A Gambiarra: "Queen no Rock in Rio 2015: Adam Lambert e a história se encontram"

Confira um artigo sobre Queen + Adam Lambert, publicado pelo site brasileiro A Gambiarra nesta última quarta-feira (25) abaixo, ou se preferir leia o artigo no próprio site, clicando aqui:

Queen no Rock in Rio 2015: Adam Lambert e a história se encontram

Enquanto o Rock in Rio anuncia, aos poucos, todas as atrações da edição brasileira deste ano, um nome surge com destaque em meio a todos: Queen. A banda retorna ao festival com a promessa de uma grande homenagem.

Muitos ainda não eram nascidos e, portanto, não puderam apreciar toda a energia e poder que o Queen original tinha nos palcos. Freddie Mercury, seu vocalista, faleceu em consequência da AIDS em 1991, deixando um enorme legado não só para os fãs do Rock.

Queen – I Want To Break Free (Vídeo Oficial)

Freddie surgiu e cresceu com a banda em uma época onde a liberdade ainda era pauta de lutas em diversas regiões do mundo. Estamos falando aqui do início dos anos 1970, e todo o furor estilístico e visual daquela época.

Com o passar dos anos, o sucesso do grupo foi reconhecido e rompeu as barreiras do Reino Unido. Os Estados Unidos adotaram os integrantes e sua música, fazendo com que toda a banda fosse, finalmente, catapultada ao estrelato.

Misturando sons e estilos ao rock (o uso de sintetizadores em diversas músicas do Queen surgiu a partir de 1980), o grupo, em sua formação original, é reconhecido até hoje como um dos recordistas mundiais de vendas de discos.

Obviamente, o legado da banda atingiu um grande público nos anos seguintes, que não chegaram a conhecer a fase Queen + Freddie Mercury. Músicas como “Bohemian Rhapsody”, “We Are The Champions”, “We Will Rock You”, “Under Pressure”, “Radio Ga Ga” e “I Want To Break Free” são tocadas ainda hoje, sem que percam seu valor musical.

Adam Lambert – Black Or White (Vídeo)

Queen no Rock in Rio: a formação da banda

Brian May e Roger Taylor, da formação original do Queen, se juntaram em 2011 com o jovem, porém talentosíssimo cantor Adam Lambert a fim de formar o supergrupo Queen + Adam Lambert. E será esta a formação responsável por fazer um dos mais esperados shows do Rock in Rio depois de 1985.

Lambert começou cedo com ópera e foi parar no teatro musical aos 21, quando fez a turnê europeia de Hair. Aos 27, participou do programa American Idol e causou uma excelente impressão nos jurados ao cantar faixas como Bohemian Rhapsody (Queen), Rock With You (Michael Jackson) e We Are The Champions, a qual cantou com os atuais companheiros de banda, Brian e Roger.

Queen + Adam Lambert – We Will Rock You/We Are The Champions (iHeartRadio Music Fest 2013)

Apesar de não ter vencido a competição, que somou mais de 100 milhões de votos ao total, Adam Lambert não precisou de tapinhas nas costas e palavras de consolo. Lançou seu disco, Trespassing, em 2013, e no ano seguinte foi convidado a formar o grupo Queen + Adam Lambert.

O histórico de Queen no festival

Foi no primeiro ano da história do Rock in Rio que o Queen realizou um dos mais emblemáticos shows de toda a história do festival, para mais de 300 mil pessoas. Até hoje fica impossível não se arrepiar com a performance de “Love Of My Life”, cantada por Freddie em coro com todo o público.

O Queen ficou então marcado juntamente com a história do festival para a eternidade. E nada mais justo que reviver, mesmo que em parte, toda esta memória agora nos 30 anos do Rock in Rio.

Talvez tenha sido este o desejo por trás de confirmar a superbanda para a edição deste ano. Desde que voltou para o Brasil, em 2011, o Rock in Rio reserva espaço no primeiro show de abertura para homenagear alguns artistas que fizeram apresentações icônicas em uma de suas edições.

Foi assim com Cazuza e Renato Russo, por exemplo, homenageados nas últimas duas edições. Agora, é a vez de Freddie Mercury receber um tributo à altura. Não sabemos o que esperar desta apresentação, mas uma única certeza paira em nossas cabeças: possivelmente todos nós iremos reviver o momento mais emocionante do Rock in Rio em seus trinta anos.

Todos nós cantaremos juntos, seja presentes no dia, seja em casa, vendo pela TV. Possivelmente, todos nós iremos cantar, mais uma vez, “Love Of My Life” em um coro só.

Queen – Love Of My Life (Rio de Janeiro/Rock in Rio, 19/01/85)

Autoria do Post: Josy Loos
Fonte: A Gambiarra

Compartilhar
Share

Nenhum Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *