EQ Music: “Se eu pudesse, daria a Adam Lambert um VMA por seu hino aos direitos gays,’Outlaws Of Love’. Ele mereceu.”

Adam Lambert, como sabemos, participou do MTV Video Music Awards (VMA) 2103, não para receber, mas para apresentar um prêmio a uma outra pessoa. Todos nós, seus fás incondicionais, de uma maneira ou de outra não entendemos o porque Adam não ter concorrido a nenhum prêmio, ficando apenas um sentimento de frustração em cada um de nós. Mas o blog que promove a música pop e eletrônica EQ Music, em sua edição do dia 28 de Agosto, colocou em palavras tudo aquilo que cada um de nós pensa a respeito e que gostaríamos de dizer ao mundo.

O blog twittou também o artigo, com os dizeres: “Se eu pudesse, eu daria a Adam Lambert um VMA do ano passado por seu hino aos direitos gays,’Outlaws Of Love’. Ele mereceu.”

O artigo é extenso, onde é comentado todos os pontos a respeito da noite do VMAs, mas vamos nos ater ao que é dito a respeito de Adam. Um texto maravilhoso, que todos deveriam ler e pensar a respeito. Poucos meios de comunicação visualizaram com tanta clareza, ou não tiveram vontade de expor sua opinião desse ponto de vista sobre essa edição do VMAs. Acompanhem abaixo a tradução parcial do artigo:

Igualdade LGBT ou apenas um bom show?

Do outro lado da moeda, temos os pioneiros gays como Jake Shears do Scissor Sisters, Sam Sparro e Adam Lambert que tiveram sucesso comercial convencional moderado, tendo sido abertos sobre sua sexualidade desde o início de suas carreiras. Mas por que a sociedade não eleva esses artistas ao status do “VMA” por serem honestos e fiéis a si mesmos, desde o início? Algo está definitivamente errado quando só permitem que os artistas gays se elevem só até um certo ponto no meio comercial, da MTV e nos meios amigáveis da música nas rádios.

Eu gostaria de examinar isto, se me permitem…

No ano passado, Adam Lambert fez um dos hinos gays que mais definem nossos tempos – é chamado de “Outlaws Of Love” e é um daqueles hinos LGBT que, literalmente, traz lágrimas aos meus olhos, cada vez que eu vejo a performance ou escuto a música. A maioria das pessoas teria considerado essa faixa mais do que digna de um single. Um monte de fãs devotados de Adam Lambert teria apoiado essa música como um single potencial de “Trespassing”, com a esperança de elevar Adam Lambert ao nível de Freddie Mercury e Elton John. Mas por que não foi “Outlaws Of Love” lançado como single? Na verdade, é mais poético do que “Born This Way”, de Gaga, se você já ouviu. Bem, só podemos adivinhar, mas algo me diz que Adam Lambert teria adorado que a RCA tivesse investido pesadamente em “Outlaws Of Love” como um single em 2012 – mas não o fizeram. Em vez disso, eles queriam fazer um álbum de covers dos anos 80, o que levou Lambert a deixar a RCA devido a “diferenças criativas”. Não se pode dizer que o garoto não tentou!

Adam Lambert também estava realmente presente no VMAs 2013, em que apresentou o prêmio de “Artist To Watch” [Artista Promissor] para Austin Mahone por nada mais do que ele ter lançado uma canção medíocre e o vídeo de “What About Love”. Enquanto isso, o show de igualdade LGBT está acontecendo em pleno vigor no VMAs com Adam Lambert não participando. Ao invés disso a MTV está coroando Macklemore com elogios para “Same Love” [assista ao vídeo clicando aqui] – trazendo um rapper correto, uma lésbica e uma estrela aliada do R&B em forma de Jennifer Hudson para executar a trilha para o mundo da televisão internacional. Todo mundo realmente, exceto um artista masculino gay estava presente durante esse show de igualdade LGBT. Mas eu garanto a você que, se Adam Lambert tivesse se juntado a Macklemore, Lewis, Mary Lambert e Jennifer Hudson durante a performance de “Same Love”, o resultado teria um impacto muito maior.

Na verdade, se isso tivesse acontecido, você não estaria lendo este artigo agora.

Após discorrer e opinar sobre todos os prêmios e todos os participantes dessa edição do VMAs, ao final do artigo, Adam é novamente mencionado, quando então o editor expõe um pouco mais sua opinião e dá sua explicação pessoal sobre o assunto. Acompanhe abaixo:

Com o “Same Love” por Macklemore, Lewis e Mary Lambert recebendo a atenção massiva como está acontecendo bem agora, vamos apenas esperar que isto seja um trampolim para abrir as portas para a aceitação dos artistas gays reais. Talvez um dia um artista gay vá ser capaz de tomar o centro do palco no VMA, ganhar um VMA e isso será normal. Congratulo-me com esse dia com o coração aberto. Mas nesse dia não vamos nos esquecer dos pioneiros reais, como Adam Lambert e Frank Ocean (que perdeu um VMA para Chris Brown) que são realmente heróis para a comunidade LGBT e que são realmente gays também.

Com mais de 72 milhões de visualizações para “Same Love”, por Macklemore e Ryan Lewis, não é nada surpreendente para mim que a MTV e a indústria da elite da música entraram a bordo do trem independente e veloz para Hitsville. Há dinheiro a ser feito lá.

Tendo dito tudo isso agora, por favor, saibam que eu não represento uma sombra para qualquer um dos artistas mencionados. É apenas o outro lado da moeda e, por vezes, o lado impopular da história precisa ser contado também para uma melhor perspectiva. Para alguns gays, eles estão lá fora, lutando sua luta, vencendo as pequenas batalhas reais para o movimento dos direitos dos homossexuais e para outros gays, eles estão apenas se adaptando a qualquer liberdade que a sociedade lhe permita. Eu nunca fui de me adaptar, nunca – é uma filosofia que eu jamais iria assinar embaixo e é por isso que eu escrevi este artigo.

Agora, veja, ou reveja mais uma vez, o vídeo postado pelo blog, de “Outlaws Of Love”, realmente uma das músicas mais maravilhosas e sentimentais de Adam Lambert:

Você também pode conferir a explicação de Adam Lambert para a música “Outlaws Of Love”, clicando aqui.

Você compartilha das opiniões acima? Deixe-nos a sua opinião nos comentários abaixo!

Fontes: Adam Lambert TV e EQ Music Blog

Tradução: Graça Vilar

Compartilhar
Share

2 Comments

  1. Falou e disse tudo! Assino embaixo! É exatamente isso que eu penso e fiquei muito chateada pelo fato de que só chamaram o Adam para entregar um prêmio, aumentando o público com os Glamberts mas não favorecendo o Adam!!!

    1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *