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13mar2019
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New Now Next: “Por que Adam Lambert ainda é tão subestimado?”
Por que Adam Lambert ainda é tão subestimado? Em seu novo single, “Feel Something”, Adam Lambert canta sobre esperar “tanto tempo para sentir que sou digno”, mas a verdade é que ele já provou ser exatamente isso, muitas e muitas vezes.
Como o primeiro artista masculino assumidamente gay a liderar as paradas da Billboard, Lambert tem sido um pioneiro para a visibilidade queer. Há dez anos desde que ele fez a audição para a 8ª temporada do American Idol, o vice-campeão desde então impressionou Cher, e Brian May, do Queen, admitiu que Adam possui um alcance vocal mais amplo do que o próprio Freddie Mercury ao apresentar músicas do Queen ao vivo.
Não é exagero sugerir que Lambert é atualmente um dos melhores vocalistas que trabalham com pop – ou qualquer outro gênero -, então por que ele também não é um dos mais bem-sucedidos? Apesar de ter recebido uma indicação ao Grammy logo cedo pela música “Whataya Want From Me”, as vendas dos álbuns de Lambert desde então sofreram uma queda, e ele não é exatamente um nome familiar, mesmo depois de se apresentar com o Queen no Oscar esta semana – e tem estado em turnê com eles há quase cinco anos.
É claro que muitas vezes há um estigma associado aos artistas que começam competindo em reality show, mas se artistas como Kelly Clarkson e Carrie Underwood podem se destacar e fazer um nome para si mesmos, por que Lambert não? Embora ele não tenha vencido sua temporada no Idol (nem a sexta vice-campeã, vencedora do Oscar, Jennifer Hudson), meios de comunicação como o Las Vegas Review-Journal descreveram o então promissor artista como um “cajado aceso em meio a um maço de fósforos molhados”, e ele se destacou da multidão desde então.
Uma vez que ele conseguiu um contrato com uma gravadora, Lambert rapidamente decidiu fazer música para o seu entretenimento, assim como para o nosso, canalizando as vibrações do glam rock de artistas de gênero fluído como Prince e David Bowie antes dele. Vê-lo resistir ao modelo padrão que costumam impor aos participantes de reality show, era motivo de comemoração desde o início, mas nem todos apreciavam o jeito queer evidente de sua imagem.
Durante uma apresentação de “For Your Entertainment” no AMA de 2009, Adam deu um beijo de boca aberta em outro homem no palco, fazendo com que muitas outras bocas se abrissem de surpresa.
Na época, Adam estava certo em apontar que as queixas que recebia não passavam de um padrão duplo: “artistas do sexo feminino têm feito isso há anos – ultrapassando os limites sobre sexualidade – e no minuto em que um homem faz isso, todo mundo enlouquece.” Infelizmente, isso não impediu a ABC de cancelar sua apresentação programada no Good Morning America.
Embora Lambert continuou a ser tocado na rádio após essa controvérsia, ele admitiu recentemente à Billboard que este foi um “grande obstáculo” depois do Idol. Os álbuns subsequentes receberam uma forte resposta de crítica geral, mas é fácil ver como o preconceito continuou a impactar negativamente na sua carreira, principalmente no jeito que seus empresários tentaram lidar com as coisas.
Quando o álbum de estreia de Lambert foi lançado, algumas distribuidoras se opuseram a sua aparência andrógina na capa, então ele foi forçado a produzir uma segunda obra de arte mais conservadora. Apenas um ano após o lançamento de seu segundo álbum, Lambert deixou a RCA Records, porque eles o estavam impulsionando a gravar um álbum de covers dos anos 80 em vez de se concentrar em material novo.
Tal movimento foi bastante indicativo de quantos ainda vêem Lambert principalmente como um artista de covers, talvez em parte devido a sua associação com o Queen e sua primeira introdução ao mundo via Idol. Apesar de possuir um forte catálogo próprio, Lambert tende a ser conhecido melhor por covers como “Mad World” e “Believe” ao invés de singles poderosos como “Ghost Town” ou “Never Close Our Eyes”. Esperamos que não seja o caso na próxima etapa da carreira do cantor de 37 anos.
Juntamente com o lançamento de “Feel Something”, Lambert escreveu uma carta para seus fãs onde aborda o impacto negativo que os executivos tiveram em sua saúde mental. Lambert também revelou que ele mudou seu gerenciamento novamente, e com a ajuda de uma nova gravadora chamada EMPIRE, ele está pronto para retomar o controle com músicas que são mais naturais.
Não há garantia de que o quarto álbum de Lambert trará o respeito tão aguardado que ele merece. A homofobia no sistema ainda impede que até mesmo os cantores queer mais populares tenham o mesmo sucesso que seus colegas heterossexuais. Adam disse recentemente à Billboard que o clima é “cem por cento diferente hoje” do que quando ele começou, mas ainda temos um longo caminho a percorrer até que a aceitação no mainstream seja absoluta.
Apesar de tudo, um single matador que realmente capitaliza a notável voz de Lambert poderia ser o catalisador para uma mudança real. Agora que ele não está mais duvidando de sua arte ou se comprometendo por outros, é hora de Lambert finalmente se sentir digno de si mesmo e alcançar seu verdadeiro potencial.
Autoria do Post: Josy Loos
Tradução: Sandra Saez
Fonte: New Now Next
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