-
29Maio2019
- ESCRITO POR:
- CATEGORIA:
- COMENTÁRIOS:
- 0
Ultimate Classic Rock: “Há 10 anos: Queen encontra Adam Lambert no ‘American Idol'”
No último dia 20 de Maio já fez 10 anos desde que Adam se apresentou pela primeira vez com o Queen, e isto aconteceu durante a performance de “We Are The Champions” em 2009, na Final do American Idol da 8ª Temporada. Confira o artigo publicado pela Ultimate Classic Rock em comemoração a estes 10 anos!
Há 10 anos: Queen encontra Adam Lambert no ‘American Idol’
No início de 2009, Brian May estava organizando uma lista de cantores em potencial para substituir Paul Rodgers no Queen. Naquele momento, Adam Lambert usou o clássico da banda “Bohemian Rhapsody” como sua música de audição no American Idol.
O guitarrista não estava assistindo, mas a performance rapidamente encontrou seu caminho até ele.
“Aquela [audição] se agitou ao redor do mundo”, May disse em uma conferência de imprensa em 2014. “Milhares de pessoas me mandaram o vídeo, dizendo ‘Você tem que ver esse cara!’ Então eu vi imediatamente.”
Em retrospectiva, é fácil ver como a aparição do Queen no episódio final do Idol, no dia 20 de Maio de 2009, foi uma manobra da banda para olhar Lambert mais de perto. Mas, como May disse no documentário de 2019, The Show Must Go On, os produtores convidaram eles para o programa. Além disso, com a quantidade de tempo de espera necessário para fazer isso acontecer, não havia garantia de que Lambert sequer seria um dos finalistas.
Então foi uma coincidência ou destino que deixou o Queen cara a cara com Lambert naquela noite? É impossível dizer. Mas Lambert acredita que sua versão de “Bohemian Rhapsody” foi a causa de pelo menos uma pequena parte da decisão dos produtores.
“Se alguém tivesse me dito, ‘A propósito, você vai se apresentar com eles no Madison Square Garden em cinco anos’, eu teria rido na cara da pessoa”, Lambert disse em 2014. “Isso é tão surreal, e estou feliz de ter cantado aquela música para minha audição, porque talvez isso tenha plantado uma semente. Eu acho que essa audição é uma das razões de eles terem dito ao final do programa ‘Certo, vamos pensar em algumas coisas para fazer na final’. E quando eu ouvi que o Queen estaria no palco, foi um momento de ciclo completo. E agora o círculo está enorme”.
O Queen apareceu no programa próximo ao final, antes de qualquer um saber se Lambert ou Kris Allen seria coroado o vencedor. Os competidores dividiram os versos em “We Are The Champions” e, embora Allen tenha sido o vencedor daquela temporada, fica claro ao assistir o vídeo qual cantor teria o voto de May.
“Ambos eram cantores muito bons”, recorda May. “Mas logo houve um tipo de química entre nós e Adam. Foi instantâneo”.
Rumores circularam imediatamente após o programa de que o Queen já havia contratado Lambert, mas embora May tenha dito que ele definitivamente estava interessado na ideia do jovem cantor se juntar à banda, eles nem tinham tido tempo de discutir isso.
“No meio de toda aquela agitação, não tinha havido realmente um momento tranquilo para conversar”, May disse à Rolling Stone alguns dias depois. Mas ele e o baterista Roger Taylor estavam “definitivamente esperando ter uma conversa significativa com ele em algum ponto. Não é como se nós, como Queen, correríamos para nos juntar a outro cantor de repente. Não é assim tão fácil. Mas eu certamente gostaria de trabalhar com Adam. Aquele é um instrumento maravilhoso que ele tem”.
Queen teve de esperar outros dois anos e meio para sua próxima chance de trabalhar com Lambert. Seis semanas após eles se conhecerem, Lambert partiu em uma turnê com os outros finalistas do Top 10 do Idol, o que o manteve ocupado pelo resto daquele verão. Então ele lançou seu álbum de estreia, “For Your Entertainment”, em Novembro, seguida de sua turnê mundial, Glam Nation, que durou de Junho a Dezembro de 2010.
Em Novembro de 2011, Queen e Lambert se encontraram nas órbitas um do outro novamente quando ambos estavam definidos para o MTV Europe Music Awards em Belfast, onde o Queen foi presenteado com o Global Icon Award.
“Nós todos pensamos que seria uma explosão aparecermos juntos, apenas para ver o que aconteceria”, May escreveu em seu livro, Queen em 3D. “Então nós ensaiamos por alguns dias e então, totalmente ao vivo (como sempre fazemos), na TV Britânica nós tocamos ‘The Show Must Go On’, ‘We Will Rock You’ e ‘We Are The Champions’. A resposta foi estupenda. Foi bem unânime a ideia de que ‘isso funciona’. Então imediatamente começamos a pensar, ‘Vamos tentar alguns shows, só para ver o que acontece'”.
Eles fizeram seu primeiro show completo juntos em 30 de Junho de 2012, em Kiev, como parte de uma mini turnê de quatro-cidades, seis-shows na Europa. Uma turnê prolongada pela América do Norte se seguiu em 2014. Eles têm trabalhado regularmente desde então.
Assista abaixo alguns vídeos relevantes a este artigo:
Audição de Adam – “Bohemian Rhapsody” – 20/01/2009
“We Are The Champions” – Adam e Kris Allen na Final do American Idol de 2009 com o Queen – 20/05/2009
MTV European Music Awards (EMA) – 06/11/2011
Show em Kiev – 30/06/2012 (Demais vídeos aqui)
Autoria do Post: Josy Loos
Tradução: Bruna Martins
Fonte: Ultimate Classic Rock
Nenhum Comentário