-
24Maio2014
- ESCRITO POR:
- CATEGORIA:
- COMENTÁRIOS:
- 0
Adam Lambert está no TOP 100 dos Hits do “American Idol” da Billboard
Em comemoração ao 500º episódio do American Idol exibido na semana passada e a final da 13º temporada nesta semana, o site da Billboard publicou uma lista dos 100 maiores hits do American Idol:
Quando o American Idol estreou na Fox em 11 de junho de 2002, era certo de que a “busca por uma estrela” (o subtítulo do programa) acharia um. Os críticos musicais não deram muito crédito ao programa e a rádio não queria tocar as músicas dos finalistas do Idol. A indústria deveria ter previsto o contrário, baseado no sucesso do Pop Idol no Reino Unido. As primeiras duas temporadas desse programa produziram duas estrelas, Will Young e Gareth Gates. A primeira música de Young, “Anything Is Possible” / “Evergreen” se tornou o single vendido mais rapidamente na história do Reino Unido e o single mais vendido do século 21. O primeiro lançamento de Gates, um remake de “Unchained Melody” estreou em 1º lugar no Reino Unido e recebeu certificado de platina duplo. O programa deveria ter um sucesso similar nos EUA, mas não havia garantia.
Então veio Kelly Clarkson, apesar de que a cantora de Burleson, Texas, não era uma vencedora óbvia no início da primeira temporada de “American Idol”. O produtor executivo Nigel Lythgoe disse “Justin Guarini e Tamyra Gray foram os que achamos que iriam ganhar desde o início. Tamyra iria ganhar, não Kelly. A única coisa que se destacava era seu humor. Só quando ela entrou no Top 10 que percebemos que [quando Kelly cantava] as pessoas ficavam boquiabertas.”
Clarkson demonstrou seu senso de humor ao trocar de lugar com Randy Jackson em sua audição, mas quando ela saiu do set pela primeira vez, Jackson se inclinou para Paula Absul e disse “Quem é essa?”. Debra Byrd, a preparadora vocal da primeira temporada até o início da 11ª, explica, “Eles não se lembraram dela. Kelly mais tarde disse que foi culpa dela. Ela mudou suas roupas e seu cabelo. Mas ela não estava em seus radares.”
12 anos depois, Clarkson está muito no radar, dominando essa lista. Ela teve 18 músicas no Top 100, incluindo 6 no Top 10 e duas que ficaram em 1º e 2º lugar.
Clarkson não é a única do Idol a virar uma estrela. Quando o Top 11 da 4ª temporada tiveram que cantar “Hits Número 1 da Billboard”, Carrie Underwood cantou “Alone” do Heart. Depois de sua performance, Simon Cowell fez uma previsão: “Você não só vai ganhar esse programa, você venderá mais do que qualquer outro ganhador do Idol”. Ele estava certo. (“Eu tenho certeza de que ele amou isso” Underwood disse). Underwood é a mais vendida nos EUA (Clarkson ganha internacionalmente) e tem mais músicas no Idol 100 que qualquer outra pessoa.
O sucesso do Idol é maior ainda do que Clarkson e Underwood. A franquia produziu mais de 375 Números 1, contando vendas nacionais e internacionais pela Billboard. Até agora, 68 finalistas das 11 primeiras temporadas apareceram na Billboard.
Adam Lambert aparece três vezes nesta lista: 22ª “Whataya Want From Me”, 57ª “If I Had You” e 97ª “Mad World”:
97 – “Mad World” – Adam Lambert
“O tema era ano de nascimento”, Lambert disse quando perguntado sobre por que interpretou “Mad World” do Tears For Fears no American Idol. “Eles nos deram uma lista e essa música apareceu e eu me lembrei da versão de Gary Jules do filme “Donnie Darko”. É assustadora e bonita e fica na sua cabeça, as palavras são fantásticas e eu queria fazer isso porque sabia que seria diferente e não-Idol. Eu queria parecer bem vulnerável e fazer justiça à música e eles me deram um ótimo arranjo dela, bem acústico.”55 – “If I Had You” – Adam Lambert
Lambert disse que o compositor/produtor sueco Max Martin e seu time já estavam escrevendo essa música quando pediram para mandar mais músicas para o primeiro álbum do finalista da 8ª temporada. Lambert acredita que Martin escreveu algumas letras especialmente para ele, incluindo “Got the eye liner and the right amount of leather.”22 – “Whataya Want From Me” – Adam Lambert
Max Martin e Pink escreveram essa música para a cantora gravar. Ela nunca a lançou mas passou-a diretamente à Lambert, que a incluiu no primeiro álbum. Lambert reconheceu que a música era sobre um relacionamento mas viu outra mensagem na letra, uma para o público e a mídia – “O que quer de mim? Estou fazendo o melhor que posso.”
Kris Allen, vencedor da temporada em que Adam ficou em segundo lugar, é citado na 91ª posição, e Adam é mencionado, confira:
91 – Heartless – Kris Allen
Quando perguntado sobre a escolha de cantar essa música no Idol, Allen explica, “Adam [Lambert] e eu sempre consultávamos um com o outro e eu o perguntei ‘E se eu cantasse “Heartless” do Kanye?’ e ele disse ‘Eu acho que seria genial’. Isso me deu confiança para cantá-la. E sério, quando eu comecei, foi uma das coisas mais fáceis que já fiz. Eu só toquei e cantei do meu jeito”.
Para ver o TOP 100 completo clique aqui.
Tradução: Carolina Martins C.
Nenhum Comentário