The Sun: “Quem é Adam Lambert? Vocalista do Queen, ativista LGBT e vice-campeão do American Idol”

Quem é Adam Lambert? Vocalista do Queen, ativista LGBT e vice-campeão do American Idol

O cantor superstar é um dos vocalistas mais celebrados na indústria da música – aqui tem o que você precisa saber

Com milhões de álbuns vendidos em seu nome e com uma voz de causar inveja a indústria, Adam Lambert é um dos maiores talentos musicais do planeta.

O vice-campeão do American Idol já até fez turnê com a lendária banda de rock Queen. Mas o que você sabe sobre o cantor superstar?

Quem é Adam Lambert?

Adam nasceu em Indianópolis, Indiana, o filho de Leila, uma higienista dental e Eber Lambert, um gestor de programa de ascendência norueguesa.

O homem de 37 anos foi criado segundo o judaísmo, religião da sua mãe, e tem um irmão mais novo chamado Neil – a família mudou para San Diego, Califórnia logo depois que ele nasceu.

Ele mostrou desde cedo sinais de estar destinado a vida sob os holofotes, estreando em uma produção profissional local de Grease, Peter Pan e Hello Dolly! enquanto estava no ensino médio.

Adam cursou apenas cinco semanas na “California State University” e depois se mudou para Los Angeles para buscar sua carreira no showbiz.

Como Adam Lambert conseguiu sua grande chance?

Adam passou vários anos lutando para sua grande chance, liderando uma banda de rock underground “The Citizen Vein” enquanto se apresentava em produções de teatro musical.

Ele foi um substituto para o papel de Fiyero no famoso musical Wicked, e fez uma turnê como membro do elenco do show de 2005 a 2008.

Sua grande chance foi quando ele fez uma audição para a oitava temporada do American Idol em 2009, impressionando os jurados com suas performances das faixas clássicas “Rock With You” e “Bohemian Rhapsody” do Queen.

Simon Cowell foi um dos primeiros fãs, aplaudindo Adam de pé por sua performance emocionante do sucesso de Tears and Fears e Gary Jules, “Mad World” – a única vez que o notório e cruel jurado fez tal elogio no programa.

Adam posteriormente terminou como vice-campeão atrás do cantor Kris Allen, e mais tarde, ocupou o quinto lugar dos 120 melhores competidores da história do American Idol.

O que Adam disse sobre sua sexualidade?

Em Abril de 2018, Adam disse a “Wonderland Magazine”: “Eu sou gay e estou fora do armário – muito claramente – desde que eu tinha 18 anos e eu não estava no armário durante o programa ou perto de ninguém.”

“Foi no final do show que eu percebi que todos queriam que eu saísse do armário, mas eu já estava fora! Eu sempre estive fora. Eu apenas nunca falei sobre porque não tinha influência sobre o que eu estava fazendo no palco.”

“Não é como se fosse uma grande surpresa com minhas roupas, minha aparência e escolha de músicas, sabe?”

Discursando no “Mosaic LGBT Youth Centre” de Londres em Maio de 2018 ele falou sobre “sair do armário”, ele disse: “Eu acho que a melhor forma é começar a se comunicar, falar sobre como isso faz você se sentir. Quando você mostra como está se sentindo para outra pessoa sempre parece funcionar melhor e você se conecta mais profundamente naquele momento.”

Ele apareceu em campanhas destinadas a combater o bullying contra jovens gays e lançou singles para caridade para conseguir dinheiro para prevenção de suicídio da juventude LGBT.

O trabalho de caridade de Adam e seu trabalho de promover igualdade na indústria fez ele ganhar um prêmio de “Music Icon” em 2015 no British LGBT Awards.

Ele estava em um relacionamento com a estrela da TV finlandesa Sauli Koskinen de 2010 a 2013, mas no ano passado revelou que estava solteiro há dois anos e estava procurando por amor.

O quão bem sucedido Adam tem sido como um cantor solo?

O American Idol impulsionou Adam para a atenção internacional, e lapidou sua fundação para uma carreira solo que o levou a vender mais de três milhões de álbuns e cinco milhões de singles pelo mundo todo.

Seus três álbuns, “For Your Entertainment” (2009), “Trespassing” (2012) e “The Original High” (2015) alcançaram o top três nas paradas do Estados Unidos, com “Trespassing” dando a ele seu recorde número um.

O soberbo comando vocal e o alcance extremo de Adam o fizeram ser amplamente elogiado por suas proezas vocais, e a estrela supostamente teve sua voz assegurada por 48 milhões de dólares em 2012.

Ele também é conhecido por suas performances teatrais e sua habilidade de mostrar sua individualidade com espetáculos extravagantes – suas turnês teve os ingressos esgotados por todo o mundo com aclamação da crítica.

Em Maio de 2018 em uma entrevista com a Atittude Magazine, ele falou sobre sua música solo, ele disse: “Obviamente o Queen realmente me inspira. Eu não acho que esse álbum tenha um gênero específico. Eu acho que tem muitas influências diferentes nele.”

“Tem rock, tem funk, tem soul, tem disco, composições pop dos anos 70 e alguns sabores dos anos 80, também. Dito isso, há muitas influências modernas também, então é uma espécie de fusão.”

Como Adam Lambert e Queen se encontraram pela primeira vez?

Queen se apresentou pela primeira vez junto com Adam no American Idol, e desde de 2011 a banda lendária e o cantor vem colaborando como Queen + Adam Lambert.

O supergrupo inicialmente fazia apenas apresentações ocasionais, como um show especial em 2011 no MTV Europe Awards e três shows em Londres em 2012.

No entanto, em 2014, eles embarcaram em uma turnê mundial de sucesso com 66 shows, e no começo desse ano se apresentaram em festivais pela Europa e Ásia, sendo bem aclamado pela crítica.

O guitarrista Brian May elogiou o “incrível alcance e potência” da voz do cantor, enquanto o baterista Roger Taylor disse que ele tem “o melhor alcance que ele já escutou”.

Falando para a Wonderland Magazine ele disse: “No começo do trabalho com o Queen eu estava completamente intimidado! Eu estava ‘o que? É sério?’ Vocês realmente querem que eu faça isso?’ Eu estava intimidado pelo que os fãs diriam e esperariam de mim. Estar na sombra de Freddie Mercury é de mexer com sua mente, sabe? Mas com o passar dos anos, eu me tornei confortável com o show e seu conjunto de músicas.”

Em Maio de 2018 em uma entrevista com Attitude Magazine ele revelou que agora tem seu próprio estilo quando está cantando com o Queen: “No começo eu tentava atingir as mesmas notas e subidas de Freddie, então eu aprendi a cantar as canções da forma que elas funcionam para mim e meu estilo.”

Autoria do Post: Josy Loos
Tradução: Gisele Duarte
Fontes: @TheSunShowbiz e The Sun

Compartilhar
Share

Nenhum Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *