Adam Lambert: De “American Idol” a Herói da LGBT

Adam Lambert: De “American Idol” a Herói da LGBT

Clay Aiken não é o único “Idol” concorrente abertamente gay em fazer sucesso. Parece que foi apenas a temporada passada, que Adam Lambert estava cantando em “Idol”, mas o cantor de pop/rock de cabelo espetado e usando delineador ficou em segundo lugar na oitava temporada da série em 2009.

Um gay sem remorso mas nunca reconhecendo abertamente diante das câmeras, Lambert foi sempre elogiado pelos jurados Paula Abdul, Simon Cowell, Kara DioGuardi e Randy Jackson. Os espectadores acabaram votando no mais comum (e heterossexual) Kris Allen como vencedor da temporada. Pós-“Idol”, os dois lançaram dois álbuns, e embora Allen tem o título como vencedor do “Idol”, Lambert já vendeu mais de 600 mil álbuns a mais que Allen.

O maior sucesso de Lambert veio no final de 2009, com a canção “Whataya Want From Me”, atingindo o número 10 na Billboard. Um dos seus esforços mais interessantes e recentes, no entanto, é no álbum de estreia do músico de EDM sueco Avicii, “True” (com a música “Lay Me Down”).

Lambert não está apenas concentrado em cantar notas poderosas como Freddie Mercury – ele também tem sido um forte defensor da comunidade LGBT. Ele disse em algumas entrevistas que, porque ele é uma celebridade visível, ele sente que deve trazer à luz as injustiças enfrentadas pelas pessoas LGBT (Lesbian, Gay, Bisexual, Transvestite and Transsexual/”çésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais”).

O cantor lançou um remix de sua canção “Aftermath” para a Billboard e doou partes dos recursos para o Trevor Project, que tem o objetivo de acabar com o bullying e suicídio entre os jovens LGBT. Lambert já arrecadou mais de US$ 43.000 (aproximadamente R$ 104.060,00) para a organização e em diferentes ocasiões também levantou fundos para uma série de outros grupos de LGBT como GLSEN (Gay, Lesbian and Straight Education Network), Projeto It Gets Better, GLAAD, Gay-Straight Alliance (Aliança Gay-Hetero) e a Human Rights Campaign (Campanha de Direitos Humanos). O cantor também já trabalhou com o Projeto It Gets Better e narrou um PSA (Anúncio de Serviço Público) sobre bullying.

Pelos seus esforços, Lambert recebeu uma indicação ao GLAAD Media Award em 2010 por Melhor Artista de Música. Ele ganhou vários prêmios por ser um defensor, como o Idol Equality Award do Equality California Los Angeles Equality Awards, em 2011, e ele foi homenageado no mesmo ano em uma cerimônia do PFLAG (Parents, Families and Friends of Lesbians and Gays/”Pais, Familiares e Amigos de Lésbicas e Gays”) Nacional de Los Angeles.

O Ativismo de LGBT de Lambert ainda continua: este verão, ele encabeçou a Parada e Festival de Orgulho Gay em Miami Beach, e em maio ele ganhou o GLAAD Davidson/Valentini Award pelas suas contribuições significativas para a promoção dos direitos LGBT.

Ele recebeu outras honrarias e prêmios ao longo do ano, e seu apoio pronunciado para a comunidade foi recompensado: em 15 de junho foi declarado o “Adam Lambert Day” (Dia de Adam Lambert), em Pittsburgh, depois de encabeçar o concerto “Orgulho na Rua” da cidade.

Fontes: Adam Lambert Fan Club e EGHE on the Net

Tradução: Sandra Saez

Compartilhar
Share

Nenhum Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *