-
31jan2013
- ESCRITO POR:
- CATEGORIA:
- COMENTÁRIOS:
- 0
Reflexões de uma Entusiasta por Adam Lambert (by jesha84)
A fã jesha84 publicou na última segunda (28) um texto onde ela ressalta que os fãs de Adam Lambert, os “Glamberts”, poderiam ser os “Melhores Fãs do Mundo”, se não ficassem atacando uns aos outros quando alguém tiver uma opinião que não seja a da maioria… Leia, reflita, e nos dê sua opinião nos comentários!
Os fãs de Adam Lambert são realmente os Melhores Fãs? Nós ganhamos pesquisas online. Nós ganhamos menções em mais de uma rádio e shows de TV. Várias vezes ouvimos “Seus fãs são insanos!” dirigido a Adam em entrevistas. E não minta, você sabe que sorri com orgulho toda e cada uma das vezes.
O titulo “Glambert” é um termo que transmite respeito, admiração e orgulho e é visto com desconfiança por aqueles que não são acostumados com os altos e baixos associados a ele. Aqueles que ostentam esse título são conhecidos por extravagância, sua franqueza rude e sua devoção incondicional que oscila precariamente na beirada da insanidade. Eles são conhecidos por dormirem nas calçadas na noite anterior ao show, por derrubar sites de enquetes, por viajar centenas, milhares de milhas para vê-lo se apresentar, por comprar várias cópias de um CD ou DVD apenas por causa de mais uma música ou 10 segundos de conteúdo bônus e por mover montanhas apenas para por as mãos no menor pedaço de memorabília de revistas e jornais.
Como Adam inspira essa resposta louca é algo que não se pode explicar para alguém que não sentiu o efeito desse encanto. É uma reação que vem de dentro, de ouvir sua voz pela primeira vez, ou tropeçar em uma foto deslumbrante de um photoshoot de Lee Cherry, ou ouvir seu discurso eloquente em um talk show. É algo para ser sentido, algo para retribuir, para compartilhar. Tem o potencial de unir pessoas através de barreiras e a despeito de pequenas diferenças. Tem a capacidade para mudança, de invocar confiança e o de oferecer um lugar para o divertimento de todos. É por estes motivos e muitos outros, que os fãs de Adam são frequentemente considerados os melhores fãs.
Isso tudo soa como uma utopia, completa com arcos-íris, borboletas e música parecidas com “Greensleeves”. Mas retire as camadas, mergulhe mais fundo no mundo dessas pessoas e infelizmente, as coisas não são exatamente como parecem. Há um lado feio desse fandom que já mostrou sua face em mais de uma ocasião.
Eu não estou condenando “Glamberts”, o termo, ou as pessoas assim chamadas. Há um potencial para o bem aqui; nós já vimos isso no modo como os fãs compraram ingressos para os que não podem pagar para ver Adam ao vivo, no modo como os álbuns e singles são dados de presente pelo iTunes, o modo como um vídeo no YouTube pode ser montado por fãs de todo o mundo. Mas muitas vezes, o bem vem com um preço e esse preço é a conformidade.
Agora, você pode pensar que é uma declaração ridícula, vendo como Adam conseguiu nossa atenção acabando com o molde do American Idol e reconstruindo-o com teatralidade e talento. Nós amamos Adam porque ele é diferente, então, como poderia fazer algum sentido que seus fãs não possam ser diferentes?
Deixe-me lhes apresentar um cenário:
xTodos nós conhecemos o potencial vocal de Adam. Nós sabemos que ele pode cantar qualquer coisa, desde Pagliacci até Frank Sinatra, de Lady Gaga a Zeppelin, Aretha e Metallica. Nós sabemos que ele pode alcançar notas que vão desde os agudos de “Crawl Thru Fire” ao profundo monotone de “Runnin’”. Nós sabemos que ele pode embeber as mulheres do mundo em uma “Fever” úmida ou uma fumegante “Broken English”, e ele pode nos trazer alívio dos momentos obscuros em nossas vidas com uma “Underneath” de partir o coração.
Tudo bem dizer que você ama as músicas de Adam. Todo mundo concorda quando você diz que “Trespassing” foi o melhor álbum Pop de 2012. Os círculos sociais de Lambert o recebem com elogios se você disse que “Sleepwalker” ou “Shady” deveriam ter sido singles e que a gravadora estragou tudo não os liberando. É fácil se deixar levar por essa maré.
Mas digamos que você acredita, compreensivamente, que Adam é melhor que sua música. Talvez você acredite que “Trespassing” foi uma oportunidade desperdiçada vocal e artisticamente. Talvez você acredite que Adam pode gerar mais impacto criando músicas que não estão tentando se encaixar no Top 40 das rádios. Talvez você esteja apenas decepcionado com os esforços de Adam. Aqui é onde tudo vai pelos ares. Porque neste mundo, você PRECISA aprovar tudo o que Adam faz. Você PRECISA pensar que Adam é o presente de Deus para o mundo e que discordar disso é uma blasfêmia. Você PRECISA manter suas opiniões para você mesmo. Se você se atrever a romper este molde, se conseguir reunir coragem para colocar seus pensamentos no Twitter ou num blog, se você tiver a audácia de dizer “esse álbum é uma porcaria”, você enfrentará a ira de muitos: “Você não é um fã de verdade.”
Porque, você vê, ser diferente é uma letra escarlate. As pessoas podem dizer que gostam de coisas diferentes, mas pense a respeito: se essa coisa diferente é algo desconfortável, então, está fora. É inaceitável. E porque pessoas nascem seguidoras, as opiniões e crenças de uns poucos, porém dominantes, que incitam uma multidão se tornarem a força a ser combatida.
Admito, há casos em que as pessoas podem ser supersensíveis, e outras, autoritárias. Mas eu não estou falando dessas situações. Estou falando de como é triste que algumas pessoas sintam a necessidade de repreender e atacar cada pequena diferença entre elas e outras pessoas. Eles pensam que estão sendo bons fãs, apoiando Adam. Mas na verdade, eles estão afugentando as pessoas. Mais de uma vez, houve casos de pessoas que deixaram a fandom porque sofreram bulliyng, algo que Adam odeia. Sacrificar fãs com certeza não ajuda em nada, especialmente quando fãs precisam ter suas vozes ouvidas para que Adam tenha a atenção que ele merece. Por que não simplesmente se afastar?
Aqui está outro, muito mais desconfortável e volátil, cenário: Eu sei de alguns fãs de Adam Lambert, pessoas que amam sua música, sua voz e sua personalidade, que não apoiam o casamento gay. Logo de cara eu sei o que a maioria, se não todos vocês estão pensando, que você NÃO PODE ser um fã se você não apoia essa causa, porque como você poderia desejar outra coisa que não infelicidade para Adam, se este é o seu modo de pensar, ou, mais amplamente, que você é preconceituoso e não é um militante dos direitos iguais, que você odeia os gays e que deveria morrer em um incêndio etc.
Agora, afaste-se do computador, respire, recomponha-se e se você estiver pronto para ouvir com uma mente aberta e sem ódio ou raiva, volte e continue lendo.
Nós constantemente jogamos nossas mãos para cima em frustração quando vemos Adam ser rotulado como o “cantor gay”, o “Astro do Pop Gay” etc. Por que? Porque nós sabemos que as pessoas pensam primeiro na parte do gay, quando, na verdade, eles deveriam pensar na pessoa, no talento, e em um milhão de outras coisas sobre Adam que deveriam chamar nossa atenção. As pessoas dizem “Ele não é gay?” e nossa primeira resposta é “Sim, e isso importa por quê?” Então, por que nós deveríamos odiar pessoas que fizeram exatamente o que nós queríamos que elas fizessem em primeiro lugar? Não faria mais sentido apreciar que eles não prestaram atenção nos rótulos e viram a verdade por si mesmos? Há um antigo ditado que diz que você atrai mais moscas com mel do que com vinagre. Poucas coisas são mais desanimadoras do que política e religião, ambas são conhecidas por fazer as tensões se elevarem alarmantemente rápido. Quão melhor é atrair as pessoas com o doce mel da linda voz de Adam! (Ok, isso foi brega, sim, mas você entendeu). Quão melhor seria adotar a mentalidade do viva e deixe viver. As pessoas vão sempre acreditar no que elas acreditam, e oposição pode endurecer uma pessoa e fazê-las se aterem ainda mais aos seus pontos de vista apenas para provar um ponto. É melhor dar de ombros, dizer “ok, concordo em discordar”, e focar no que todos concordam.
Eu tenho um amigo, alguém que conheci em um show do Adam alguns anos atrás, que tem crenças e pensamentos muito diferentes dos meus. Teria sido fácil para nós deixarmos as diferenças ficarem no caminho de nossa satisfação com Adam, mas ao invés disso, nós aceitamos nossas diferenças e respeitamos o direito do outro de ter sua opinião. Nenhum de nós enfia isso goela abaixo do outro, nenhum de nós traz esses assuntos a baila a todo momento. Quando um de nós posta ou diz alguma coisa com a qual o outro não concorda, nós discutimos isso por cima ou ignoramos completamente. Nenhuma falta, nenhum dano. Gosto de pensar que nós somos a personificação do mantra de Adam sobre superar diferenças e festejar na floresta. Nós somos prova de que isso é possível, que pode acontecer e que ninguém precisa sair ferido.
Eu sei que nada do que eu disse aqui vai provocar mudanças. Eu sei que estou apenas reafirmando o que já foi dito à exaustão. Isto é apenas eu dando voz a minha raiva e desapontamento com pessoas que deveriam saber melhor, pessoas que estão transformando um lugar divertido em um campo minado que deve ser cuidadosamente percorrido. Eu acredito que Adam poderia ter os melhores fãs se eles apenas crescessem.
Fonte: jesha84
Tradução: Stefani Banhete
Nenhum Comentário