Ultimate Classic Rock: Revisitando a primeira performance de Adam Lambert com o Queen

Revisitando a primeira performance de Adam Lambert com o Queen

Adam Lambert se apresentou com o Queen pela primeira vez no final da temporada 2009 do American Idol, mas foi só quase um ano e meio depois que ele fez sua estreia como cantor da banda, ainda que extraoficialmente.

O show aconteceu no dia 6 de Novembro de 2011, no MTV Europe Music Awards em Belfast, onde, no início da noite, o Queen recebeu o Global Icon Award. Eles tocaram três músicas com Lambert, “The Show Must Go On”, “We Will Rock You” (com a linha de baixo de “Under Pressure” na introdução) e “We Are The Champions”, este último uma reprise da performance no Idol. [Você pode ver fotos do show aqui].

As sementes tinham sido plantadas durante a audição de Lambert para o American Idol quando ele cantou “Bohemian Rhapsody”. Como Brian May recordou, o Queen estava procurando por um novo cantor depois de terminar sua parceria de quatro anos com Paul Rodgers. Tudo coincidiu perfeitamente com a interpretação de Lambert do clássico da banda.

“Milhares de pessoas me mandaram o vídeo dizendo: ‘Você tem que ver esse cara!'”, Ele disse ao Yahoo! “Então imediatamente colocou [ele] lá. E então nós viemos ver [Lambert cantar]. Foi aí que começou.”

A apresentação na final do Idol levou a inevitáveis rumores de que Lambert recebeu uma oferta para se juntar à banda. De sua parte, May negou, mas admitiu que ele e o baterista Roger Taylor estavam seriamente interessados no cantor de 27 anos de San Diego.

“Entre todo esse furor, não houve realmente um momento de silêncio”, disse May a Rolling Stones. “Mas [Roger] e eu definitivamente esperamos ter uma conversa significativa com ele em algum momento. Não é como se nós, como Queen, nos apressássemos em nos unir a outro cantor desse jeito. Não é assim tão fácil. Mas eu certamente gostaria de trabalhar com Adam. É um instrumento incrível o que ele tem.”

Algumas semanas depois, Taylor disse ao UCR que Lambert “realmente amadureceu e se tornou um artista incrível. Eu acho que Brian e eu possivelmente faremos algo com Adam, porque ele é realmente ótimo. Seu alcance é inigualável, eu acho, e sua presença de palco é realmente impressionante.”

Dois meses depois, eles se tornaram oficiais quando Queen + Adam Lambert anunciou uma pequena turnê de verão na Europa. Lambert deixou claro desde o início que ele não estava querendo ocupar o lugar de Freddie Mercury.

“A intenção é homenagear Freddie e a banda cantando ótimas músicas”, ele disse. “É para manter a música viva para os fãs e dar-lhes uma energia de que Freddie teria orgulho. Não há nenhuma intenção em substituir Freddie. Isso é impossível. A meu ver é uma grande honra e eu não vou fugir dela de maneira nenhuma”.

A turnê começou em 30 de Junho de 2012, em Kiev, como parte de um show beneficente de AIDS que também contou com Elton John.
Apesar de tocarem 25 músicas, Lambert cantou em apenas 18 delas, com May assumindo a liderança em três e Taylor cantando duas, além de um holofote solo para May e uma batalha de bateria entre Taylor e seu filho, Rufus. [Você pode ver o set list para o show abaixo].

Lambert mais tarde revelou que ele estava nervoso para os primeiros shows, mas o apoio da banda e do público o incentivou. “Eu pensei: ‘Não tem como eu estar fazendo isso'”, ele disse. “Eu tinha a confiança da banda e eles eram realmente amáveis sobre isso. Eles ficaram tipo, ‘Não, não, não, você é ótimo. Nós amamos isso. Faça o que você quiser.’ Mas na minha cabeça eu continuei dizendo: ‘Não, eu não sei’.”

“O primeiro público que tivemos foi muito favorável, e cada público depois também. Então, aos poucos, eu fiquei tipo, ‘Tudo bem, eu posso fazer isso – mais ou menos’. Mas não há comparação com o Freddie.”

Eles fizeram sua estreia nos EUA um ano depois com um set curto no iHeartRadio Music Festival em Las Vegas e montaram uma turnê norte-americana em grande escala em 2014. Eles viajam pelo mundo regularmente desde então, incluindo uma segunda turnê norte-americana em 2017 e um Residência em Las Vegas em 2018. Um retorno à América do Norte, com a Rhapsody Tour, está previsto para o verão de 2019.

Ainda assim, Lambert não gravou com o Queen, embora May e Taylor tenham falado sobre a possibilidade disso acontecer. “Se fizermos alguma coisa no futuro, eu gostaria que fosse algo novo”, disse Taylor em 2016. “Eu não sei o quão novo soaria, mas acho que se Brian pudesse criar uma música ou duas que nos fizesse sentir bem”.

Ao longo de seu mandato, Lambert manteve um perfil público como um ato solo. Seu segundo álbum solo “Trespassing” chegou em 2012, um mês antes da data de Kiev; depois veio “The Original High” em 2015. Ele promoveu ambos os discos com turnês mundiais.

Ele também fez inúmeras aparições como jurado ou mentor em programas de TV, incluindo um retorno ao American Idol em 2014, e teve um papel não creditado em Bohemian Rhapsody como um caminhoneiro à espera que Mercury (interpretado por Rami Malek ) termine um telefonema para que os dois possam ter um encontro ilícito.

Lambert, que se assumiu em 2009, também usou sua fama para defender e arrecadar dinheiro para questões LGBT, e ganhou inúmeros prêmios de organizações LGBTQ por seus esforços de ativismo e filantropia.

Queen + Adam Lambert, 30 de Junho de 2012, Kiev

1. “Seven Seas Of Rhye”
2. “Keep Yourself Alive”
3. “We Will Rock You”
4. “Fat Bottomed Girls”
5. “Don’t Stop Me Now”
6. “Under Pressure”
7. “I Want It All”
8. “Who Wants To Live Forever”
9. “A Kind Of Magic” (Roger nos vocais)
10. “These Are The Days Of Our Lives” (Roger nos vocais)
11. “Love Of My Life” (Brian nos vocais)
12. “’39” (Brian nos vocais)
13. “Dragon Attack”
14. Duelo de Bateria
15. Solo de Guitarra
16. “I Want To Break Free”
17. “Another One Bites The Dust”
18. “Radio Ga Ga”
19. “Somebody To Love”
20. “Crazy Little Thing Called Love”
21. “The Show Must Go On”
22. “Bohemian Rhapsody”
Encore
23. “Tie Your Mother Down” (Brian nos vocais)
24. “We Will Rock You”
25. “We Are The Champions”

Autoria do Post: Josy Loos
Tradução: Stefani Banhete
Fonte: Ultimate Classic Rock

Compartilhar
Share

Nenhum Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *