Site Oficial do Queen: Notas da Estrada – América do Sul (3ª Parte)

Confira a postagem de número 3, do Assistente de Produção da “Turnê Don’t Stop Them Now” de Queen + Adam Lambert, Nick, postada no Site Oficial do Queen em 14/09:

14 de Setembro de 2015

Queen Online na Turnê: Notas da Estrada – América do Sul (3ª Parte)

Domingo: um dia de relaxamento para muitos, um dia sagrado para os outros. Para nós aqui no Ibirapuera, o domingo nos trouxe nosso próprio sósia de Robert Plant*, o homem da guitarra – Pete Malandrone. Recém chegado de avião do Rio, ele liderou a equipe e antes que eu percebesse, tambores foram aparecendo tanto no palco principal quanto no palco B (novo!), porta baixos de Neil estavam em posição, kits de Rufus brotaram, uma parede de amplificadores Vox apareceu do lado esquerdo, o técnico de teclados Ben também apareceu me fazendo gestos obscenos, mas engraçados, logo abaixo do ponto onde se configuram os teclados de Spike. Eles devem ser os comediantes em nosso pacote e os mais rock n’ roll da equipe, eles são bons, muito bons no que fazem.

Eu estava com o Ian, o nosso eletricista caipira, quando ele produziu este gadget um pouco estranho. É um equipamento de mão que é completamente único para o seu kit e para os equipamentos do Queen em geral. Ele consiste de uma única pick-up (como Brian tem em sua guitarra) fundido com um pequeno amplificador com algumas configurações e alguns fones de ouvido conectados.

A ideia é que Ian ande ao redor do palco com os fones de ouvido para ver se o som sibilante se transforma em um zumbido, e para localizar de onde ele está vindo, por exemplo, um gerador de energia sob o palco, uma luz que pode estar com sobrecarga. Se este for o caso, isso poderia significar que a guitarra de BM pode apresentar tais interferências, enquanto ao vivo no palco. Ian, então, mostra para Pete para que o mesmo roteie novamente qualquer cabo de força para longe da área. Ele disse que não há ciência exata para isso, pois cada local pode ser diferente. As coisas que você aprende né?

Na parte posterior do dia houve uma varredura geral da área de bastidores para se preparar para a chegada da banda e de suas equipes. Por exemplo certificando-se que os vestiários estão arrumados, coisas simples como verificar lâmpadas, se eles têm visão clara da sinalização quando saem de seus cômodos, se o wi-fi tem um sinal claro em cada cômodo, se as senhas foram presas nas paredes, se as geladeiras estão funcionando e prontas para serem abastecidas, setlists de ensaios foram distribuídos para cada departamento.

Do lado de fora, na arena, máquinas de fumaça estão sendo testadas dando uma aparência estranha ao local, tinta spray dourada retoca partes do palco, Rob Sinclair mexe com a cabeça das pessoas com o seu drone de brinquedo, telas de vídeo estão piscando e microfones de rádio continuam a soar em Inglês e Português… e eu falho em entender, entendo ocasionalmente quando falam o nome de alguém que eu conheço. Eu literalmente tenho que ajustar e treinar a minha audição para me acostumar com isso. A Red Special foi levada para um pequeno passeio por volta de 8:30h; Pete brincou que era uma versão pantanosa de “Tie Your Mother Down”, com que ele frequentemente faz os testes. Alguns tambores de RT também foram ouvidos, mas o verdadeiro soundcheck começa amanhã de manhã, seguido por uma passagem completa através de todo o show – luzes, câmeras, ação… e bastante conhecidos e populares hinos do rock.

A manhã após a noite anterior 11:53 (segunda de manhã) – Há mais pessoas por aqui agora, seguranças extras alinham-se nos corredores e portas exteriores e a equipe de gerenciamento da turnê assumiram os seus lugares aqui nos bastidores. Aqui no escritório da produção, o hub de toda a operação nos bastidores, há muitos itens solicitados, a última entrega incluía, tinta preta, madeira compensada e uma placa de alumínio, além de um pedido do Starbucks. O ambiente descontraído ainda existe, mas está lentamente se transformando em um ambiente de negócios, pelo comportamento e senso de urgência – as pessoas estão basicamente andando mais rápido por aqui.

Finalizado o 1º dia de ensaio geral da produção. Brian, Roger, Adam e a banda… se juntarão a nós. (Editado: eles literalmente têm que se juntar… haha!)

Este foi Neil aos 34 segundos após chegar: “Qual é a diferença entre um hipopótamo e um Zippo (marca de isqueiro)? Um deles é pesado, o outro é um pouco mais leve.” (Nota da tradução: lighter – trocadilho de leve no que se refere a peso com a palavra isqueiro em Inglês).

O homem é implacável.

Nick

PS: A parte operística de Bohemian Rhapsody acaba de sacudir as paredes… (12:29)

*Vocalista do Led Zeppelin

Confira: 1ª Parte | 2ª Parte.

Autoria do Post: Josy Loos
Tradução: Lucas Marques/Queen Brazil
Fonte: The Official Queen Online

Compartilhar
Share

Nenhum Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *