Adam Lambert em Entrevista para InRock Magazine (Mar/2012) – Pensamentos a Respeito do Novo Álbum

Sabemos que você, glambert antenado,  já leu muitas reviews do novo álbum de Adam, “Trespassing”. Mas será que você sabe qual música ele compôs em homenagem à noite em que conheceu Sauli, seu namorado?  Descubra esse e outros segredos, lendo a entrevista a seguir concedida a InRock Magazine (Japão) para a edição de março. Lembrando que anteriormente já publicamos as páginas da revista (veja aqui). Agora confira o artigo traduzido da primeira parte desta entrevista, liberada novamente e gentilmente pela fã Terra, que foi a responsável pela tradução do artigo em japonês para inglês, e caso queira conferir este resumo originalmente em inglês, clique aqui.

“Conhecer o meu namorado atual foi um evento extremamente poderoso e importante”

Em 11 de janeiro, no escritório de marketing de Adam, tivemos a oportunidade de ouvir antecipadamente  seis faixas do seu próximo álbum, “Trespassing” (previsto para estrear em 28 de março)* (e com exceção de “Better Than I Know Myself, o primeiro single, lançado em 22 de fevereiro, as faixas encontravam-se num estado raro, pré-masterizado, quase  um estado de mix bruto). Apesar do single se mostrar uma balada linda e dramática, as outras cinco músicas são bem diversificadas.

“Kickin In” e a faixa-título do álbum, “Trespassing” – escritas em parceria com Pharrel Williams do N.E.R.D. – são faixas dançantes que fazem com que tenhamos vontade de nos por de pé e dançar. Em ambas as faixas, os vocais de Adam lembram vagamente Michael Jackson e parecem elevar o espírito quando se escuta. “Cuckoo”, escrito com Bonnie McKee (compositora das músicas de Katy Perry, “California Girls” e “Teenage Dream”) é uma faixa dançante extremamente agradável, um verdadeiro “pedaço de pop”.

Essas músicas são contrabalançadas por essas outras faixas: como  por exemplo, a balada levemente dark, “Broken English”, e também “Underneath”, que realmente é uma música maravilhosa que se inicia com o melhor do vocal de Adam acompanhado de um piano. As músicas são realmente brilhantes. Parece que Adam quis dividir as músicas de “Trespassing”  em duas metades, a metade luz e a metade trevas. Ambos os lados, tanto podem mostrar-se divertidos como sérios, penetrantes até a  alma, o que farão do álbum algo que mereça ser desfrutado.

Na coletiva de imprensa que estava acontecendo num salão de um hotel,nas proximidades do escritório,  Adam esteve tirando fotos e respondendo perguntas para a imprensa japonesa e europeia, durante praticamente todo o dia e foi  quando chegou a nossa vez  de entrevista-lo. Já passavam das oito da noite. Apesar do dia estafante, Adam foi como sempre simpático e risonho, enquanto respondia às nossas perguntas.

Numa das últimas publicações da imprensa, você disse: “Trespassing tem sido uma viagem excitante pelos dois últimos anos da minha vida. Foi um período de verdadeira transformação.” Vamos falar sobre acontecimentos importantes que tiveram lugar nesses dois últimos anos. O que veio à sua mente exatamente?

Adam: Eu acho que o evento mais significativo foi ter conhecido meu namorado atual. Foi um evento extremamente poderoso e importante. Ao construir um relacionamento com ele, minha  vida mudou muito, essa experiência me enriqueceu demais. Isso me inspirou e realmente me fez sentir muito bem. É  muito excitante. Eu estive procurando por um relacionamento como esse durante toda a minha vida. Meu namorado também se sente da mesma forma.

Qual música de “Trespassing” que reflete exatamente esse sentimento, essa experiência?

Adam: Existem algumas músicas que representam esse momento. Eu acho que você ainda não ouviu, mas “Broken English” é uma música que  reflete as mudanças e recompensas de um relacionamento. “Naked Love”  também reflete meu namoro.  Há ainda “Shady”, que fala sobre a noite que conheci meu namorado. Existe também  “Outlaws Of Love”, e bem, eu encontrei o amor, mas existem outros(as) que encaram adversidades ao tentar achar um parceiro(a). Essa música fala justamente a respeito disso. A Comunidade LGBT encontra muitos obstáculos que eclodem de diversas formas. É claro que também existem muitas coisas positivas, mas existem muitas coisas complicadas e tristes. Eu ouvi dizer que mesmo no Japão é muito difícil se assumir.  Essa música fala sobre isso. A respeito de se ter a mente aberta em relação ao amor que você escolheu e se sentir um fora da lei. Devido à escolha desse amor, parece que você nunca terá paz em sua mente. É realmente muito difícil.  Por isso que essa música é muito honesta e real. Eu espero que essa música deixe as pessoas inspiradas, animadas e que as eleve, pois é uma música que evoca emoções com as quais as pessoas podem se identificar. Ao trazer esses sentimentos à tona, talvez as pessoas que carregam esse fardo de tristeza, caiam em si de que não estão sozinhas.

Eu ouvi dizer que “Outlaws Of Love” é sobre o casamento gay. Eu acho que não se trata somente disso, não é verdade?

Adam: Bem, inclui também esse aspecto. Mas não é somente a respeito do casamento em si, mas a respeito do que é ser gay. O que é interessante e legal a respeito dessa música, é que apesar de tê-la escrito com esse propósito, ao convidar meus amigos e família para escutá-la, as suas interpretações foram as mais variadas. A música é escrita de uma forma aberta à interpretação subjetiva. Então tanto pode ser uma música que seria tema de um casal desafortunado como  em “Romeu e Julieta”, como sobre julgamentos e perseguições nas diversas esferas, quando se trata de escolha amorosa. A mensagem da música é realmente universal.

E algo sobre como, não importa quem você seja, você poderá se sentir conectado de alguma forma a ela, não é?

Adam: Sim.

NOTA: Ao ser concedida a entrevista, havia uma data de lançamento do álbum prevista para 28 de março de 2012,  que posteriormente foi alterada. Não há até o momento, previsão de quando será o lançamento, apenas especulações em torno de uma possível data.

Fontes: Adamholic e Terra

Tradução Japonês/Inglês: Terra
Tradução Inglês/Português: Mônica Smitte

Agradecimento especial: Terra

Compartilhar
Share

One Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *