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29jul2014
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Premier Guitar: Esmiuçando o equipamento: Brian May do Queen
O site Premier Guitar fez uma entrevista com Brian May, detalhando as guitarras e os equipamentos usados por ele nos shows.
No vídeo, Jason começa por falar com o técnico de guitarra de Brian May, Pete Malandrone sobre as guitarras, e em seguida, senta-se com o guitarrista do Queen, para falar sobre seus equipamentos. Confiram o vídeo na íntegra abaixo, e em seguida um resumo sobre a explicação dos seus equipamentos:
Esmiuçando o equipamento: Brian May do Queen Se houvesse um “Monte Rushmore” dos heróis de guitarra britânicos, Brian May, do Queen, iria adornar esse monte. Conversamos com May e o seu técnico de guitarra de já há muito tempo, Pete Malandrone, na turnê de verão de Queen + Adam Lambert, sobre os seus efeitos minimalistas, amplificadores Vox, e claro, da “Red Special”.
Guitarras
Quase toda a carreira de Brian May tem sido passada com a guitarra que ele e o seu pai construíram em 1964. A “Red Special” é uma guitarra com três captadores, de corte duplo e captadores “Burns” e um amplificador único (na altura) que permite a May cobrir um grande número de tons. Segundo ele, tudo na sua guitarra continua tal como estava originalmente, exceto as cravelhas [ver nota 1] e a ponte.
Durante um show típico, May muda de guitarra para duas músicas: “Fat Bottomed Girls”, onde é afinada em drop-D e é tocada com uma réplica da Red Special, verde, que foi construída pelo “luthier” [ver nota 2] britânico Andrew Guyton.
Para “Crazy Little Thing Called Love”, ele usa outra réplica da Red Special Guyton, que é acrescida de um “buraco em F” – que estava no desenho original desta guitarra feito por May – sem alavanca do trêmulo, e um captador piezo interno que é utilizado na abertura de “Crazy Little Thing Called Love”. Todas as guitarras são compostas por cordas Optima 24 Carat Gold .009–.042.
May arrasa nos vários modelos Red Special com a ajuda de moedas de seis centavos porque lhe dão a derradeira sensação de controle de toque, o que lhe permite sentir qualquer contato que esta tenha com as cordas. E ainda gosta de usar as bordas serradas da moeda para uma dentada a mais.
Amplificadores
Em vez de usar uma caixa sua para distorcer o tom, May usa simplesmente o controle de volume da sua guitarra para tirar tudo o que ele precisa do seu Vox AC30. Os amplificadores estão configurados como processado-não processado-processado, com o amplificador central a receber o sinal não processado e os dois do exterior a terem um sinal atrasado diferente. O efeito ping-pong é também espelhado nos monitores em palco. Todos os amplificadores foram fortemente modificados, removendo todos os circuitos de reverberação e trêmulo desnecessários (pelo menos para May).
Efeitos
Os únicos efeitos reais usados por May é o seu Fryer Treble Booster montado na alça da sua guitarra, um sistema elétrico Dunlop com efeitos sonoros wah-wah e um par de unidades de adiantamentos TC Electronic G-Major 2 (um conjunto para 800 ms e outro para 1600 ms). Malandrone controla todas as mudanças fora do palco através de um controlador KAT MIDI.
Clique aqui para conferir as fotos dos equipamentos de Brian May citados acima.
NOTAS:
[1] Cravelhas: São peças metálicas ou de madeira que permitem tensar as cordas.
[2] Luthier: Luthier ou lutier é um profissional especializado na construção e no reparo de instrumentos de corda com caixa de ressonância, mas não daqueles dotados de teclado. Isto inclui o violão, violinos, violas, violoncelos, contrabaixos, violas da gamba e todo tipo de guitarras (acústica, elétrica, clássica), alaúdes, archilaúdes, tiorbas, e bandolins. (Wikipédia)
Fontes: Adam Lambert Fan Club e Premier Guitar
Tradução: Kady Freilitz
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