Billboard: Em defesa de Trespassing de Adam Lambert

O site da Billboard publicou um artigo interessante sobre “Trespassing”, o segundo álbum de Adam Lambert. Confiram abaixo:

Em defesa de “Trespassing” de Adam Lambert: Por que seu último álbum deveria ser redescoberto

Supostamente, o álbum mais recente de Adam Lambert, “Trespassing”, não foi um sucesso. Em seu lançamento, em Maio de 2012, o álbum se tornou o primeiro de Lambert em primeiro lugar da Billboard Top 200, vendendo 77.000 cópias e fazendo do finalista do American Idol o primeiro artista abertamente gay a ficar nessa posição; talvez só por isso, “Trespassing” já tenha sido uma vitória para Lambert. Mas o álbum estreou com menos da metade das vendas que seu primeiro álbum, “For Your Entertainment” em 2009, que ficou em terceiro lugar e vendeu 198.000 cópias.

Esse álbum de estreia gerou um hit Top 10 na Hot 100, “Whataya Want From Me”, uma música pop rock co-escrita por Pink e indicada ao Grammy por melhor performance vocal pop masculina. “Trespassing” produziu um hit no Hot 100, “Better Than I Know Myself”, que chegou à 76ª posição; nenhuma outra música do álbum, incluindo o single sucessor, “Never Close Our Eyes”, entrou na lista. Um ano depois do lançamento de “Trespassing”, Lambert oficialmente se separou de sua gravadora, RCA Records, em Julho de 2013, depois de dizer que a “gravadora queria um álbum cover de músicas dos anos 80 e esse era o único lançamento que apoiariam.” É fácil chegar à conclusão de que se “Trespassing” tivesse produzido mais hits junto com “Whataya Want From Me”, não iriam pedir para Adam fazer covers dos anos 80.

Na quinta-feira, Lambert celebrou seu aniversário dando um presente aos seus fãs: o título de seu próximo álbum e o mês de lançamento do primeiro single. “The Original High” teve Max Martin e Shellback como produtores executivos, e o primeiro single sairá em Abril. Com uma nova gravadora, Warner Bros Records, e dois dos produtores pop mais requisitados, Lambert tentará um novo começo. Mas antes disso acontecer, nós gostaríamos de lembrar o quão original “Trespassing” é, e porque, apesar de sua falta de hits, o segundo álbum de Lambert faz os ouvintes quererem investir no futuro musical do cantor de 33 anos.

O único hit do álbum, “Better Than I Know Myself”, serve como uma prévia do resto do álbum – trabalhando com Dr. Luke, Cirkut e Ammo na faixa, Lambert refez “Whataya Want From Me” sem um refrão marcante e com uma produção mais melodramática. Se alguém fosse basear sua opinião sobre o álbum só com essa música, estaria errado. Tirando “Better Than I Know Myself”, “Trespassing” representa diversão com uma voz carismática. A maior parte do álbum é energética, com refrões rápidos e sexualidade em cada sílaba.

Enquanto “For Your Entertainment” tinha mais glam rock, “Trespassing” é mais funk, com músicas como “Cuckoo”, “Naked Love” e “Trespassing” transportando Adam para um território musical ocupado por artistas dance como Sylvester e Kool & The Gang, mas essas músicas são mais poderosas, demandam mais atenção e não se comprometem às suas decisões de estilo. Lambert passeia pelas músicas livremente e em êxtase, como se o funk pop sempre tivesse corrido em suas veias, e “Trespassing” foi sua primeira oportunidade de mostrar essa identidade.

A palavra “trespassing” denota a entrada em um local proibido, e através de “Trespassing”, Lambert convida o ouvinte a seguir seu caminho em uma cena colorida onde os “loucos como nós podem se encontrar”, como diz em “Shady”. Obviamente, a sexualidade de Lambert o coloca como um estranho às vezes (ou como guia para desejos escondidos em músicas como “Pop That Lock” e “Naked Love”), mas mais frequentemente, ele se coloca como um transgressor no mundo da música da pop. “No trespassers? Yeah, my ass! Wait till ya get a load of me!” ele diz na música que dá nome ao álbum, uma música pop sintética que para um hit de outro planeta, ou de uma história paralela. “Broken English” parece com a abertura de um musical da Broadway do Nine Inch Nails, e “Chokehold” leva Lambert temporariamente ao excesso de guitarra de “For Your Entertainment”, e enquanto “Never Close Our Eyes” não funciona como single sozinha, a música oferece uma batida ao estilo de “Shady”. Talvez Lambert soubesse que “Trespassing” era uma experiência à parte dos hits de rádio; se ele sabia, ele certamente não liga para a falta de visibilidade comercial.

Mas, na verdade, “Trespassing” teve um hit de rádio, produzido e co-escrito por Pharrel Williams, um ano antes de “Get Lucky” e “Blurred Lines” o trazerem de volta à cultura pop. “Kickin’In” é uma música subestimada, com os vocais de Lambert e Pharrell em uma aventura. “Kickin’In” tem sintetizadores no refrão e partes vazias com baixo antes do refrão. Talvez o estilo fosse diferente demais para “Kickin’In” virar single, mas a volta de Pharrel em 2012 poderia ter começado um ano mais cedo.

Após a estreia de “Trespassing”, houve confusão para aqueles que descobriram e gostaram do álbum logo de cara. Como um álbum pop assim conseguiu ser sucedido por uma separação da gravadora e o artista cantando para uma clássica banda de rock? A notícia dessa semana de que Lambert voltará com um álbum em um futuro próximo animou os fãs, e o envolvimento de Max Martin e Shellback é um sinal encorajador. E enquanto Lambert tem que provar novamente que pode fazer hits com “The Original High”, “Trespassing” mostrou uma voz única no gênero, e demonstrou que Lambert não precisa lançar um álbum de covers dos anos 80. Para onde ele vai a partir daqui? Nós descobriremos em alguns meses, mas até lá, use seu tempo para redescobrir uma subestimada joia do pop.

Autoria do Post: Graça Vilar
Tradução: Carolina Martins C.
Fontes: Adam Lambert TV e Billboard

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