AllMusic: Review de “The Original High”
Review de “The Original High” por Stephen Thomas Erlewine Adam Lambert sacode as algemas do passado, retornando as suas raízes em “The Original High”. Não mais com a RCA, a empresa que assinou com ele no American Idol, Lambert toma poder de sua liberdade se reunindo com os produtores Max Martin e Shellback, a equipe que lhe deu seu maior hit de sucesso em 2009 “Whataya Want From Me”, mas isso não significa um retrocesso. Martin e Shellback permaneceram fixos nas paradas pop – eles foram colaboradores essenciais no álbum de Taylor Swift, “1989”, o maior álbum de 2014 – eles são o ajuste correto para o inteligente Lambert, um cantor tão confortável com um glam-disco no passado como agora no ramo da EDM [ver nota 1]. “The Original High” astutamente sintetiza esses dois lados de Lambert, uma interseção explícita em “Lucy” onde Adam canta sobre “diamond dog” enquanto seu colega do Queen, Brian May comanda a guitarra em cima de uma batida eletrônica. Em todo álbum Lambert arrebenta tanto no rock como no dance, porém tende a favorecer o último, às vezes deslizando pelo território de glitter – “The Original High” onde a batida lentamente modela do disco a EDM e o bônus “These Boys” descaradamente se apropria do estilo dos anos 70 – mas encontra um excelente balanço entre os ritmos pulsantes e a superfície reluzente, sem mencionar os insinuantes pop hooks [ver nota 2]. Essa ênfase no hook e no tune [ver nota 3] distingue “The Original High”, uma gravação produzida por Martin e Shellback, com os vocais ascendentes de Adam a serviço da canção. Embora o álbum permaneça temperamental por pouco tempo, o material mais leve está em suas três faixas-bônus, cada uma um prazer efervescente – os componentes individuais trabalham em seus próprios méritos, se é o estrondo de Tove Lo no dueto de “Rumors”, a elegante visão cinematográfica esquelética de “Ghost Town” ou as linhas limpas construídas em “Things I Didn’t Say”. Aqui e em todo “The Original High” Adam Lambert se mostra em perfeito controle de seu estilo e som e sabe como combinar ambos em um verdadeiro álbum moderno de pop esterlino.
Classificação do site: 4 estrelas
Classificação dos usuários: 4,5 estrelasCaracterísticas do álbum: Teatral, dramático, intenso, divertido, amável, noturno, alegre, sexy, brincalhão, inflame, brilhante, livre de pressões.
Temas recorrentes ao álbum: Clubes, bebidas, relacionamentos, celebrações, vida noturna, festas.
NOTAS:
[1] EDM é a sigla para “Eletronic Dance Music”, popularmente conhecida como música eletrônica. (Wikipédia)
[2] Hook ou gancho é uma ideia musical, geralmente um pequeno riff, trecho ou frase, que é usada na música popular para fazer a canção ser “cativante” e para “chamar a atenção do ouvinte”. O termo se aplica em geral à música popular, especialmente o rock, hip hop, pop e a dance music. Nesses gêneros, o hook é geralmente encontrado, ou consiste, do refrão. Um hook pode ser, em geral, melódico ou rítmico, e geralmente incorpora o motivo principal da obra musical. (Wikipédia)
[3] Tune é uma sucessão de sons musicais em uma música formando a harmonia. (Dictionary.com)
Autoria do Post: Josy Loos
Tradução: Gabriela Macieira
Fonte: AllMusic
Nenhum Comentário