-
17dez2016
- ESCRITO POR:
- CATEGORIA:
- COMENTÁRIOS:
- 0
The Sun: ÍDOLO DO ROCK, quem é Adam Lambert? Vocalista do Queen, vice-campeão do American Idol e ativista LGBT – o que nós sabemos
ÍDOLO DO ROCK, quem é Adam Lambert? Vocalista do Queen, vice-campeão do American Idol e ativista LGBT – o que nós sabemos
O cantor superstar é um dos vocalistas mais celebrados da indústria musical – aqui está o que você precisa saber
Com milhões de álbuns vendidos em seu nome e uma voz de dar inveja na indústria, Adam Lambert é um dos talentos musicais mais quentes do planeta.
O ex vice-campeão do American Idol está alinhado para cantar ao lado de Saara Aalto no tradicional dueto na final do X Factor esse ano.
Mas o que nós sabemos sobre o cantor superstar?
Destinado ao estrelato
Adam Lambert nasceu em Indianápolis, Indiana, filho de Leila, uma higienista dental, e Eber Lambert, um gerente de programas de descendência norueguesa.
O jovem de 34 anos foi criado como judeu, a religião de sua mãe, e tem um irmão mais novo chamado Neil – a família se mudou para San Diego, Califórnia, pouco depois que ele nasceu.
Ele mostrou cedo sinais de ser destinado a uma vida no estrelato, estrelando em produções profissionais locais de Grease, Peter Pan e Hello Dolly! enquanto ainda estava no colégio.
Adam durou apenas cinco semanas depois de se matricular na Universidade do Estado da Califórnia, antes de se mudar para Los Angeles para buscar uma carreira no showbiz.
American Idol
Adam passou vários anos lutando por sua grande chance, liderando uma banda de rock underground, The Citizen Vein, enquanto se apresentava em produções de teatro musical.
Ele foi um substituto no papel de Fiyero no musical de sucesso Wicked, e saiu em turnê como membro do show de 2005 a 2008.
Sua grande chance veio quando ele fez uma audição para a oitava temporada do American Idol em 2009, impressionando os jurados com
performances das clássicas “Rock With You”, e “Bohemian Rhapsody” do Queen.Simon Cowell virou um fã cedo, aplaudindo Adam de pé por uma emocionante performance do hit “Mad World” do Tears for Fears e Gary Jules – a única vez que o notoriamente severo jurado fez um elogio no programa.
Adam terminou como vice-campeão, atrás do companheiro cantor Kris Allen, e mais tarde ficou em quinto na lista dos 120 melhores participantes na história do American Idol.
Ativista dos direitos dos Gays
Fotos de Adam beijando outro homem apareceram durante seu período no reality show, e ele confirmou que era gay pouco depois, mostrando que ele não tinha nada a esconder.
Em 2009, ele atraiu elogios e controvérsias por uma performance no American Music Awards em que ele beijou seu baixista.
Falando da conservadora reação contra sua apresentação, Adam disse: “Artistas femininas têm feito isso há anos – promovendo a pauta sobre sexualidade – e no minuto em que um homem faz isso, todo mundo surta.”
Um comprometido ativista dos direitos sociais, ele tem sido elogiado como um modelo exemplar para a comunidade LGBT e foi honrado com um “Equality Idol Award” em 2011.
Ele tem aparecido em campanhas com o objetivo de enfrentar o bullying de jovens gays, e realizado trabalhos de caridade para arrecadar dinheiro para a prevenção de suicídios entre os jovens LGBT.
O trabalho de caridade de Adam e esforço na promoção da igualdade na indústria o levou a receber o prêmio “Music Icon” no British LGBT Award de 2015.
Ele estava em um relacionamento com a estrela da TV Finlandesa Sauli Koskinen de 2010 a 2013, mas ano passado revelou estar solteiro há dois anos e procurando por amor.
Estrela Solo
O American Idol arremessou Adam para a atenção internacional, e deu base para uma carreira solo que o viu vender mais de três milhões de álbuns e cinco milhões de singles no mundo todo.
Seus três álbuns, “For Your Entertainment” (2009), “Trespassing” (2012) e “The Original High” (2015) alcançaram o top três nos charts americanos, com “Trespassing” dando a ele seu primeiro disco número um.
O excelente comando vocal de Adam e alcance extremo o fez ser amplamente elogiado por sua proeza vocal, e a estrela supostamente assegurou sua voz em 48 milhões de dólares em 2012.
Ele é também conhecido por seu estilo de performance teatral e habilidade de mostrar sua individualidade com shows extravagantes – suas turnês têm esgotado ao redor do mundo sob aclamação da crítica.
Realeza do Rock
O Queen se apresentou ao lado de Adam pela primeira vez no American Idol, e desde 2011 as lendas do rock e a estrela tem colaborado como Queen + Adam Lambert.
O supergrupo inicialmente fez apenas aparições ocasionais, como um show especial no MTV Europe Awards em 2011 e três shows em Londres em 2012.
Entretanto, em 2014 eles embarcaram em uma bem sucedida turnê mundial de 66 shows, e recentemente esse ano eles se apresentaram em festivais pela Europa e Ásia sob grandes elogios da crítica.
O guitarrista Brian May elogiou o “incrível alcance e poder” da voz da estrela, enquanto o baterista Roger Taylor disse que ele tem “o melhor alcance que eu já ouvi”.
Autoria do Post: Josy Loos
Tradução: Lucas Vinícius
Fonte: The Sun
Nenhum Comentário