-
09out2015
- ESCRITO POR:
- CATEGORIA:
- COMENTÁRIOS:
- 0
Site Oficial do Queen: Notas da Estrada – América do Sul (5ª Parte)
Confira a postagem de número 5, do Assistente de Produção da “Turnê Don’t Stop Them Now” de Queen + Adam Lambert, Nick, postada no Site Oficial do Queen em 19/09:
19 de Setembro de 2015
Queen Online na Turnê: Notas da Estrada – América do Sul (5ª Parte)
Faz alguns dias em que não escrevo, então devo-lhes um texto longo. Então, pegue uma caipirinha, isso pode ser um pouco divagante…
São Paulo, dia de show. O primeiro show da turnê, fomos os residentes semi-permanentes do Ibirapuera nos últimos dias, foi bom realmente vir e usar esse espaço para o que foi planejado. Na chegada à arena no dia do show, apesar de chegarmos cedo, já havia pelo menos 20 fãs sentados em filas do lado de fora do portão de entrada, umas 12 horas ANTES do show iniciar.
Durante a tarde, eu me tornei temporariamente o homem mais popular do local, pois eu estava encarregado de distribuir as ‘diárias’ aos membros da equipe. Basicamente estava distribuindo dinheiro a 30 homens, máquinas de beber cerveja, ou seja qualquer pessoa nessa função será sempre recebida com o maior respeito e carinho.
Meu dia também incluiu a triagem da lista de convidados da noite. Acabou por ser a equação mais complicada de distribuição de ingressos e de assentos que já tive, até o promotor local ficou perplexo. A ‘diversão’ desta tarefa, um pouco frustrante, levou a outro pequeno trabalho; lembrando de manter um ingresso não utilizado de cada show para o arquivo do Queen e seu guardião Greg Brooks.
No jantar, eu tive o prazer de recuperar o atraso e conversar com o relações públicas de longa data do Queen: Phil Symes, ele agora está baseado fora do Brasil e está conosco em parte da turnê. Eu não tinha visto ele pessoalmente desde a exposição ‘Stormtroopers In Stilettos’ em 2011. Phil tem uma influência calmante maravilhosa e sempre vê as coisas de um ângulo muito diferente; Eu acho que isso vem de lidar com a imprensa por todos esses anos.
Após a passagem de som, uma mudança no setlist foi debatida, e foi devidamente confirmada às 20:00h quando Spike veio me dizer que Roger estava cantando ‘These Are The Days Of Our Lives’ e ‘Save Me’ havia subido um lugar na lista de execução, uma reimpressão e redistribuição do setlist foi portanto necessária. O próximo trabalho era completar o suprimento de água e toalhas para os caras da produção e verificar se eles tinham tudo o que precisavam para cuidar da banda do lado do palco durante o show.
Às 21:43h de repente eu estava dentro do mundo dos guarda-roupas quando Neil perguntou-me se ele deveria entrar com um boné preto ou cinza – eu disse a ele para ficar com o preto. Eu vi Rufus no corredor e desejei-lhe o melhor para o show e em seguida, fiz uma rápida caminhada em torno da primeira divisão da arena para sentir a atmosfera. Com o Made In Heaven ‘Track 13′ (faixa treze) encaminhados, eu me acomodei para o início do show no palco à esquerda, logo atrás de Spike, e comecei a olhar ao redor alegremente para os rostos ansiosos no meio da multidão. Fui chamado pelo rádio para adquirir urgentemente um pouco de mel para Neil – isso foi, eu não estou brincando, apenas 4 minutos antes da hora do show. Que falta de cortesia, eu estava já acomodado para o show!
Eu voltei para a minha posição bem a tempo de ver os abraços e cumprimentos entre os caras da equipe, Pete e eu nos desejamos sorte.
As luzes se apagaram, foi arrepiante. Se o ruído pesasse, eu estava carregando todo o peso. Brasil vocês são BARULHENTOS.
A banda quebrou tudo em uma versão acelerada de “One Vision” e rapidamente a canção passou – toda a música foi um assalto aos sentidos. Depois veio “Stone Cold Crazy’; o lugar estava literalmente tremendo com o poder da multidão e da banda unidos, e os sorrisos, sim, os sorrisos nos rostos desses brasileiros foi tão reconfortante, Rock n’ Soul [Rock na Alma]. E assim foi; Adam lidando com a multidão como frontman em que se tornou, os gritos de “Brian May! Brian May!” e a introdução do palco B de Roger, que quase derrubou o teto. Eu não vou pedir desculpas por me deixar levar, eu não tinha experimentado um show com essa intensidade.
No decorrer do show eu continuei a postar uma foto para cada canção do setlist.
Eu sei que algumas das imagens que subo ao Facebook, Twitter e Instagram não são fotos dignas de prêmio, mas o que eu tento fazer é tirar as fotos do meu ponto de vista, e compartilhar com vocês. Um dos meus lugares favoritos para tirar fotos é no caminhão onde o nosso diretor de vídeo Steve Price está chamando as imagens a seu cinegrafista; São as escolhas dele que você vê no telão. É ótimo para assistir e ouvir algumas das coisas engraçadas que ele solta para obter os ângulos que ele quer.
Os destaques para mim incluem a estreia da canção de Adam ‘Ghost Town’ com a roupagem nova do Queen, o buzz online em torno desta inclusão surpresa foi imenso. ‘Fat Bottomed Girls’ é sempre um grande “groove” para mim, e a forma como Brian agora dirige sua câmera da guitarra em torno da banda apenas contribuem para a diversão. “Under Pressure” NUNCA falha. Claro, com nenhuma surpresa, vou informar que ‘Love Of My Life” foi o momento de destaque do show, se não como uma música, mas como um marcador emocional para o Queen e o Brasil em seu caso de amor eterno.
“Vocês fizeram essa música ser o que é… esta é sua canção Brasil.”
Os próximos quatro minutos mais ou menos era de puro romance, e quando Freddie apareceu no telão você pode imaginar a reação. Eu vi pelo menos 3 fãs com lágrimas nos olhos, de onde eu estava assistindo.
Em pouco tempo, Neil estava me saudando a partir do palco durante ‘We Are The Champions’. É realmente bastante surpreendente o quão rápido o show pode voar. Foi tudo bastante desgastante, mas é uma ótima maneira de se desgastar.
Desmontagem: Era 00:30h e o primeiro desarranjo da turnê em um local muito apertado resultou em um término tardio ou mais cedo para muitos.
O último a retornar ao nosso hotel que eu ouvi foi às 05:40h, eu fui um dos sortudos, fui para a cama logo após 4:00h.
Minha parte é fácil em comparação com a da “equipe”; que é pegar as sinalizações, desligar o wi-fi, arrumar o escritório, embalar e carregar os cases de voo do Escritório de Produção, comprar cerveja e comida para aqueles que ficam até mais tarde e que removem qualquer sinal de nossa existência no local, ou seja, setlists, tempos de palco, senhas de wi-fi etc. Isso pode levar um pouco de tempo, dependendo do tamanho do local, mas não é nada comparado com os caras da linha de frente, que literalmente passaram pingando de suor por nossa porta.
Logo após o show de São Paulo, a banda ficou ainda um pouco mais para uma mudança de roupa, conversar durante um jantar tardio e discutir como o show foi. Brian foi o último a sair, pois ele estava supervisionando o upload de seu vídeo com o ‘selfie stick’. Em sua saída, ele fez questão de apertar as mãos de todos com quem se deparou quando se dirigia para o carro, eu recebi um sorriso agradável dele, quando passou por mim e seguiu o seu caminho.
Como mencionado acima, foi uma longa noite para a maioria, mas ainda tínhamos que pegar um avião às 10h da manhã, o que significou uma chamada às 07:00h do lobby e do comboio de ônibus da equipe para o aeroporto. Todos nós sentamos juntos no avião, mas foi o voo mais silencioso em que já estive até hoje! Era um voo curto, mas todos nós tiramos máximo proveito e tiramos um cochilo.
Eu estava muito animado sobre a ida para o Rio, eu já vi o vídeo do Duran Duran. Eu não estava desapontado, o ponto de vista do avião foi espetacular. Eu estava em breve em um ônibus levando a bagagem para o hotel, alguns da equipe foram direto para o local do festival.
A ‘vibe do Rio’ realmente existe – um pouco caótico, ocupado, colorido, dramático, aclamado, com muitas construções, contudo harmonioso. Muitos zumbidos de helicópteros e enormes aves voando em torno dos grandes céus azuis. Tudo combina perfeitamente; uma excelente vista do Pão de Açúcar, o Cristo Redentor olhando por nós, placas para Ipanema e a meca do futebol brasileiro, o Estádio do Maracanã e por último mas não menos importante, de repente lá estava ela… a Praia de Copacabana completa.
Vários dos membros da equipe trabalham no Rock in Rio, mais recentemente com Rihanna em 2013, então eu perguntei-lhes um pouco sobre o que era, mas não muito, eu queria sentir eu mesmo no dia do show.
Entramos em containers disponibilizados para a produção pelo Rock in Rio naquela tarde, enquanto a equipe tinha como desafio adequar o nosso equipamento para o palco principal. A banda chegou por volta das 20:00h e Roger levou-os para a passagem de som por uma hora até às 22h, horário em que o barulho já não é permitido.
Hoje, em seguida ao dia do ‘Rock in Rio’. Acordei às 10:00h e fiz algum trabalho pendente, incluindo o de publicar notícias sobre a reação a ‘Ghost Town’, falei com a minha esposa, pedi serviço de quarto e em seguida, fui para a piscina e para a área de praia. Eu fui até as areias da Praia do Leblon, que fica logo abaixo do nosso hotel, senti as ondas do mar e as areias da praia. Era uma maneira de me aquecer para o show, eu acho.
Agora são 23:08h e eu aqui, nos bastidores do Rock in Rio terminando estas notas, 30 anos, desde que Freddie, John, Brian e Roger estavam aqui.
O escritório no container está balançando ao som de One Republic e o ar-condicionado refrigera-nos até os ossos. Já passamos todos os setlists – e sim, ele será diferente do de São Paulo – agora tenho que garantir algumas toalhas e água para Peter e sua turma para a hora do show. Estamos quase prontos para vocês Rio, vocês soam prontos para nós – o enorme paredão de som que vocês estão criando lá fora, é bastante surpreendente, só Deus sabe o que vai ocorrer quando subirmos ao palco.
Acho que isso pode ser uma noite e tanto.
Obrigado Rio; o prazer será todo nosso. Com vocês Brian, Roger e Adam…
Nota: Desculpe, eu tenho um complemento a isso, há 100.000 pessoas loucas para ver Queen + Adam Lambert e senti que era meu dever fazer isso subir para 100.001.
É muito especial lá fora Rio, é uma honra sermos seus convidados…
Estou de volta para o lado do palco… até mais!
Nick
Confira: 1ª Parte | 2ª Parte | 3ª parte | 4ª parte.
Autoria do Post: Josy Loos
Tradução: Lucas Marques/Queen Brazil
Fonte: The Official Queen Online
Nenhum Comentário