O Diretor de Iluminação Rob Sinclair fala sobre a turnê Queen + Adam Lambert

O designer e diretor de iluminação da turnê Queen + Adam Lambert, Rob Sinclair, foi entrevistado pela PLSN quando estava dirigindo a turnê nos EUA. Veja o que ele falou sobre a turnê:

“Eu me envolvi pela primeira vez com o Queen quando Juliette Slater, a diretora da turnê, me convidou para participar da The Queen Extravaganza Tour, que é o show tributo oficial, produzido por Roger Taylor e Brian May. Nós nos divertimos muito trabalhando naquele show, e então me convidaram para organizar as luzes dos shows do Queen + Adam Lambert em 2012. É sempre bom repetir o negócio, e fiquei muito feliz de ser convidado novamente.

“Trabalhar com o Queen é assustador por causa de seu legado fantástico de shows desde os anos 70. Ambos Brian e Roger sabem sobre grande parte da produção, e é bom trabalhar com clientes que querem estar envolvidos em todas as fases do processo. Nessa turnê eu fui o diretor de iluminação por pedido da banda, e a turnê foi muito bem e foi muito bom estar com todo o time. E eu comando as luzes em ‘Bohemian Rhapsody’ todas as noites. Como não amar?

“Eu trabalho no show com o console Jands Vista, que eu usei por muito tempo e é quase como uma extensão do meu cérebro. Eu gosto de não ter que fazer muitas contas, lembrar muitos números, e esse é bem simples e rápido. Além disso, a capacidade de copiar e colar da máquina já vale o preço por si só.

“Brian May, Roger Taylor e Adam Lambert tiveram muita participação em todas as partes do show. Brian e Roger queriam o palco em forma de ‘Q’ que foi trazido à vida por Ric Lipson e Ray Winkles, e até rascunharam um em nossas primeiras reuniões. Brian, Roger e seu agente de longa data, Jim Beach, fazem shows desde que eu era criança e tem um grande conhecimento de todos os aspectos da produção. Eu aprendi muito trabalhando com eles.

“O gerente de produção, Joe Sanchez e seu time são antigos amigos das turnês do Pet Shop Boys, e foi ótimo vê-los novamente. Eles têm uma maneira eficiente de trabalhar que gosto muito. Seth Conlin é o chefe da equipe de iluminação. É minha primeira vez trabalhando com ele, e foi um prazer desde o primeiro email. Sua atenção aos detalhes e bom humor em qualquer situação é marcante e interessante.

“A iluminação é fornecida pela Upstaging Inc. Eu trabalho com John Bahnick desde minha primeira turnê americana há 15 anos. Ele cuidou de nós muito bem e nós gostamos da atenção que a Upstaging nos dá. Eu sabia que precisaríamos de muitas luzes para o Queen, e também sabia que nosso orçamento, apesar de generoso, não era gigante, então escolhi peças que eu gostava e que a Upstaging tinha em estoque. Pedir por novos brinquedos não é uma maneira de economizar. Não é muito surpreendente – os MAC Vipers e VL35000 são os principais. Os Magic Panels (e o software que a empresa fez para cortar as bordas dos LEDS para ficarem ovais) iluminam o Q muito bem, e as Clay Paky Shapys são a cereja do bolo.

“Para os lasers, tem a ER Productions e meu colaborador e amigo de longa data, Marc Weber, junto de Ross Marshall. Nós temos alguns equipamentos novos, que são fantásticos, com mais seis lasers Tripan convencionais. Como sempre, os caras da ER fazem uma programação bem detalhada, e eu não poderia ficar mais feliz com os lasers. A VER Productions e Cherie Sturm fizeram um ótimo trabalho com a tela e o controle de vídeo. A reação da banda à qualidade da tela quando viram pela primeira vez foi de admiração. Nós tivemos bastante trabalho nas antigas gravações, porque a tela mostraria qualquer imperfeição.

“Foi a primeira vez que trabalhei com Steve Price, o diretor de vídeo, e foi muito bom. Seu corte é ótimo e informa ao mesmo tempo, e sempre vemos exatamente o que precisamos. Meu antigo amigo Nev Bull trabalha com Steve para fazer os efeitos de câmera e trabalhar com o playback. É um trabalho de muita pressão – Freddie Mercury não pode aparecer na hora errada – e Nev o faz brilhantemente.

“Foi uma dessas turnês muito divertidas, em que todos sabem o que estão fazendo, e não há pontos fracos, e eu estou muito feliz e orgulhoso do resultado que atingimos juntos.”

Clique nas imagens acima para visualizá-las em tamanho maior e aqui confira mais fotos.

Rob já trabalhou com Miley Cyrus, Peter Gabriel, Pet Shop Boys e Keane, além de ter feito design para Adele, Vampire Weekend, Goldfrapp e muitos outros.

Fontes: Adam Lambert TV e PSLN

Tradução: Carolina Martins C.

Compartilhar
Share

Nenhum Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *