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06abr2016
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Review do fã @noskerdycat do Show em Nasville (TN/EUA) – 10/03
Turnê Original High 2016 de Adam Lambert em Nashville: A análise completamente tendenciosa de uma fã Flashback seis + anos atrás, em 20 de Janeiro de 2009, meu “cérebro” ficou na posição ON, quando eu coloquei os olhos sobre o mais incrível vocalista do planeta. Eu honestamente acredito que fui programada ao nascer para responder visceralmente à voz e ao visual de Adam Lambert. Enquanto eu via Adam ser o centro das atenções durante as audições de Idol e ele pronunciou as palavras “I’m not skerd” [“Eu não estou com medo”] em resposta à declaração de Randy Jackson, meu nome passou a ser ‘noskerdycat’ no Twitter. Enquanto Adam cantava “Bohemian Rhapsody” em sua audição de Idol, analisei esta versão sem adornos (sem maquiagem, sem unha pintada) e sem hesitação exclamei para mim mesma “Uau! Que exibido!” Mal sabia que este ser extraordinário estaria cantando como um anjo e mostrando sua incrível plumagem de pavão e eu seria arrastada para o mundo fascinante e viciante de ser uma fã de Adam Lambert.
De volta ao presente: Nashville, TN em 10 de Março de 2016 e está chovendo, incluindo as habituais tempestades, juntamente com seus raios e trovões e a eletricidade acaba de cair no hotel e meu cabelo recém-cortado e tingido de rosa está todo molhado e precisando desesperadamente do secador e da chapinha. Caramba, eu pensei; mesmo que a energia volte e possa concluir meu penteado, a chuva lá fora acabará por produzir os seus efeitos, reduzindo todos os meus planos de embelezamento a uma bagunça sem brilho. Este fugaz momento de angustiada vaidade foi totalmente induzida pela emoção de fazer parte da foto M&G (meet and greet) antes do show e pela esperança selvagem de que eu estaria lindamente qualificada para ter Adam em pé ao meu lado. Mas então eu voltei aos meus sentidos quando meu companheiro de quarto me lembrou que meros mortais não podem atingir aquele nível de beleza “Adam”. E eu decidi que a melhor coisa a fazer era apenas livrar-me de querer competir com a perfeição e planejar me divertir, não importava como eu parecia.
OK, a força voltou, cabelo seco, maquiagem aplicada e saímos para ir ao show debaixo de uma chuva torrencial encontrando dificuldades no tráfego e incerta de encontrar uma vaga de estacionamento. Depois de participar de um jantar com fãs na noite anterior, eu estava bem ciente dos jogos da SEC e da peça “The Phantom of the Opera” causando engarrafamentos e bloqueando o acesso a determinadas ruas. Esta noite parecia pior. Surpreendentemente, a chuva parou, a garagem foi aberta ao público e enquanto eu dirigia, fui capaz de dar um suspiro de alívio e mostrar alguma ansiedade.
Esperei 5 anos para este M&G. Foi um prêmio que eu ganhei através do fã-clube em 2011 pela criação de uma camiseta Charity Water redesenhada.
GroundCtrl. que dirige o site de fãs, recusou-se a atribuir o prêmio para qualquer uma das performances de Adam desde a data do concurso. Eu lutei uma batalha intensa e alegaram não ter nenhuma obrigação de atribuir qualquer prêmio que não fosse um cartão postal de Adam então eu rejeitei o cartão postal substituto, humilhando-os no Better Business Bureau e finalmente desisti.
Quando eu implorava por um ingresso para a apresentação da turnê The Original High (TOH) de Adam nos EUA, as sementes da persistência e o estilo Adam de positividade brotaram de novo e eu chamei de Maravilhosa União (a versão “recentemente” armada de GroundCtrl) e tentei mais uma vez. Para minha grande surpresa, o representante do serviço ao cliente lidou atenciosamente com a coisa toda, e pelo que entendi ambos os vencedores do concurso em 2011 foram premiados ao encontro VIP como prometido. Pode muito bem ter sido alguma ajuda divina dada por anjos terrestres que mudaram os “idiotas” dos administradores do fã-clube, mas é somente especulação. Esta fã reverenciou e deu graças aos poderes de quem ou o que a ajudou. Alguma coragem ainda estava presente quando eu cheguei no escritório para pegar meu bilhete, mas quando eu abri o envelope tive que reprimir qualquer desejo de gritar abertamente um enorme UHUUU! quando vi algumas instruções digitadas e dois passes VIP (com o belo rosto de Adam) impressos em um material de cetim.
Acontece que o M&G é para vencedores de concursos, e para aqueles que são de outra maneira “ligados”, sendo assim fomos encaminhados para um grupo diferente e verificados por representantes da Warner Bros., que nos colocou no fim da fila VIP M&G.
Depois de observar as mensagens da mídia social de fãs que assistiram a shows anteriores, os M&Gs da “The Original High Tour” foram amorosamente chamados de “Guiados ao fuzilamento” por um fã no Facebook e eu acredito que acertou no ponto.
Esteja preparado para se mover rápido, e a propósito; não saltar sobre (err… subir) ou agarrar Adam, não faça isso, não faça aquilo. Basicamente, você tem menos de um minuto para proferir algo coerente e não se esquecer de sorrir o seu melhor e não piscar para a câmera. Eu pratiquei na minha mente o que dizer. Eu não ensaiei exatamente, mas não era uma má ideia.
Mas é claro, Adam é um querido e quando você entra no pequeno quarto ele estende o braço para trazê-lo ao seu lado para a foto. Eu disse: “Oi Adam!” Eu respirei fundo e pensei… por enquanto, tudo bem.
Após as fotos, eu disse: “Para a apresentação de hoje à noite, por favor, sinta-se livre para sair fora da caixa”. Adam pareceu surpreso. Suas costas se endireitaram, e com a cabeça inclinada ele disse com a voz um pouco elevada “CAIXA! QUE CAIXA?”
Eu mantive um sorriso no meu rosto e não disse nada. Realmente, eu não sabia o que dizer, porque eu não tinha antecipado sua resposta. Eu estendi a mão para apertar a dele e disse: “Obrigado Adam”. Como eu estava indo embora ele gritou com um toque de rebeldia e proclamou “EU JÁ ESTOU FORA DA CAIXA!”
A coisa toda me faria rir e eu não ri.
Minha esperança, com o pedido “fora da caixa” era inspirar apenas mais uma entonação gloriosa, ou uma série de vocal brincalhão, ou um impulso de quadril, ou uma ondulação sexy. Quero dizer, afinal de contas eu estou honrando o tema oficial da turnê de “perseguir o superior primitivo” e para mim o superior primitivo é a turnê Glam Nation de 2010 que incluiu de cara, tiras marcando a virilha nas calças de couro, exibição de vocais insanos e nenhum absurdo de sexualidade explícita.
Para esta turnê TOH, os fãs são forçados a usar a sua imaginação conforme Adam gira em túnicas geométricas ou folgadas calças grafite tipo camuflagem, onde ele só consegue agarrar a costura na virilha em vez de efetivamente segurar seus “bens”.
E esses giros eram mal conduzidos através das roupas de tamanho muito grande. Para TOH nós só percebemos sinais visuais sem brilho em vez do contorno esbelto por ele definido com uma facilidade explosiva nas performances de “Fever” e “Whole Lotta Love” durante a turnê Glam Nation.
Ansiedade 65 ou 85
Para mim, pessoalmente, havia um problema mais estressante que indagava no fundo da minha mente. Será que Adam faria um show de 65 ou de 85 minutos?
Depois de participar de algumas discussões pré-show um pouco aquecidas no Facebook e observar o twitter assumir o porquê e não porquê de Adam ter cortado 6 músicas de alguns shows nos EUA, o ponto de partida inequívoco para mim foi que eu queria que cada performance da turnê TOH seria tão representada pelos primeiros 20 shows e por justiça refletiam apenas algumas variações de canções, não um enorme corte de tempo.
Enquanto ouvia as transmissões de áudio e assistia os vídeos de cada show, era evidente que as apresentações já tinham terminado; a grande canção “There I Said It” estava fora do menu para as datas da turnê nos EUA. Algumas nos EUA incluíram “These Boys” mesclada com a introdução da banda e era um deleite otimista e energizado, mas, infelizmente, “These Boys” também desapareceu do setlist. Adam estreou um vocal perfeitamente agradável de “Things I Didn’t Say” no primeiro show nos EUA, no Paramount, mas que também, como está escrito, aparentemente foi arquivado.
Antes de sair para Nashville, lutei para reforçar o meu espírito com infusões de pensamentos positivos, mas honestamente os meus receios estavam logo abaixo da superfície e a simples ideia de que o show para o qual eu havia comprado ingressos era um negócio arriscado e poderia ter 20 minutos a menos foi devastador para mim, especialmente porque uma de minhas canções favoritas chamada “Runnin'” era parte do show mais longo.
Em uma tentativa de me manifestar silenciosamente por uma apresentação mais longa; 48 horas antes do show eu preparei a minha câmera para 90 minutos de vídeo, configurando-a com um cartão de memória robusto, embalei 2 baterias totalmente carregadas e coloquei a ideia de um espetáculo curto para descansar e tirei principalmente da minha mente.
Análise do Pré Show e Show – Parte 1
O show de abertura de Alex Newell efetivamente aqueceu o público e soou vocalmente e divertido. A parte do show de Alex que eu ouvi foi muito agradável. Em seguida, houve cerca de 45 minutos de espera por Adam. O teatro estava carregado de energia que está presente a cada concerto de Adam Lambert. A felicidade é palpável; a antecipação rouba o fôlego e a interação dos fãs se abraçando, reunindo, reconectando e tirando fotos elevou totalmente o espírito do auditório Ryman para uma vibração superior.
O público de Nashville do meu ponto de vista imediato estava cheio de fãs do sexo feminino que provavelmente testemunharam o início de Adam através do American Idol. Polvilhado aqui e ali por jovens pré-adolescentes com suas mães e avós, casais, fãs com camisetas do Queen + Adam, e uma mistura de outras gerações que Adam provavelmente lembraria-nos para não impor rótulos.
Acredito que um dos melhores elogios que Adam consegue na imprensa e na mídia social é quando um crítico, ou um fã antigo, ou um novo fã descrevem o público de Adam como extremamente diversificado. Isso, na minha opinião, é um testemunho de sua mensagem de abraçar uns aos outros como gênero humano e que a música nos conecta apesar de nossas diferenças. Meu ponto de vista do palco é bom. As pessoas na minha frente não são muito altas e eu estou pronta para gravar o vídeo e ignorar as advertências de segurança, quebrar as regras. Uma experiente fã de Adam à minha esquerda avisa que vai me abraçar de lado por causa de uma atraente mulher alta e loura que está diretamente em sua frente bloqueando a vista; Eu digo que está tudo bem; Eu já estive nessa situação também.
A música pré-show “Better Than I Know Myself” nos alerta de que o início do show é iminente. Em breve, as luzes se apagam, os refletores cintilam e visualizamos o palco, luzes brancas começam a piscar e com batidas de tambor formam a adorável palavra de quatro letras A-D-A-M. Os aplausos da multidão aumentam a medida que os banners gráficos mostram silhuetas icônicas de Adam. Em segundos o próprio homem surge em uma plataforma com uma explosão de fumaça e poder vocal cantando “Evil In The Night”. O lugar está agora totalmente envolvido assim que Adam grita a frase “Eu estou aqui para seu entretenimento”. Quando Adam canta “Do you like what you see?”, o público grita em afirmação. Não há nenhuma música que pode liricamente descrever um show de Adam Lambert melhor do que “For Your Entertainment” – essas palavras falam a verdade: “Espere até que tudo termine”. “Ghost Town”, a assinatura de Adam no primeiro single saído do álbum “The Original High” é a próxima no setlist. As mudanças de iluminação para um azul luminescente condizente com o assobio sinistro que permeia a melodia “Ghost Town” e a coreografia é um modelo de movimentos oblíquos e angulares e expressões faciais quase sinistras que, ironicamente, adiciona um valor de entretenimento destemido e espirituoso. E, isso é apenas o começo da combinação distinta de Adam para os tons teatrais que funcionam através de cada vocal.
Após “Ghost Town” eu estava prendendo a respiração na esperança de ouvir aquelas primeiras batidas dos tambores… UAU! Lá estavam elas! Então, segundos depois, o público lidou com esse fabuloso registro de mudança na voz de Adam ao cantar “Aço nos meus lábios trêmulos…”, letra de “Runnin'”.
Cada parte do meu corpo estava regozijando-se sabendo que este show não ia acabar por volta dos inspiradores 60 minutos. “Runnin'” foi aumentando com os registros baixos de Adam até que culminou com uma nota gloriosa e saborosa. A platéia derreteu como manteiga com uma versão sensual de “Chokehold” onde algumas carícias no microfone e discretos movimentos de quadril dispararam a imaginação com o significado da canção sensual.
“Sleepwalker” emerge através de uma mistura ligeiramente desigual de categorias musicais e rapidamente tenta atingir o nível de super-intensidade apresentado durante a turnê Glam Nation. Não é bem o alvo no teatro de apoio, mas forte nos vocais e como um bônus, nós temos o nosso primeiro e suculento solo do guitarrista Adam Ross.
Esta mistura é um marco na turnê que define e mostra o ainda subestimado e incrível catálogo musical de Adam.
Seguido apenas de uma pequena pausa, Adam entra em uma profunda ambientação com a canção “Underground” apoiado por seus dançarinos como vocalistas e fragmentos visuais de iluminação safira e rubi. “Rumors” com sucesso segue a angústia melancólica e vocalmente oscila para trás e para frente através de uma cadência oposta, e em seguida, culmina com o melodrama característico de Adam.
1ª Conversa e a Dança da Amazona
As luzes se apagam e depois acendem e Adam começa sua tradicional acolhida para o puro prazer e sorrisos de todos. Ele diz: “Oi” para alguns fofos pré-adolescentes Glamberts nos assentos centrais.
Ele cumprimenta o público com seu entusiasmo e doce simplicidade e faz uma verificação apressada de quem esteve lá há seis anos e que está fazendo seu brinde pela primeira vez esta noite.
Ele aponta para uma dedicada Glambert à minha frente e diz: “Obrigado por ter voltado. Eu aprecio isso!” Uau! que momento precioso para ela!
Enquanto as luzes acenderam eu filmei o entusiasmo do público. A já alta mulher na frente da minha vizinha tinha se transformado em um ser 50 cm mais alta como uma amazona, porque ela estava de pé nos bancos de madeira instalados no Ryman. Esta ultra entusiasmada fã tinha dominado tanto a arte do assobio que poderia deixar qualquer ego masculino passar vergonha e após 25 minutos de show que ela estava não apenas tonta, mas “totalmente bêbada”, por assim dizer.
Estou convencida de que a “mulher alta” é um descendente de Shiva com seus múltiplos braços porque seu espaço pessoal ondulou em todas as direções possíveis e essencialmente destruiu minhas tentativas periféricas para um bom vídeo e dizimou qualquer visão razoável para aqueles atrás dela enquanto dançava como um mergulhão sujo de óleo.
Pareceu-me bastante improvável que Adam pudesse ignorar esta fã visivelmente dedicada, mas, eventualmente, eu gostaria de acreditar e confiar que os instintos teatrais de Adam o impedia de reconhecer seu modo e não incentivar o desrespeito indisfarçável dela para aqueles ao seu redor.
NOTA: Mais tarde no show após algumas possíveis lágrimas e uma troca honesta de fatos grosseiros, a mulher amazona ajudou a senhora atrás dela (ao meu lado) sobre o encosto do banco e em sua linha para agora, de pé lado a lado, meu vizinho podia ver algumas músicas restantes sem obstrução.
Análise do Show – Parte 2
Após o bate-papo de boas-vindas Adam emenda sua canção de sucesso “Whataya Want From Me” e pela centésima vez, ele amplifica a voz e oferece um desempenho de primeira classe contra um fundo visual de estilhaços de vidro. O público não decepcionou ou perdeu o ritmo, assim que iniciaram os gritos tradicionais de apoio enquanto ele cantava: “Obrigado por me amar, porque você está fazendo isso perfeitamente”.
A canção de rock “Lucy”, foi a próxima. Adam adaptou um tom autoritário em toda a letra enquanto contava uma história triste. O desempenho foi uma combinação teatral de vocais, uma dramática iluminação de palco e a linguagem corporal crua e convincente da dançarina Holly Hyman desempenhando o papel de Lucy.
Adam conclui a brilhante canção de rock com um agito final da voz e deixa o palco para ser preenchido com um solo de guitarra excepcional de Adam Ross e todos o aplaudem descontroladamente com apreço por suas habilidades. A canção habilmente enfraquece e gira ao ritmo sedutor e brincalhão de “After Hours”. Adam retorna ao palco ostentando sua primeira mudança de traje mostrando uma cintilante bota de astronauta e um terno sexy em rosa reticulada e em cinza no padrão pele de cobra com contrastantes lapelas de ébano e camisa de seda digno de um cantor de salão.
Seu vocal baixo inicia a canção e move-se para letras aveludadas e depois escoa rapidamente para murmúrios sensuais e vocais enfeitados.
Mais tarde, depois de alguns discretos impulsos de quadril e de suaves estalos dos dedos, o público ouve as notas familiares de “Mad World” canção da icônica apresentação de Adam em Idol. Adam nos remete a uma área já presente e de surpreendente perfeição, enquanto a multidão se junta em cantar a letra e um momento cativante para registro na memória agora está completo.
2ª Conversa e Análise do Show – Parte 3
Luzes acesas novamente e Adam ocupa um púlpito imaginário para ‘pregar’ a sua mensagem de igualdade dentro de nossos corações, apesar de nossas diferenças externas e a alegria de se conectar através da música. A partir daí algo nos leva a um turbilhão de holofotes se movimentando enquanto Adam oferece “Another Lonely Night” com vocais a todo vapor sem sair do personagem.
A incursão musical saltou para um novo nível de entretenimento com uma pequena dança e um alucinante interlúdio para teclado permitindo a Terrance Spencer exibir seus movimentos ágeis ajustando-os ao seu corpo articulado. Não há realmente nenhuma chance de sair para fazer xixi, ou tomar uma bebida sem perder uma importante parcela de diversão. Twittar… eu não sei como fazê-lo; Eu não posso tirar os olhos do palco… isto é, do Adam.
Adam completa sua segunda troca de roupa e opta no que parece ser um conjunto camuflado excedente do exército no tamanho GG incluindo uma jaqueta que foi carimbada com tinta vermelha como marcas de pneus e a palavra BRANCO escrita nas costas, e calças em algum estilo galáctico que tinham na altura do joelho faixas holográficas.
Adam chega na plataforma para cantar “The Light” e envolveu o público no coro “Eu sou o fogo, você é a chuva, lavando-me para para abafar a dor”. É neste ponto que a dança se coordena com os floreios de Lambert e nasce o ‘dorkstep’.
Ele cantou a plenos pulmões a música título do álbum “The Original High” e seguiu de forma sucinta em “Never Close Our Eyes” e pareceu sem esforço nenhum apresentar as gloriosas notas que arrancaram gritos de satisfação do público como se eles tivessem bebido e pedissem mais.
Ligue o motor e bombeie com gasolina assim Adam recorda “Let’s Dance” parte de sua turnê e tributo ao ídolo David Bowie com uma versão 2016, uma provocação da mão, olho, língua, quadril e movimento do pé.
Sem esconder o óbvio… a felicidade de Adam durante a apresentação é contagiante!
O último medley no setlist está saturado de luz colorida e gráficos e reúne “Lay Me Down”, um sucesso EDM de Avicii, “Shady” e “Trespassing”, meu álbum favorito que contou com Nile Rodgers na guitarra, e Lady Gaga que escreveu a canção “Fever” em uma integração perfeita com o trem louco e incansável de Adam com vocais impecáveis, sexy, com movimentos elásticos e excêntricos passos de dança, expressões faciais lúdicas e suporte divertido que emolduravam a arte principal do próprio Adam. O final não é para ser desperdiçado então confira todos os vídeos para ter ‘Da, De, Di DIVERSÃO!’
No espírito intenso do original sucesso do primeiro álbum de Adam “If I Had You” traz de volta tons da Glam Nation 2010. A apresentação está revigorada com o estilo audacioso Original High de Adam e termina o show com o ritmo adequado. (Esta fã está aliviada, a versão reggae descontraída de “IIHY” ficou escondida nos arquivos.)
Minutos depois de alguns pés baterem com força nos assentos a saudação do público é saciada mais uma vez com a entusiasmada e rápida “Trespassing”, com sua letra irreverente e a sequência de aplauso. Adam parece divertir-se com a batida e improvisa introduzindo sua banda/dançarinos:
Nos teclados e direção musical: Peter Dyre
guitarra: Adam Ross
baixo: Darwin Johnson
bateria: Brook Alexander
Dançarina e cantora: Holly Hyman
Dançarino e cantor: Terrance SpencerUm curto trecho de “Another One Bites The Dust” presta homenagem à colaboração de Adam com o Queen, como seu vocalista e, em seguida, um rápido ajuste volta para o final de “Trespassing”: “Espere só até eu te dar um pouco de mim!” Os rugidos do público e Adam deixam o palco.
Pensamentos de saída
BOOM! Acabou.
Meu cérebro está entorpecido. Eu acredito que os britânicos chamam de impressionado.
Meus pés estão doloridos das horas de pé e o segurança está me pedindo para vir para os meus sentidos e deixar o teatro.
Demora um minuto para obedecer.
A súbita falta de música cria uma sensação estranha de estar em algum tipo de vazio entre os espaços, mas essas arestas desaparecem lentamente e revelam as conversas dos felizes fãs que já estão rememorando o show e planejando quando eles vão ver Adam novamente.Se alguma vez houve um artista que trouxe felicidade pura para seus fãs, Adam Lambert certamente cumpriu essa função para mim e estou muito feliz por estar viva para experimentar seu talento em primeira mão.
Todos os dias agradeço pessoalmente ao universo por sua existência.
Na minha opinião não há realmente nenhuma melhor citação para resumir Adam Lambert do que o tweet em 11 de Julho de 2014 de Brian May do Queen:
“Adam rompeu todos os pontos de referência esta noite. Yeah – Ele é um presente de Deus, mamãe!!!”
Adam smashed all the benchmarks tonight. Yeeeeow – He's a gift from God, Mama !!! pic.twitter.com/rTkXLtZijR @adamlambert Bri
— Dr. Brian May (@DrBrianMay) 11 de julho de 2014
Autoria do Post: Josy Loos
Tradução: Patricia Albuquerque
Fontes: @noskerdycat e Adam inspired
uau… estou em choque com este review! Me senti no show, transportada por cada palavra . E Dr. Bryan May disse tudo … Adam é realmente nosso presente dos Deuses.Primeira vez em 49anos que me sinto conectada a ponto de dizer ??” TENHO UM IDOLO”?? ??????????????????
Obrigada @noskerdycat …
Obrigada Josy♥♥♥