Entrevista ao The Advocate – Set/2019

Confira a entrevista realizada ao The Advocate em Setembro:

Adam Lambert liberta seu autêntico ‘Superpoder’ gay com “Velvet: Side A”

Lambert fala com The Advocate sobre seu projeto de paixão, “Velvet”, como a indústria mudou desde que ele apareceu e como Freddie Mercury se recusou a “assumir”.

Desde a ascensão meteórica de Adam Lambert há 10 anos, ele sempre pareceu ser e fazer exatamente o que quer.

O cantor corajosamente veio a público poucas semanas depois de terminar sua temporada no American Idol em 2009, um movimento que foi considerado um possível assassinato de sua carreira na época. Mesmo antes de se declarar gay, Lambert se apresentou no programa com um orgulho singular que ainda não foi igualado. Só este ano ele abrangeu sua inata sensibilidade gay em aparições de alto nível, incluindo sua participação com o Queen no Oscar e ao impressionar Cher com uma versão lenta de sua música “Believe” no Kennedy Center Honors. Ainda assim, Lambert estava sentindo vontade de fazer um álbum de sua pura auto-expressão, o que ele fez com “Velvet”, influenciado pelo funk e pelo soul, cuja primeira parte foi lançada em 27 de Setembro.

“Try to put me in a box / Make me something I’m not / Don’t give a fuck ’cause I’m gonna take back / My superpower” [Tente me colocar em uma caixa / faça-me algo que não sou / não dou a mínima, porque vou voltar / minha superpotência”], Lambert cita em “Superpower”, lançado no início de Setembro.

“Eu estava em um ponto da minha vida, tipo uma encruzilhada, ‘OK, eu precisava voltar para a razão de eu fazer tudo isso e qual era a verdadeira força motriz do meu coração. Não era apenas uma necessidade financeira, não era apenas uma coisa de ego’”, Lambert diz ao The Advocate sobre seu novo álbum.

“Por que eu faço isso? Por que eu me importo?” Ele diz que são as perguntas que ele se fez antes de fazer “Velvet”.

Nunca um astro do rock depressivo – em vez disso, Lambert eleva o público com seus vocais crescentes e muita sensibilidade – em Fevereiro, ele enviou uma mensagem aos fãs dizendo que estava saindo de um “período sombrio”. Ele lançou o single confessional “Feel Something” junto com a nota.

Enquanto “Feel Something” expressa avidez, “Superpower” é uma declaração de que Lambert saiu do seu período melancólico mais durão do que nunca.

“Fiz algumas escavações profundas e cheguei ao fundo da questão [Por que eu me importo?]. Eu gosto de me apresentar. Eu gosto de me conectar com as pessoas. Gosto de compartilhar esse espaço, esse tempo com as pessoas – sejam três minutos de uma música ou um show de duas horas”, diz Lambert. “Isso é algo que eu não posso viver sem. Eu amo isso. Eu cresci amando e continuo amando”.

Para “Velvet”, Lambert evocou à coleção de vinil de seus pais para criar uma série de músicas que ilustram o caminho emocional que ele estava trilhando. Lambert não apenas fez um álbum profundamente pessoal, mas com liberdade de divulgação, ele está brincando com a estrutura de como as coisas são feitas na indústria da música e lançando-o em duas partes. “Velvet: Side A” saiu mês passado, enquanto “Velvet: Side B” sairá em alguns meses.

“Seria muito legal ter um álbum que fosse como uma espécie de homenagem àquele período e a todos os diferentes tipos de música que eu ouvia enquanto crescia”, diz Lambert sobre uma viagem para casa, onde vasculhou a coleção de discos de seu pai. “E que grande presente poderia ser isso para minha mãe e meu pai.”

“Minha mãe interpretaria Sly and the Family Stone, Al Green, Carole King e Elton John. Meu pai estaria interpretando David Bowie, Grateful Dead, Pink Floyd e The Who”, diz Lambert sobre a trilha sonora de sua infância.

Quanto à vibe funk dos anos 70 presente em “Velvet”, Lambert diz: “Eu queria ouvir instrumentos em minha música novamente, para me sentir um pouco mais analógico. Quando eu subisse ao palco para tocar, eu queria que isso pudesse ser recriado com músicos ao vivo.”

“Obviamente, não está muito longe de toda a minha história com o Queen”, acrescenta.

Em Junho, Lambert participou de uma mesa redonda do Mês do Orgulho para a Billboard com os músicos queer Tegan Quin, Hayley Kiyoko, Big Freedia e ILoveMakonnen. Aos 37 anos, Lambert e Quin, da dupla Tegan e Sara, brincaram dizendo que eram os mais velhos na sala. Embora Lambert dificilmente esteja velho, ele viveu o enorme abismo de aceitação dos artistas LGBTQ entre 2009 e agora. Inevitavelmente, uma discussão sobre ser assumido na indústria da música remonta àquele sentimento de ter sido encurralado.

“Dez anos atrás, era um jogo totalmente diferente do que é agora”, diz Lambert. “O que é emocionante é que agora estamos em um lugar onde existe um mercado para artistas gays. As pessoas não estão mais nos encaixotando em um nicho e nos mantendo ali. Temos permissão para participar e brincar com todo mundo.”

É claro, Lambert passou a maior parte deste ano prestando homenagem a um artista que não poderia ser igualado – Freddie Mercury.

A história pública de Lambert com o Queen remonta ao seu American Idol quando ele fez um teste com “Bohemian Rhapsody”. Ele já havia feito turnê com Brian May e Roger Taylor do Queen várias vezes antes, mas desde que o filme “Bohemian Rhapsody” se tornou um sucesso de bilheteria e candidato ao Oscar no ano passado, o público nos shows do Queen se tornou mais diversificado.

“Depois do lançamento desse filme, acho que isso realmente expôs a banda. Isso meio que os empurrou ainda mais para a cultura pop novamente”, diz Lambert sobre fazer turnê com o Queen neste verão. “Eu estava olhando para o público e achei que era muito mais misturado quanto a idades, raças e gêneros. Isso tudo ficou evidente.”

Com a proximidade do lançamento de seu entusiástico projeto, “Velvet”, Lambert anda refletindo sobre o lugar de onde ele veio, como um artista assumido perante os olhos do público. Ele também está ciente do que veio antes dele.

“Freddie estava vivo em uma época em que falar sobre sexualidade alternativa era completamente tabu na mídia e na sociedade em geral”, diz Lambert, acrescentando que May e Taylor compartilharam histórias sobre o grande Mercury, que morreu em 1991.

“Eles o aceitavam completamente, como amigos e como colegas de banda. Eles não o viam de maneira diferente”, diz ele.

Tendo aberto caminho para outros ao se assumir há 10 anos, Lambert credita a Mercury por firmar a base para que o público LGBTQ seja o mais autêntico possível.

“Ele nunca realmente negou isso em público. Ele nunca mentiu, o que é importante citar. Ele nunca afirmou ser algo que não era”, diz Lambert. “Acho que durante esse período, isso foi um tipo de protesto. Ele não assimilou. Ele não fingiu.”

Autoria do Post: Josy Loos
Tradução: Patricia Albuquerque
Fonte: The Advocate

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