Confira como foi o evento em comemoração ao Stonewall Day do dia 22 de Abril
Dando continuidade às comemorações do Stonewall Day 2021, nas quais Adam está sendo o anfitrião, no último dia 22/04 tivemos mais um evento online, “Stonewall Day: Unplugged”, apresentado pelas revistas Out e The Advocate do Pride Media, que foi transmitido através do Facebook da revista Out.
Veja aqui ou aqui o vídeo do evento, e a seguir confira um resumo de como foi o evento:
David Artavia do Pride Media dá as boas-vindas a todos, anunciando os convidados do evento: a vice-secretária de imprensa da Casa Branca, Karine Jean-Pierre, a produtora executiva do Stonewall Day, Geena Rocero, e a cantora Conchita Wurst, que irá apresentar uma nova música. Ele então introduz Adam, o anfitrião do evento. Adam conta que está em Londres, onde as coisas já estão voltando ao normal aos poucos.
David pede a Adam que explique um pouco sobre a sua Fundação Feel Something, ao que Adam conta que após anos colaborando com diferentes caridades ele decidiu que era hora de fazer algo por conta própria. Ele conta que por enquanto a Fundação está fazendo parcerias com outras organizações e descobrindo novas maneiras de ajudar. Adam diz que tem sorte de ter fãs que se animam em ajudar. Ele conta que a Fundação tem trabalhado mais com jovens LGBTQ, como jovens trans, mas também trabalharam no último ano alimentando pessoas carentes. Adam conta que está animado para o evento, e para conversar com membros da Casa Branca, o que é muito animador.
David pergunta a Adam o que o Pride significa para ele e se ele tem alguma lembrança relacionada a isso. Adam responde que o puro sentimento de liberdade, de poder ser quem você é, é imensurável e poderoso. Ele diz que o Pride é também um modo das pessoas celebrarem umas com as outras, e o fato de tantos aliados se juntarem à comunidade com o passar dos anos é um sinal do progresso que tem sido feito, embora ainda haja muito a ser feito. Adam diz que a questão do gênero é a que atualmente mais precisa da atenção da comunidade, como as pessoas trans, que têm ganhado mais visibilidade e precisam de apoio.
Adam então assume a apresentação do evento e introduz a vice-secretária de imprensa da Casa Branca, Karine Jean-Pierre. Ela cumprimenta a todos, e agradece Adam por ter sido um pioneiro para a comunidade, dizendo que é ótimo quando as pessoas usam suas plataformas para fazer o bem, dando voz àqueles que sentem que não têm uma voz. Adam diz que é ótimo ter alguém da comunidade os representando na Casa Branca. Karine conta um pouco sobre a sua jornada, dizendo que cresceu em uma família de imigrantes, na qual não foi fácil se assumir, já que não era algo que eles entendiam. Ela também tem sido uma ativista por toda a sua vida, passando por muitos cargos importantes. Adam comenta que nos últimos anos a comunidade viu seus direitos sendo retirados pelo governo americano, mas agora eles podem respirar aliviados com a nova administração de Joe Biden, embora ainda haja muito a ser feito, especialmente com relação às pessoas trans, e a comunidade precisa continuar se unindo.
Adam pergunta a Karine o que significa para ela estar trabalhando na administração de Biden, ao que ela responde que sempre o admirou, desde que ele se pronunciou a favor do casamento entre pessoas do mesmo sexo. Ela diz que representatividade é muito importante para que as pessoas sintam que tem uma voz, e Biden traz essa representatividade. Adam pergunta a Karine o que o Stonewall Day significa para ela, ao que ela responde que essa data representa o início do ativismo LGBTQ. Adam lembra que o movimento foi iniciado por mulheres trans de cor, o que é muito importante de se lembrar. Adam então pergunta o que está no horizonte para a administração de Biden, ao que ela diz que ainda há muito trabalho a ser feito, primeiramente se certificando de que todos sejam vacinados, e tentar trazer a todos para se juntarem à causa. Eles se despedem, combinando de se encontrar novamente no dia 6 de Junho, e Karine diz que quer muito ir a um show do Adam algum dia.
Adam introduz a próxima convidada, a produtora executiva do Stonewall Day, Geena Rocero. Adam conta que Geena se assumiu como uma pessoa trans durante uma palestra no TED Talk, o que foi muito corajoso. Geena cumprimenta a todos, e reforça que a comunidade trans precisa do apoio de todos mais do que nunca, especialmente os jovens e pessoas de cor. Adam concorda, dizendo que as pessoas precisam se educar, se conectar umas com as outras – como ele mesmo tem tentado fazer. Geena diz que é uma honra estar continuando o legado do Stonewall Day, e que as comemorações não são apenas nos Estados Unidos, mas no mundo todo. Adam comenta que as pessoas estão percebendo que a questão do gênero é algo que é construído, que cada um é sua própria verdade, e que cada um não possui limites. Ele diz que é ótimo ver jovens trans se assumindo e tendo o apoio de suas famílias, ao que Geena diz que teve sorte de ter o apoio da sua família, o que contribuiu para que ela se tornasse uma ativista. Eles comentam que existiam culturas antepassadas que celebravam pessoas trans e de gênero-fluído, ao que Geena comenta que em seu idioma filipino não existem os pronomes ele/ela, assim como muitas comunidades indígenas.
Adam pergunta a Geena como ela acha que a administração de Biden pode contornar a situação envolvendo todo o ódio que a comunidade trans vem recebendo, ao que ela responde que é importante continuar a conversar sobre isso em todo o país, contando as histórias das pessoas trans. Adam pergunta a Geena o que a envolveu nas celebrações do Stonewall Day, ao que ela responde que é incrível ser parte desse legado. Eles comentam o quanto as celebrações tem atraído mais artistas e aliados com o passar dos anos, trazendo mais visibilidade para a causa. Eles se despedem, combinando de se encontrar novamente no dia 6 de Junho.
Adam introduz então a cantora Conchita Wurst, vencedora do Eurovision em 2014. Eles comentam sobre o look um do outro, e Adam revela que se produz todo até para ir ao mercado, já que atualmente qualquer desculpa para se arrumar é válida. Adam pergunta por que ela se envolveu com o Stonewall Day desde sua primeira participação, ao que Conchita responde que estar lá onde a história foi feita é incrível, estando com todas as pessoas envolvidas, é uma energia muito boa.
Conchita apresenta então uma versão acústica de sua nova música, “Malibu”.
Adam se despede, lembrando a todos que se fizerem uma doação através do Prizeo (veja aqui) poderão concorrer a uma chance de conhecê-lo nos bastidores do grande evento do Stonewall Day no dia 6 de Junho.
Autoria do Post: Bruna Martins
Fontes: @4Gelly e Out Magazine/Facebook
Nenhum Comentário