Entrevista “Completa” com Brendan Kelly do Montreal Gazette – 31/05

Já publicamos aqui, alguns trechos da entrevista que Adam Lambert concedeu a Brendan Kelly do Montreal Gazette. Confira agora a entrevista completa:

Adam Lambert derruba as fronteiras

‘Vocês são mais abertos’, diz a estrela sobre o Canadá

Quando nós nos encontramos na quinta [31/05] pela manhã, Adam Lambert estava notavelmente de bom humor. O extravagante e glamouroso astro pop, que foi o vice-campeão na edição de 2009 do “American Idol”, está em uma turnê promocional falando de seu segundo álbum, “Trespassing”. E ele diz que realmente está curtindo a reação que ele tem recebido do Canadá.

O Canadá tem “uma mentalidade diferente”, disse Lambert, sentado na varanda de um conjunto ostentoso no Hotel W. “Você é mais aberto. As audiências de música aqui não são ignoradas por um par de coisas que as audiências nos EUA levam em conta. Como a sexualidade. Como representação alternativa de masculinidade. A aceitação é muito mais difícil na América.”

Sua representação alternativa de masculinidade despertou muita conversa durante a sua turnê do “Idol”, e pouco depois de ser o segundo colocado na competição, ele declarou a um repórter da revista Rolling Stone que era gay. Quando “Trespassing” estreou como nº 1 nas paradas americanas algumas semanas atrás [Billboard 200], houve muitos comentários de que esse foi um grande avanço, já que ele é um artista assumidamente gay.

Lambert disse que não tem problemas com pessoas vendo-o como um garoto-propaganda para a representação gay positiva no mundo do entretenimento. Mas ele ainda parece um pouco surpreso com o quão grande foi o problema quando ele falou sobre sua sexualidade, na revista Rolling Stone.

“Eu não sabia a repercussão que isso teve”, disse Lambert. “Agora percebo o impacto que causa. É estranho, porque eu estive fora do armário e confortável, com tudo, desde que eu tinha 18 anos. Então 10 anos mais tarde, eu estou fazendo testes para o ‘American Idol’ e, de repente, é um problema ser como sou. ‘Oh, realmente? não tem sido um problema para mim desde que eu era um adolescente.’ Era muito para lidar.”

“A primeira grande entrevista depois do programa foi com a Rolling Stone, e ela nem sequer teve que perguntar. Isso só surgiu na conversa. Isso é que é engraçado. A percepção é que eu estava no armário durante o programa. Mas eu não estava, eu era aberto com todo mundo. Simplesmente nunca surgiu em uma conversa no ar. Essa é a grande curva de aprendizagem – que quando você é algo alternativo para o público dominante e de repente você é introduzido nele, você tem que pensar de forma diferente. É um caminho estranho.”

Lambert diz que ele certamente tem uma dívida com as estrelas pop do sexo masculino que desafiaram as noções tradicionais de sexualidade, e gênero nos anos 70, pioneiros como David Bowie e Freddie Mercury do Queen.

“Sou totalmente inspirado por eles”, disse Lambert. “Eu amo desafiar a percepção dominante da masculinidade. É divertido. No início, muito do que eu estava fazendo era para lembrar às pessoas que isso era muito importante. Porque faz muito pouco tempo que temos esse tipo de arte vinda de artistas masculinos.”

Falando do Queen, Lambert irá substituir [Freddie] Mercury como vocalista da banda, que se reunirá neste verão, com uma série de datas previstas para a Rússia, Polônia e Inglaterra.

No final do “Idol”, em 2009, ele e o vencedor daquela temporada, Kris Allen, juntaram-se a Roger Taylor e Brian May do Queen para cantar “We Are the Champions”.

“Em primeiro lugar, eu me sinto honrado em ser convidado, e eu sinto que eu tenho muito trabalho pela frente”, disse Lambert. “Mas eu acho que vai ser uma boa experiência para o meu amadurecimento”.

Não há planos de trazer Lambert e Queen à América do Norte, em parte porque o “Queen Extravaganza” – uma banda de tributo produzida por Taylor – já está em turnê nesta parte do mundo.

Lambert quer mais é se concentrar em sua própria música, e ele sente que está em uma ótima posição. Ele acredita que “Trespassing” é um disco mais coeso do que “For Your Entertainment”, de 2009, e ele já está pensando em montar uma grande turnê para 2013 e está super feliz que o seu segundo álbum estreou no topo das paradas de vendas. Isso o fez se sentir “completamente, 100% validado e aliviado“.

Quando ele disse que ficou surpreso, perguntei: “Por que você iria se surpreender que o álbum foi nº 1? Você é Adam Lambert!”

“Exatamente. É por isso que fiquei surpreso.”

E se ele está abrindo uma porta para outros artistas gays, “o que é muito positivo”, diz Lambert.

“Eu sempre gosto de pensar que não importa. Mas a triste verdade é, isso im-por-ta. Então o que eu espero é que isso signifique mesmo é que não importa e as gravadoras comecem a correr mais riscos. Que eles percebam que é viável ter alguém que está fora dos padrões, contanto que a música seja boa.”

“Trespassing” já está à venda.

Fontes: Adam Lambert TV e Montreal Gazette

Tradução: Graça Vilar

Compartilhar
Share

One Comment

  1. Adamazing!!!!!! <3333333333333

    1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *