Tradução da Entrevista de Adam Lambert na Revista Kaltblut – Junho/2019

“Comin In Hot” – Uma Entrevista com Adam Lambert

Adam Lambert está de volta com uma nova faixa, COMIN IN HOT, que será seguida, em Setembro, pelo lançamento do LADO A na primeira metade de seu próximo álbum, VELVET. COMIN IN HOT também revela a segunda parte do curta-metragem que apoia VELVET. Nós somos um dos poucos a ter a chance de ouvir uma prévia do álbum com o próprio superstar do pop, Adam Lambert. Aproveitamos esta ocasião para falar sobre sua carreira, seu novo som, mas também sobre a cultura queer em comemoração ao mês do orgulho.

KALTBLUT: Já se passaram 4 anos desde o seu último lançamento. Você está animado com o seu novo álbum, “Velvet”?
Adam Lambert: Oh meu Deus, eu sinto como se fosse um bebê incubando. Eu me sinto como uma mãe com trigêmeos e eu estou tipo “Saia logo daí!” Estou animado. Parece muito autêntico. Demorou um pouco, mas a razão é que eu queria ter certeza de que tudo pareceria real. Eu acho que este é o meu caminho e eu queria um projeto que fosse muito coeso onde tudo se encaixasse muito bem. E se encaixa.

O que é ótimo nesse projeto é que estou muito mais em uma posição de controle criativo, mais do que nunca, e isso é bom. Eu amo tanto “New Eyes”, é uma música tão romântica. Não é necessariamente o primeiro single mais óbvio, mas quem sabe? Estamos em uma época em que pensamos “eu estou apenas lançando música que eu gosto e é isso que importa”. Para mim, era importante não ser pego no jogo, como no passado, a competição da música. Eu tive que comprometer muito com os rótulos no passado, então desta vez eu vou fazer o que eu quero, o que é ótimo.

KALTBLUT: Com quem você trabalhou neste álbum? Alguma colaboração que devemos saber?
Adam: No começo, quando eu comecei o projeto, eu estava trabalhando com pessoas que eu conhecia socialmente, compositores e amigos na indústria. Eu liguei para um compositor com quem trabalhei no álbum anterior e nós meio que assumimos as coisas, o que é legal porque não havia pressão. Eu também trabalhei com um cara chamado Tommy English, um incrível produtor indicado ao Grammy que trabalhou com artistas alternativos como BØRNS e K.Flay. Lembro-me de ouvir aquela música do Electric Love e pensar: quem é esse? Essa faixa é incrível, eu me apaixonei por ela. Lembro-me de uma lâmpada se acendendo na minha cabeça e tive que descobrir quem a tinha feito, e encontrei Tommy. Ele é incrível, ele contribuiu com duas músicas neste álbum, “Superpower” e “Loverboy”.

KALTBLUT: Por que “Velve”t? Qual foi a principal inspiração para o título?
Adam: A palavra acabou aparecendo na minha cabeça, e eu fiquei tipo sim, é isso! Isso me lembra de algo suave e nostálgico e meio que clássico, glamouroso e luxuoso. Ele também é conhecido em um monte de coisas diferentes, como Velvet Rage, Velvet Goldmine, que é o meu filme favorito, o Velvet Underground. Eu apenas gostei da palavra. Fez sentido para mim. As músicas são suaves, há uma suavidade neste álbum, é um pouco mais emotivo do que no passado, então o veludo se encaixa.

KALTBLUT: Ouvi dizer que você se apaixonou durante a produção do álbum…
Adam: Sim, estou em um relacionamento. E é por isso que escolhi “New Eyes” como meu primeiro single, porque é onde estou no momento. Estou apaixonado e conheci alguém que me faz ver as coisas de uma forma diferente, o que me dá uma nova perspectiva e nova energia.

KALTBLUT: Você acha que o fato de conhecer essa pessoa durante o processo criativo influenciou o resultado do álbum?Adam: Não, para ser justo, “New Eyes” já estava lá antes de eu conhecer essa pessoa! Mas isso fez sentido, e isso me colocou em um bom estado mental. Eu me mudei, comprei uma casa nova, comecei um novo relacionamento, fiz um novo álbum. Tudo parece uma página limpa, um novo capítulo.

KALTBLUT: Você tem uma ou duas músicas do seu novo álbum que se destacam para você e, em caso afirmativo, por quê?
Adam: “Superpower”, que está saindo em Setembro, é definitivamente uma faixa-chave. É diferente e não parece com outras coisas. É como um hino de empoderamento e rebeldia. Ela fala “algo está errado, eu não estou em meu poder, e sabe o que mais, f*da-se! Eu não vou me segurar, vou pegar de volta e encontrar meu superpoder.” Eu acho que é uma mensagem tão poderosa. O mundo agora está um pouco ao contrário de certa forma, as pessoas estão lutando para serem vistas e ouvidas e eu sinto que essa música se aplica a muito disso. E faz você querer dançar!

Eu realmente me senti inspirado por muitas músicas alternativas, como o LCD Soundsystem, o Daft Punk, o house da França, a discoteca, o funk. Eu amo todas essas músicas, sempre amei. E isso é onde “Superpower” vive.

KALTBLUT: Podemos falar sobre “On The Moon”?
Adam: Um jam sexy e lento, sim! Ótima vibe! É um estilo que eu nunca tinha tentado antes. Eu meio que tropecei nisso, e eu combinei um dia no estúdio com esse jovem produtor e ele tocou apenas os instrumentos e eu achei muito legal. Então ele elaborou uma melodia e isso aconteceu organicamente. Um amigo meu, Sam Sparro, co-escreveu essa faixa. Eu o conheço há anos, nós colaboramos antes e foi divertido fazer outra música juntos.

KALTBLUT: Às vezes eu quase não sabia se era você cantando. Como você treinou sua voz para este álbum?
Adam: No passado, eu costumava cantar com toda a voz, belting. Neste álbum, eu queria explorar meu falsete, que é a voz rouca e alta, a voz de cabeça. Muitas vezes eu apenas fui em frente. Foi um bom experimento para entrar nessa outra parte da minha voz que eu não usei muito no passado. O falsete é uma coisa boa de gravar, é suave, é mais convidativo.

KALTBLUT: Qual é o seu processo criativo para uma música relacionada à sua voz? Você começa com as letras e sabe imediatamente se vai fundo ou não?
Adam: Cada música vem de forma diferente. Depende da vibe. Elas são todas feitas no estúdio. Um produtor toca uma progressão de acordes ou uma batida, geralmente há outro compositor lá e nós apenas começamos o freestyle pela instrumentação. E às vezes as palavras simplesmente vêm organicamente… você joga a bola de um para o outro e escreve uma música. É difícil explicar, simplesmente acontece!

KALTBLUT: Vamos falar de moda. Você tem um senso de estilo muito forte. Qual é a sua inspiração, quem faz suas roupas?
Adam: Eu amo roupas. Eu tenho um vício em compras, na verdade. E agora com as compras online, é muito fácil, e tão perigoso! Eu me inspirei muito em todo o mundo da Gucci nos últimos dois anos. Ele é um visionário. E eu adoro que seja brincalhão, caprichoso e estranho e não se leva muito a sério. Eu realmente me identifico com o jeito que ele coloca as roupas juntas, parece o som deste álbum, como o lugar que eu estou emocionalmente: eu quero me divertir! Eu lancei uma faixa prévia chamada “Feel Something”, que é super emocional, muito honesta e séria, mas “New Eyes” é um sonho e romântica, e “Superpower” é divertida e dançante… Como artista, eu realmente gosto de poder oferecer às pessoas um escape. Eu gosto que as pessoas ouçam uma música ou vão a um show e escapem da vida normal, como pequenas férias.

KALTBLUT: Falando de dança, a coreografia sempre fez parte de sua identidade como artista. Podemos esperar um pouco disso em “Velvet”?
Adam: Eu não sei ainda, não pensei isso. Mas “Superpowe”r pede alguns passos. Ainda não cheguei lá, mas em breve!

KALTBLUT: Você está em turnê com o Queen há um tempo, como essa experiência influenciou você como artista?
Adam: Osmose, você sabe. Meio que gruda em você. Brian e Roger são tão sábios e tiveram muita experiência. Eles fizeram tudo! Então, apenas estar perto deles e conversar com eles, ouvir histórias e receber conselhos foi muito importante. Estar no palco com eles e tocar músicas que todo mundo conhece, as pessoas estão cantando junto e têm memórias associadas com as músicas de quando eram mais jovens ou talvez eles trouxeram seus filhos ou netos e há várias gerações lá; é tão legal olhar para o público e ver todos os tipos diferentes de pessoas. E agora, com o sucesso do filme, será um público ainda mais diversificado, o que é muito empolgante. Se Brian e Roger sentem que querem se apresentar, estou dentro!

KALTBLUT: Este mês de Junho é o Mês do Orgulho que é comemorado em todo o mundo, e este ano também marca o 50º aniversário dos protestos de Stonewall. Nos dias de hoje, com Trump e a retórica anti-gay recebendo atenção na mídia, você acha importante para você, como artista abertamente gay, levantar sua voz?
Adam: Definitivamente é. Eu tentei nos últimos dez anos dar o exemplo e não pedir desculpas ou não me afastar de ser exatamente quem eu sou. Eu me envolvi com diferentes causas, como o Trevor Project, Projeto Angel Food… é muito importante emprestar sua celebridade e plataforma para essas organizações. Eu amo onde estamos como comunidade agora, há muita diversidade, estamos exibindo todos esses rótulos. A visibilidade trans é incrível agora, a fluidez de gênero… todas essas novas conversas, parece que as pessoas estão realmente tentando entender que todo mundo é diferente e tem sua própria situação e identidade. É um momento muito interessante.

KALTBLUT: Um monumento de Nova Iorque finalmente homenageará o legado das ativistas e ícones transgênero Marsha P. Johnson e Sylvia Rivera. Quem foram seus modelos queer enquanto crescia e por quê?
Adam: Quando eu era adolescente, eu assistia Will & Grace, geralmente com minha família, e Sean Hayes, o ator que interpreta Jack, era tão brilhante e engraçado. E eles estavam falando sobre tudo, tudo estava em aberto. Era uma comédia, mas eles estavam abordando questões e estilos de vida gay. Eu lembro da minha família sendo realmente receptiva ao show e eu acho que na minha cabeça eu estava tipo “vai dar tudo certo.” Eu não era assumido ainda, mas quando eu saí do armário, na minha cabeça eles não estavam ofendidos, não achavam estranho, então para mim, foi uma maneira de facilitar isso. Então o show foi importante para mim. Eu conheci Sean recentemente e ele é um cara tão adorável. Foi um estranho ciclo completo.

Quando fiquei um pouco mais velho, quando saí e explorei o mundo do rock’n roll, descobri pessoas como Freddie Mercury, David Bowie, Boy George, George Michael… todos esses artistas com os quais eu podia me relacionar, como cantor e artista…

Eu também estive no mundo do teatro por um longo tempo, fazendo testes, mas mesmo isso foi difícil porque eu estava fazendo testes para o cara hétero, jovem e romântico que estava com a garota, sempre me senti desconfortável, como uma fraude. Então, descobrir músicos de pop e rock que eram alternativos com sua sexualidade ou expressão de gênero significava muito para mim. Se eles fizeram isso, eu também poderia fazer. Foi muito inspirador.

KALTBLUT: E agora você é um ícone queer…
Adam: O que eu amo é que eu conheci fãs e pessoas que vieram até mim e me disseram que, por eu estar no American Idol, eles puderam conversar com seus pais. Ser capaz de fazer essas conversas acontecerem e isso voltar como voltou para mim, com alguém como Sean Hayes, é muito legal. E esses são os tipos de conversas e os tipos de pessoas que fazem você perceber que é maior do que você. Não é apenas quanto dinheiro eu fiz esse ano, é o impacto.

É interessante também porque dez anos atrás, quando entrei em cena, foi difícil. Na época, na América, não havia artistas mainstream que fossem abertamente homossexuais, então era um território desconhecido. Eu tinha um bom apoio, mas havia muitas pessoas no lado comercial que não sabiam o que fazer. Eles estavam com medo porque não queriam colocar seus pescoços na linha. Então você olha onde estamos agora e você tem todos esses outros artistas queer e assumidos e comercialmente bem-sucedidos como Sam Smith ou Troye Sivan…

KALTBLUT: E quando você fez a performance do AMA e recebeu retaliação por causa disso, você teve que explicar em entrevistas que se uma artista pop é provocativa no palco, tudo bem, mas se um cara é, de repente, é desaprovado…
Adam: Padrões duplos sempre me frustram. Tudo bem, você não pode controlar as preferências das pessoas, um público vai gostar do que gostar, seja justo ou não, mas ter executivos te castigando, isso não é justo.

KALTBLUT: Você já viveu homofobia e como você lidou com isso?
Adam: Sempre há alguma homofobia subjacente em algum lugar. Eu tento ignorar o melhor que posso. Eu acho que tive sorte, fui criado em uma família muito solidária que me permitiu me expressar do jeito que eu queria. Então indo para o mundo do teatro no sul da Califórnia, que era um espaço bastante seguro, eu não lidei com muitas coisas que meus amigos tiveram que lidar. E talvez seja por isso que isso funcionou para mim porque consegui avançar sem esse trauma. Então, liderar pelo exemplo é mais fácil para mim. Mas eu ouço histórias o tempo todo de pessoas que conheço e de pessoas que não conheço e é de partir o coração. Quer sejam suas famílias que não aceitam, ou valentões ou suas igrejas, é difícil.

KALTBLUT: Eu sei que você já morou em Berlim antes, qual é a sua coisa favorita sobre a cidade?
Adam: Sim, eu morei em Berlim há muito tempo, em 2003. Eu simplesmente amei a atitude aqui, é tão aberta e progressiva. Em 2003, especialmente, eu era um pouco inocente, eu experimentei algumas coisas também, eu fui para o KitKatKlub pela primeira vez, bares. Foi uma grande surpresa. Foi legal porque eu senti que em Berlim eu poderia ser qualquer coisa que eu quisesse ser, talvez até mais do que no sul da Califórnia. A Califórnia é progressista e liberal, mas porque L.A. é uma cidade de entretenimento, as pessoas se encaixam em um visual para conseguir trabalho, então não há tanta expressão acontecendo, é mais sobre tentar agradar aos poderes constituídos. E quando você vem para Berlim, as pessoas estão fazendo exatamente o que querem fazer, então eu fiquei muito inspirado por isso.

KALTBLUT: Haverá uma turnê mundial de “Velvet”, certo?
Adam: Esse é o objetivo! Sim, nós voltaremos. Nada está certo ainda, mas está sendo conversado com certeza!

Entrevista de Nicolas Simoneau, Marcel Schlutt e Bénédicte Lelong.

Autoria do Post: Josy Loos
Tradução: Stefani Banhete
Fonte: Kaltblut

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