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21jun2010
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Resgatando Vozes
O professor de canto do Adam deu uma entrevista sobre como ajudar os cantores durante suas turnês. Inclusive ele fala sobre a voz do Adam. Veja aqui a tradução:
O professor de voz de Adam Lambert conta como ele mantém cantores em forma durante turnês.
Tem muita pressão sobre o artista em turnê. Grandes quantias de dinheiro são feitas ou perdidas baseada na habilidade do artista de se apresentar. Cancelamentos, rapidamente, se transformam em pesadelos logísticos e financeiros. Dave Stroud é um professor de voz que vem sendo chamado para ajudar muito uma turnê ou uma gravação. Ele já trabalhou com grandes estrelas como Adam Lambert, as Cheetah Girls, e Jordin Sparks. Stroud mistura técnica vocal perita com uma habilidade estranha de solucionar a situação rapidamente e fazer que todo o pessoal de apoio trabalhe junto.
A aldeia
Stroud acredita que há três elementos para um cantor ter uma turnê de sucesso. A primeira é a idéia de que o time tem que trabalhar junto. “Quando você tem um artista lá fora se esforçando e possivelmente cancelando shows,” ele disse, “a primeira coisa que você tem que perceber é que precisa de aldeias. Não há nenhuma chance de uma pessoa ser a chave para isso.”
A fim de criar essa harmonia, Stroud muito cuidadosamente, define seu papel e evita algumas armadilhas que podem estragar um professor de grande nome. “Você tem um gerente, um gerente de estrada, um treinador de voz — e todos odeiam o treinador de voz!” disse ele. “Ou o treinador de voz aceita que eles são apenas uma engrenagem na máquina, ou o professor de voz entra, achando que eles são Deus, causa estragos, e abandonos.”
Stroud tem regras rígidas de profissionais para trabalhar dentro da equipe: “Não tente ser algo mais do que você. Não pule e faça a direção musical se sentir ameaçados, ou o gerente da excursão. Não chegue em uma sessão de gravação e deixe o produtor sentir como se você agora fosse o produtor vocal. Você acaba desligando as pessoas que mais precisam.”
EstratégiaUma vez que Stroud está trabalhando em harmonia com o time, ele vai para a próxima parte do seu plano de três passos: estratégia. “Sem estratégia, dar aulas vocais não adianta de nada”, diz ele.
Ele explica a aproximação dele com a turnê do Adam Lambert: “Adam pode fazer coisas extremas com sua voz que muitos cantores provavelmente nunca vão ser capazes de fazer, mas ele não pode fazer isso infinitamente.” Stroud começou passando pelo setlist do Adam Lambert. “A turnê do Adam agora é de, mais ou menos, 14 músicas, das quais três estão em 11 na escala de intensidade,” ele disse. “Fora essas músicas, isso faz mais difícil de seguir as músicas subseqüentes. O fato é que Adam é tão impressionante que ele não precisa exagerar. Eu trabalho com o diretor de música para olhar os picos, eles acontecem durante o show, e onde ele pode se recuperar disso.”
Às vezes Stroud vai sugerir mudança na ordem das músicas ou mesmo fazer pequenas alterações de tonalidade. “Às vezes só soltando uma música, um meio passo ou um passo inteiro pode mudar toda a dinâmica da noite,” ele disse. “O artista não está preocupado sobre aquela nota.”
Forma
A parte final do enigma para Stroud é a forma – trabalhando na técnica atual de voz. Ele é sempre cuidadoso de manter, um som de um artista, sua assinatura enquanto reequilibra a voz. “Eu não posso sempre ter alguém cantando completamente certo, porque às vezes o som deles são mais agressivos,” disse ele. “Caso contrário, a direção vai dizer, ‘O que você fez com o nosso artista?’ Eu trabalho fazendo melhorar o balanço de voz, permitindo o artista se sentir como se eles ainda estivessem vendendo seu produto, mas isso não custa a saúde vocal dele.”
Stroud tem formas diferentes de trabalhar a voz, dependendo se é um dia de show. “Essa é diferença de se trabalhar durante um treinamento para uma maratona e, em seguida, entrar e aquecer um pouco antes da maratona. É assim que eu aproximo a voz,” ele disse. “Eu faço um aquecimento de 20-30-minutos, só exercícios fáceis de fechamento de cordas e transições através de seus registros vocais. Não é um treino difícil. Eu só quero eles se sentindo prontos e ágeis com suas vozes quando eles entrarem no palco”.
Stroud muda os exercícios específicos que ele usa como base o cantor. “Com Adam Lambert, eu vou trabalhar para deixar fácil o fechamento das cordas e eu vou vocalizar de G acima de C. Ele tem notas clímax em E acima de C, então eu preciso dar a ele esse intervalo extra”, disse Stroud. “Jordin Sparks tem realmente uma voz excepcional. Eu só quero que ela sinta mentalmente que tudo está na sua zona confortável.” Ele sente que parte do processo é psicológico: “Eu preparo fisicamente as cordas para cantarem, mas eu também quero as mentes deles para dizer, ‘Ok, eu sou bom. Eu me sinto bem.’”
Atalhos perigosos
Stroud disse que há momentos em que mesmo os melhores cantores precisam de ajuda médica durante um show, mas isso pode ter um lado negativo. “Esteróides podem ajudar muito um jogador com anestesia quando eles têem um ligamento cortado ou um osso quebrado. Eles podem correr e sair porque eles não sentem a dor, mas terão mais danos no futuro,” ele insiste. “Esses medicamentos necessitam ser combinados com boa técnica.”
Stroud alerta que os cantores podem usar esses tratamentos como uma fácil saída: “Eles pensam, ‘Wow, eu não preciso me esforçar para isso – me dê mais um pouco disso!’ Você acumula maus hábitos e danos que você não percebe até depois da turnê acabar. Isso pode acabar com a carreira do artista.”
Fonte: Backstage
Tradução: Werberson Gomes
OMG! OBRIGADO! REALMENTE MUITO OBRIGADO POR ESSE ARTIGO! QUE LINDO! ELE É DO TIME DO SETH RIGGS! QUE LINDO SABER DISSO X)