a oitava temporada do “American Idol” foi algo como um embaraço de riquezas. O vencedor, Kris Allen, vendeu 1,1 milhão de downloads digitais de suas músicas no “Idol”, segundo Nielsen SoundScan. E a participante Allison Iraheta, com sua voz grave prematura e cabelo vermelho e azul está preparada para atingir a mesma demografia de Hayley Williams e Avril Lavigne.

Mas em um ano em que os estilos de Lady GaGa e Black Eyed Peas estão fazendo recordes em vendas, é o set de músicas dançantes de Lambert que está armado para roubar a atenção. “For Your Entertainment” vai ser lançado dia 23 de novembro; o single vendeu 18.000 cópias em sua primeira semana de lançamento, segundo SoundScan, enquanto “Time for Miracles” vendeu 68.000 em três semanas. Isso vem juntamente com os 997.000 download digitais vendidos por Lambert com suas músicas do “Idol.”

Entretenimento Hoje

A capa de “For Your Entertainment” mostra Lambert como uma versão 3D de “Rio”, a capa de Duran Duran, pela arte de Patrick Nagel: Maquiagem glam e bons ângulos. Não é de forma alguma sutil – Lambert se anima ao contar que realmente usou toda aquela maquiagem – mas é uma imagem verdadeira ao que ele realmente é e combina com sua habilidade de cantar e sua curva teatral.

É uma imagem que ele passou no “Idol” – e nunca foi mais explicada do que na resposta de Lambert ao jurado Simon Cowell, quando ele disse que sua performance foi muito “Rocky Horror.” (“Eu gosto de ‘Rocky Horror,’ ” Lambert explicou.)

Mas é raro que uma personalidade passe pelo “Idol” não sofrer alguma intensificação, como os participantes do “Idol” que hoje profissionais: Kelly Clarkson do Texas com o seu pop; Carrie Underwood e seu country que ganharam o show. Para Lambert, ele foi o “Glambert” desde o começo.

“Eu acho que há um mal entendido – pessoas acham que o ‘Idol’ é controlador,” Lambert diz. “Eu acho que há essa impressão porque certas pessoas que passaram pelo programa não tinham uma idéia muito forte do que eles queriam fazer visualmente. Eu acho que no minuto que você sabe, eles correspondem a isso. E eu fui muito verbal e opinei muito sobre o que queria criar, e eles fizeram nada senão me apoiar nisso.”

Quando Lambert se mudou de San Diego para Los Angeles, há 8 anos atrás e começou a trabalhar no teatro como cantor, ele aprendeu rapidamente que negócios são tão importantes quanto talento musical. Com 27 anos, ele tem uma idade acima da média normal dos participantes do “Idol” – o corte para o show é de 2 – e o simples fato de ele ter trabalhado no teatro, ter tido essa experiência de vida, pode ajudá-lo a inovar no programa a montar sua performance e apresentá-la.

“Eu me considero parte um artista e parte uma pessoa de negócios,” Lambert diz. “Eu acho marketing interessante, eu acho publicidade interessante. Eu acho o processo todo interessante. Eu acho que tem alguns artistas que são muito focados na música, mas eu acho que ser um showman é mais do que ser apenas um músico. É tudo – é algo para olhar e para ouvir.”

As músicas de “For Your Entertainment” tem batidas pesadas, mas também baladas para o contraste. “Quando eu estava escolhendo os meus singles, eu pensei que talvez eu devesse fazer mais músicas rock, porque era isso que as pessoas esperam de mim. Mas depois pensei que se eu fizesse o que as pessoas esperam de mim, eu não acho que teria passado pelo ‘Idol’ como eu passei,” diz Lambert. “É parte do que eu faço como artista, continuar surpreendendo as pessoas.”

Uma característica marcante é a lista A e a produção que o álbum tem: “Soaked,” que Lambert diz ser sobre um caso de uma noite, foi escrita por Matthew Bellamy do Muse e produzida por Rob Cavallo, que trabalhou em quatro músicas do álbum; “Strut” foi escrita por Lambert, a jurada Kara DioGuardi e Greg Wells, que também a produziu; Ryan Tedder que escreveu e produziu “Sleepwalker” com Aimee Mayo e Chris Lindsey.

“Se um artista tem a habilidade e ambição para escrever músicas, nós vamos automaticamente o encorajar a continuar com isso, o colocando para trabalhar com os melhores compositores do mundo, o ajudando a desenvolver suas habilidades,” diz o fundador da 19 Entertainment, Simon Fuller.

O anúncio da contribuição entre Lambert e Lady GaGa na música “Fever” apareceu em todos os sites de fofoca, mas GaGa não canta na música, Lambert diz, explicando, “Ela estava do outro lado do vidro só me ajudando.”

A faixa título do álbum, “For Your Entertainment” foi produzida por Dr. Luke, que a compôs com Claude Kelly – está agora no Top 40 das mais quentes da rádio. “Eu queria lançar algo que poderá ser tocado nas boates, que fará você dançar no ano novo,” diz Lambert.

Ele diz isso literalmente – “Dick Clark’s Rockin’ New Year’s Eve With Ryan Seacrest” é um programa de TV que está programado para Lambert aparecer nos próximos meses; a campanha começa dia 22 de novembro, com seu show no American Music Awards. Além dos programas casuais da manhã e shows da noite, Lambert vai ser entrevistado como uma das “Pessoas mais Fascinantes” de 2009. “Adam é tão visual. Vai ser ótimo na TV,” Corson diz.

O vídeo de “For Your Entertainment” está para sair. É dirigido por Ray Kay, que dirigiu o clipe “Poker Face” da Lady GaGa.

O álbum está para pré-venda no iTunes e Amazon e foi tocado ao vivo no MySpace dia 16 de novembro. O site de Lambert, AdamOfficial.com, está oferecendo aos consumidores versões deluxe do CD. Um deles inclui um livro de fotos de 16 páginas e duas músicas bônus. Uma delas, “Whataya Want From Me” (escrita por Pink, Max Martin e Johan Shellbeck), será provavelmente o novo single.

Internacionalmente, Corson diz que a gravadora pretende divulgar Lambert primeiro na Inglaterra e depois no Japão. Por sua parte, Lambert que entrar em turnê em 2010, e em uma grande turnê. “Eu quero dançarinos, roupas, telões de vídeo,” ele diz. “Eu quero colocar um show que seja muito teatral, divertido e grandioso.”

“Ele é um artista com um enorme senso de quem ele é,” diz o executivo Tom Corson da RCA Music Group GM.”É nosso trabalho apresentar a ele opções para ajudar a sua carreira – mas é tudo decisão dele. Ele tem visão.”

Idol Gives Back

Tudo isso é o resultado de um ano arrebatador para Lambert. Nesse tempo em 2008, ele estava esperando pelos rounds de eliminação de Hollywood e o “Idol” começar. Em tempo de TV, leva seis meses para o “Idol” nomear um vencedor, mas a produção do show dura um ano.

Embora o artifício do show, mostrar os participantes à mídia é uma lição valiosa para qualquer pop star.”Eles colocam você na frente de todos, para ver se você aguenta,” Lambert diz.

A temporada de 2009 atraiu um público de 25.1 milhões, segundo Nielsen, a menor de todos os anos; mas é ainda o show mais assistido na TV, e tem sido desde 2004. A final onde Allen foi proclamado o vencedor, foi assista por 28.8 milhões – 10 milhões a mais do que o Grammy Awards de 2009.

“A final do ‘Idol’ foi bem épica,” Lambert diz. “Eu subi lá e estava cantando com Queen e Kiss – Eu pude colocar uma fantasia. Eu realmente senti que a final resumiu tudo que tento fazer, e vou fazer. Eu acho que estar no palco com pessoas legendárias lembra você do que é a arte de montar espetáculos.”

Semanas após o final da temporada, o Top 10 participantes embarcam na Idols Live Tour – passaram por 52 cidades em três meses e lucraram $30 milhões esse ano, de acordo com a Billboard Boxscore.

Enquanto o número de canções em grupo na turnê é determinado pelo show, cada um tem sua chance de brilhar na canção solo. Lambert fez um medley de “Life on Mars?”, “Fame” e “Let’s Dance” de David Bowie. Ele viu isso como uma chance de testar o som que tinha em mente sobre o seu álbum. “Eu sempre quis cantar músicas de Bowie, mas nunca tive a chance no ‘Idol’ por não se encaixar em nenhum tema,” ele diz. “Nós fizemos uma produção mais moderna da música, que é basicamente o que estou fazendo no meu álbum.”

E muito como o programa de TV, a turnê “Idol” coloca seus participantes em exposição. “Eu fiz teatro por anos e canto há muito tempo, mas nunca fiz um set solo como na turnê, noite após noite enquanto viajando,” Lambert diz. “Foi um bom jeito de aprender como tomar conta de mim e saber os meus limites enquanto viajo.”

Com a fama vem desafios; Lambert virou o objeto preferido de tablóides e paparazzi. “É, é estranho,” ele diz. “Sabe, é tipo, ‘Oi, estou só andando até o meu carro – por que você liga pra isso?’ ”

É bem provável que eles liguem por conta das especulações sobre a sexualidade de Lambert durante o “Idol”. Lambert respondeu as questões sobre isso no artigo da Rolling Stone; desde então, ele é um ícone para a juventude gay. Não é um cargo que ele absorva facilmente.

“Eu não quero ser um representante para ninguém, não importa quem eles sejam,” ele diz. “Eu não estou seguindo essa carreira para ser um exemplo ou um representante de nada, a não ser minha música. Se minha presença tem algum impacto em algum assunto, então eu acho que isso é uma boa coisa.”

É um ponto de vista maduro a se tomar, já que a vida privada de Lambert começou a fazer parte de seu trabalho. É um assunto que vai ser levantado de novo e de novo – enquanto ele andava no tapete vermelho de “2012,” por exemplo, ele foi perguntado se estava acompanhado. A resposta simpática dele? “Minha acompanhante é a minha jaqueta.”

Uns dias após a premiere, Lambert está sentado no escritório de Fuller, se balançando na sua cadeira branca de espera, enquanto se prepara para mais um longo dia de entrevistas. O filme foi muito bem recebido e “Time for Miracles” também. “As pessoas ficaram e escutaram,” ele diz, honestamente feliz. É claro que eles ficaram. Isso é entretenimento.

Fonte: BillBoard.com

Tradução: Marina Jordão e Leilane Cozzi

Compartilhar
Share

2 Comments

  1. Adam como sempre “classudo” nas entrevistas… amooo este jeitinho dele conversar nas entrevistas!!!
    Mas golfinho tb Adam? como isto ser possivel? Bem, ok, né, vamos combinar q para o Adam nada é impossivel!! hehehehe

    1
  2. AH! MAS EU QUERO GOLFINHOS TAMBÉM….EU QUEEEERO!!!!
    UAUAUAUA…… NO SHOW DO ADAM VALE TUDO!!!! UHUH!!!

    2

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *