Rolling Stone: “Por Dentro da Enorme Turnê de Verão do Queen com Adam Lambert”

Por Dentro da Enorme Turnê de Verão do Queen com Adam Lambert

“Eu nunca vou me comparar com Freddie Mercury”, Lambert diz a RS. “Ele é um em um milhão.”

Como um monte de fãs de uma certa idade, Adam Lambert primeiro conheceu o Queen quando viu cenas de ‘Bohemian Rhapsody’ no filme Quanto Mais Idiota Melhor, em 1992. “Eu disse para o meu pai: quem são?”, diz Lambert. “Ele falou tipo: você conhece aquelas músicas ‘We Will Rock You’ e ‘We Are the Champions’? É da mesma banda. Eu não tinha ideia.”

Demorou mais alguns anos para Lambert realmente mergulhar no catálogo da banda. “Quando eu era mais velho, aprendi mais sobre a história do rock”, diz ele. “Eu apaixonei pela década de 70 e descobri mais sobre o Queen. A genialidade da banda reside na sua versatilidade. Há canções em seu catálogo que são como belas canções de ninar, e em seguida, no mesmo álbum eles podem mudar para um hardcore, um som mais agressivo.”

No momento em que ele fez o teste para o American Idol, em 2009, aos 26 anos de idade, era um grande fã de tal forma que ele apresentou “Bohemian Rhapsody” para os jurados. “O que aconteceu desde então é apenas surreal para mim”, diz ele. “É tão louco que isso veio do American Idol. Eu não acho que eu teria pensado nisso naquela época.”

Lambert tocou com Brian May e Roger Taylor, do Queen, no final de sua temporada, e a química foi tão evidente que imediatamente surgiram rumores sugerindo que ele iria tornar-se o novo vocalista. “Havia coisas que eu realmente primeiro queria fazer sozinho”, diz ele. “Mas definitivamente existiu o meu interesse e o da banda. Quando finalmente chegamos juntos no MTV Video Music Awards, cerca de um ano ou dois depois do Idol, parecia o momento certo para começar a conversar, desde que eu estivesse estabilizado minha carreira solo.”

Queen + Adam Lambert tocaram em alguns shows europeus, em 2012, e em 19 de Junho lançaram uma turnê norte-americana com 24 datas no United Center de Chicago. “Pelo lado técnico, é definitivamente mais produzido do que o de dois anos atrás”, diz Lambert. “Nós temos muito mais cidades para visitar e então eu acho que todos nós decidimos incrementar o visual e o palco adequadamente.”

Eles também mudaram um pouco o setlist. “Nós realmente colocamos um monte de pensamento em conjunto, e isso realmente flui”, diz Lambert. “Nós estamos tocando todos os grandes sucessos, os icônicos. Estamos adequando o show tanto para fãs incondicionais quanto para fãs mais casuais. Acho que isso é importante. Na verdade, eu acabei de voltar de Londres onde fizemos nossos primeiros ensaios de produção. Tudo correu muito bem.”

Uma das raras canções que eles ressuscitaram para a turnê foi “Love Kills”, uma faixa solo de Freddie Mercury, de 1984, feita com Giorgio Moroder, para uma versão restaurada do filme mudo Metropolis, de 1927. “Foi uma gravação disco que Freddie fez como um projeto paralelo”, diz Lambert. “Uma das coisas que o Queen está fazendo este ano é tirar o pó de algumas gravações mais antigas, estão remasterizando-as e trabalham nelas para um álbum de versões mais recentes dessas coisas. Com ‘Love Kills’, retiraram toda a produção de discoteca e a transformaram em um arranjo tradicional do Queen. É uma canção incrível, muito dramática e poderosa, com uma bela melodia. Nós temos nos divertido muito tocando-a ao vivo.”

Estar no lugar de Freddie Mercury é uma enorme tarefa, mas Lambert se sente à altura do desafio. “Não é uma tarefa fácil”, diz ele. “Eu acho que muita da apreensão desapareceu porque nós fizemos isso várias vezes nos últimos dois anos. Isso não é para sugerir que estou ficando metido em tudo, porque eu nunca vou me comparar com Freddie Mercury. Ele é um em um milhão. Neste ponto, eu sei como encontrar um equilíbrio entre honrar a forma como estas canções foram originalmente concebidas para serem cantadas e meus instintos, minhas próprias escolhas.”

A turnê norte-americana termina em 28 de Julho, e eles já anunciaram planos para além dos seis shows na Austrália em Agosto e início de Setembro, seguido por dois shows no Japão e um na Coreia do Sul. “Os shows adicionais são de responsabilidade da banda”, diz Lambert. “Eles continuam a falar com um sorriso desconfiado e uma sobrancelha levantada. Nós queremos sair (em turnê) uma última vez. Eu acho que shows adicionais poderiam acontecer. Definitivamente estou triste. Estou me divertindo muito.”

Enquanto isso, Lambert tem usado seu tempo livre para continuar trabalhando em seu próximo álbum solo. “Eu não terminei com isso”, diz ele. “Eu trabalhei muito e há uma música incrível. Provavelmente seríamos capazes de apresentar algo agora, mas eu sou um perfeccionista e tenho que ter a certeza de que eu amo todas as músicas 100% e que elas são perfeitas para mim. Talvez eu queira encontrar ainda mais material. Eu não vou apressar um projeto como este”.

Entre o trabalho no álbum e preparações para a turnê do Queen, Lambert também encontrou tempo para filmar um papel recorrente na última temporada de Glee. “Eu tive um grande momento”, diz ele. “Foi um grande elenco, grande produção. Parecia uma família.” Poderia ele estar de volta no próximo ano? “Agora, não parece provável, mas se eles pedirem e dependendo do que eu esteja fazendo, possivelmente.”

Durante anos, os rumores têm atrelado Lambert a um possível retorno ao Idol como um jurado. “Tenho certeza de que seria divertido”, diz ele. “Eu definitivamente gosto de ver as pessoas cantando, e você me conhece, eu sempre tenho uma opinião. Tenho certeza de que eu seria uma boa opção, mas você sabe como são rumores. Há rumores de cada ano, quem sabe de onde eles estão vindo ou se há alguma verdade neles. Pode ser apenas uma coisa de relações públicas.”

Por enquanto, a turnê do Queen assumiu a grande maioria do seu tempo. “Na verdade, estou demorando mais para adequação ao meu guarda-roupa”, diz ele. “Obviamente, isso é quase tão importante quanto a música.”

Fontes: Rolling Stone e Pressparty

Tradução: Adna Rios

Compartilhar
Share

Nenhum Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *