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21set2010
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Review do Rays Renegade do Show de St. Petersburg, FL – 18/09
General Lambert e a Glam Nation invadem o Tropicana Field Foi divertido ouvir ”Precious” do Deepeche Mode sendo tocada antes do show do roqueiro Glam Adam Lambert, no sábado a noite no Tampa Bay Rays/Hess Express. Mais pelo fato de que esta música marcou a cadência da noite onde nosso mestre dos disfarces, o próprio Lambert nos mostrou porque ele vai ser uma força a ser reconhecida pelos anos que virão.
E assim que ele subiu ao palco ficou evidente porque as pessoas o veêm como um híbrido de muitas das grandes lendas da música, todas reunidas num só. Lambert tem a presença de palco de Elton John, as variações de roupas de Cher, impulsionados por uma voz que parece ”gritar” o falecido Freddie Mercury do Queen.
Carregado de tanto glitter em si mesmo e nas suas roupas, a ponto de deixar com inveja até o FLOAT do Mardi Grass, é a voz dele que faz você se esquecer de algumas das distrações do palco e se concentrar em algumas letras e músicas que nós somente costumamos associar com um vocalista de teatro.
E a sua teatralidade no palco, tanto na sua ascenção ao centro do palco, misturado com uma enérgica e totalmente dançante coreografia, elevaram o nível, tanto entre o som o a extravagância visual que te fazem dar um passo atrás e respirar fundo, e então começar a cantar junto com o cantor algumas das suas faixas que nos chocaram, mesmerizaram e também entreteram desde que ele deixou o palco do American Idol.
E com certeza nós tivemos o show “PG-rated” [apropriado para qualquer público, de qualquer idade] por causa da impressionante juventude da platéia, mas a diversidade da mesma definitivamente mostrou que Lambert está transpondo todos os limites e estereótipos para entreter e levar sua Glam Nation regalias em direção a novos ouvintes. E eu gosto do estilo dele de confiar suas visões e opiniões para com você, com gosto, mas mantendo sua imagem de palco beirando o surreal.
Mas assim que você começa a arregalar os olhos com apresentações andróginas com faixas como ”Strut” ou ”For Your Entertainment”, Lambert faz um giro de 180 graus e direciona seus ouvidos e olhos para outra direção definida. E é por isso que eu comparo Lambert ao sempre teatral Mercury.
Essa entusiasmo e energia para atacar os vocais e convidar acompanhamento musical para jogar olhos e ouvidos em ângulos e direções diferentes enquanto ainda bate seu pé e mãos com a batida.
Outro segmento de música que Lambert parece atacar com ferocidade são os sets de músicas acústicas das suas faixas ”Whataya Want From Me” e até ”Time for Miracles” que está na trilha sonora do filme ”2012” [aqui temos um equívoco do autor, pois “Time For Miracles”, não faz parte do setlist]. Quando Lambert começa seu set acústico, você realmente tem uma ótima indicação do talento revelado e o incrível alcance vocal que ele está explorando mais a cada dia.
Algumas vezes seus maneirismos e movimentos no palco mais parecem inclinados ao estilo da Broadway do que à cultura pop. Mas se você não ficar entretido num show de Lambert, então você veio a ele com a mente fechada. Ele me lembra alguns grupos dos anos 80 como Pet Shop Boys ou mesmo Depeche Mode, nos seus estrondosos acordes de baixo e ritmos que te levam além da música. Se você não gosta de música club ou tem alergia à glitter, então Lambert não vai ser do seu agrado.
Mas como alguém que impulsiona seu lado pelo punk rock e pela explosão tanto tecno experimental quanto música eletrônica, Lambert é um leão que faz de conta que é um gatinho. Desta maneira, Lambert me lembra de David Bowie com sua sexualidade e vanglória pronunciada, mas com letras que chamam a sua atenção.
Tudo o que você tem a fazer é acessar qualquer site de música e clicar numa pequeno parte de ”If I Had You” e você verá que um dia, o mundo todo se tornará uma colônia Glam Nation.
E Lambert, definitivamente te leva numa explosão sensorial com o tom da cor do seu show de palco com muitas nuances de púrpura, aquamarine e até um toque de pink, aqui e ali para adicionar dimensão. Isso torna um pouco difícil conseguir fotos perfeitas com os constantes painéis de fundo mudando de cor e formato, mas isso também é parte da ”experiência da Glam Nation.”
Definitivamente Lambert pode te fazer perder o interesse por causa das muitas trocas de roupas (eu perdi a conta no quarto traje) durante as performances dele, mas nós já chegamos à conclusão de que é esta a maior intenção de Lambert. Todos os seus sentidos devem estar prontos e carregados se você foi aproveitar o show teatral e vocal de Lambert.
Mas seus trajes foram todos feitos no formato básico da maioria dos antigos, mas não esquecidos, grupos de Punk Rock. Com toques de tons de água, púrpura e vermelho, as roupas de alguma forma adquirem vida própria às vezes.
Eu fiquei um pouco chateado porque ele não teve a chance de incluir o seu antigo dueto com Allison Iraheta, que abriu para ele nesta noite. Eles fazem uma versão incrível de ”Slow Ride” de Fogat que definitivamente me leva de volta às noites de sábado dos anos 70, num Drive-In com os amigos.
Eu vim a esse show esperando ser impressionado, e eu fui rapidamente arrebatado pelo alcance vocal e pelo profissionalismo da banda e dos dançarinos de Lambert. Pode ter sido meio exagerado em alguns momentos quando Lambert teve que lembrar a um de seus guitarristas [segundo equívoco do autor, pois aqui ele se referiu ao Tommy, que é o baixista da banda] que aquele era um “show PG” [apropriado para qualquer público, de qualquer idade], mas valeu a pena ficar até a hora final.
A diversidade da platéia não foi mais aparente uma vez que a música começou e todos começaram a requebrar e usar os seus celulares para salvar fotos ou fazer vídeos dos momentos do show. Foi uma grande espiada num dos artistas que podem ajudar a moldar o futuro do rock como nós conhecemos hoje.
Ainda estou curioso para saber como a equipe de campo do Rays vai tirar todo aquele glitter metálico antes do jogo de domingo. Não se preocupe, eu acho que nós ainda vamos estar falando sobre esse show muito depois do último TINSEL ou sarda de glitter ter sumido.
Fontes: Tiki’srose / IDF e Rays Renegade
Tradução: Glória Conde
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