Billboard: “Adam Lambert fala sobre o beijo de Lil Nas X no BET Awards 2021”

Em recente entrevista à Billboard, Adam relembra a polêmica que sofreu quando beijou Tommy, seu baixista, durante a apresentação no American Music Awards em 2009 (reveja aqui), contando que foi banido do canal ABC por um determinado tempo. Esta entrevista aconteceu após o cantor Lil Nas receber críticas diversas após beijar o seu dançarino no fim de sua apresentação de “Montero (Call Me By Your Name” no Bet Awards (veja aqui), em 27 de Junho. Veja a entrevista completa a seguir.

Adam Lambert fala sobre o beijo de Lil Nas X no BET Awards 2021

No BET Awards de domingo à noite (27 de Junho), Lil Nas X mais uma vez ganhou as manchetes por viver sua verdade. Vestido como um faraó egípcio e prestando homenagem ao videoclipe “Remember The Time” de Michael Jackson, o rapper cantou seu single “Montero (Call Me By Your Name)” antes de se virar para um dançarino à sua esquerda e beijá-lo em frente à uma audiência televisiva.

Quando Adam Lambert viu a performance, o cantor pop disse à Billboard que ficou pasmo com a confiança do rapper. “Achei sexy”, diz ele com uma risada. “Quer dizer, ele está realmente indo com tudo. Eu acho que ele é definitivamente a estrela pop gay de 2021 – ele é ousado, ele é controverso, ele está ultrapassando os limites. É isso que queremos que nossas estrelas pop façam. Só demorou muito para que fosse um homem gay.”

O cantor de 39 anos sabe o que significa ser um jovem astro que causa comoção por meio de apresentações que dão o que falar. Em Novembro de 2009, seis meses depois de terminar em segundo lugar na 8ª temporada do American Idol, Lambert fez uma apresentação de sua música “For Your Entertainment” no American Music Awards que chocou alguns telespectadores. Muito parecido com Lil Nas X no BET Awards, a performance de Lambert culminou em um beijo do mesmo sexo (no caso de Lambert, com seu tecladista baixista) enquanto as câmeras rodavam.

No entanto, as reações às duas apresentações diferem significativamente. Para Lil Nas X, embora tenha gerado alguma controvérsia (embora não tanto quanto seu videoclipe para a música em Abril), a maior parte da resposta do público tem sido positiva – estrelas como Sean “Diddy” Combs, Kevin Abstract, Tegan and Sara e outros elogiaram o cantor e chamaram a atenção dos críticos por suas respostas “homofóbicas” e “hipócritas”.

Para Lambert, a reação foi muito diferente e muito mais imediata. “Fui banido da ABC por um tempo”, diz ele. “Eles ficaram apavorados, tinham grupos de pais cristãos escrevendo, os censores ficaram apavorados. O que eu achei tão engraçado foi tipo, ‘Censores? É um beijo! Onde isso foi indecente?’”

O cantor se lembra de ter voado para Nova Iorque no dia seguinte a sua apresentação em 2009 para se apresentar no Good Morning America, apenas para ter sua participação cancelada graças à natureza polêmica de seu show no AMAs. Quando conseguiu ser agendado para outro programa matinal, Lambert diz que ficou surpreso com alguns padrões duplos implícitos nas perguntas que enfrentou.

“Eles mostraram um clipe, tentando fazer uma comparação com Madonna beijando Britney e Christina no VMA alguns anos antes. Então, eles mostraram um clipe daquele momento e, logo depois, cortaram para o clipe da minha apresentação na noite anterior onde eu beijava um cara no palco, e eles censuraram nossas bocas”, diz ele. “Eu só me lembro de ter pensado que foi o maior tapa na cara – é tipo, isso provou meu ponto! É tão louco para mim que esse duplo padrão fosse tão evidente e óbvio, onde duas mulheres se beijando não era indecente, mas dois homens se beijando era.”

Relembrando sua experiência após os AMAs, Lambert diz que estava em uma posição em que teve que capitular – embora nunca tenha se desculpado pelo acontecido, ele diz que teve que “seguir os limites um pouco, por causa dos tempos em que estávamos e a situação em que me encontrava com a minha carreira.”

Então, quando Lambert viu a performance de Lil Nas X, e especificamente a maneira como o rapper lidou com as críticas que recebeu, o colaborador frequente do Queen disse que ficou radiante. “Ele está tão fundamentado e firme em quem ele é e no que faz que não vai se desculpar com ninguém”, diz ele. “O que eu amo agora com Lil Nas é que precisamos que ele seja franco sobre isso. Ele está em uma posição onde isso funciona para ele, e ele está usando isso.”

Ele admira o excelente senso de timing do rapper, apontando que ele guardou alguns de seus trabalhos mais polêmicos até depois de conseguir uma plataforma. “Na indústria da música, é tipo, ‘Quantos streams você tem, quantas vendas, em que posição está no rádio?’ Uma vez que você atinge um determinado ponto, você tem mais liberdade de ação, mais credibilidade; a indústria lhe dá uma rédea mais longa, por assim dizer”, diz ele. “E eu sinto que uma das melhores coisas sobre Lil Nas é quando você olha para ‘Old Town Road’, você vê que esse enorme sucesso mundial ajudou a dar a ele alguma liberdade para fazer algumas declarações e arte de verdade. O timing é tudo.”

Lambert também credita uma mudança em nosso pensamento cultural. Com o advento da mídia social, a disseminação da aceitação de pessoas LGBTQ ao redor do mundo e o trabalho de artistas normalizando queerness na indústria da música, o público não está tão sujeito à indignação falsa por causa de dois homens se beijando como em 2009. “Dois homens se beijando é meio que notícia velha”, diz ele. “Claro, ainda há muitos problemas e ainda há muito trabalho a ser feito, mas acho que para muitas pessoas, nós superamos o choque e a natureza estranha de ver a representação gay em ação.”

No entanto, Lambert observa que o mesmo julgamento hipócrita a que foi submetido em 2009 ainda está vivo e bem em 2021. “Se é normal para uma estrela pop fazer uma performance como essa, então por que um popstar gay não pode fazer o mesmo?” ele diz. “Espero que esse duplo padrão esteja muito claro para as pessoas.”

Lambert admite que se a performance de Lil Nas X tivesse acontecido apenas alguns anos depois de sua controvérsia no AMAs, “Eu provavelmente teria inveja.” Mas olhando para a estrela que Lil Nas X está se tornando, Lambert diz que está sentindo nada além de orgulho agora. “Estamos em uma época muito dividida e polarizada, mas sinto que estamos no lado positivo dessa polaridade”, diz ele. “Há tanta boa vontade para alguém como ele, e estou muito feliz por poder ter a perspectiva certa para apreciá-la.”

Autoria do Post: Josy Loos
Tradução: Stefanhi Banhete
Fonte: Billboard

Compartilhar
Share

Nenhum Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *