-
28fev2012
- ESCRITO POR:
- CATEGORIA:
- COMENTÁRIOS:
- 1
Popwatch NME: Adam Lambert – “Eu não estou tentando superar Freddie Mercury”
Dan Martin da Popwatch NME, ou seja a “Online Magazine Video Radio Mobile” realizou uma nova entrevista com Adam Lambert abordando o assunto do momento: Adam e a banda Queen. Confira:
Quando foi anunciado esta semana que o vice-campeão do American Idol Adam Lambert estaria à frente da banda “Queen” no Sonisphere, a resposta foi… bastante aceita, na verdade. Lambert tem consciência de seu poder como rockstar, as suas habilidades são inegavelmente impressionantes e para ser justo, ele certamente incorpora um pouco do espírito teatral de Freddie Mercury.
E quem testemunhou sua experiência no EMA da MTV do ano passado será capaz de dizer que que eles com centeza fizeram um ótimo trabalho. Se o Queen realmente vai continuar de alguma forma, poderia haver escolhas muito piores. Nós conversamos com Adam sobre a notícia, para ver como ele se apresentará na pele de Freddie e ele nos garantiu que “não vai deixar crescer um bigode”!
Então você é o novo vocalista no Queen!
“Finalmente, o gato saiu do saco!”Você já se apresentou com eles antes, mas como é a sensação de estar fazendo um show completo?
“É um grande empreendimento, com certeza. Vou aprender muito mais música, ensaiar com a banda um pouco mais, e estou animado! Estou ansioso para chegar lá e descobrir qual será o setlist! Vai ser muito trabalho mas vai ser bom pra caramba! Estou realmente muito animado!”Você está possivelmente se destacando como o maior vocalista de todos os tempos…
“Sim, mas quer saber, da maneira como eu vejo, eu não estou tentando imitá-lo, superá-lo, nem mesmo competir com ele de nenhuma maneira, isso nem me passa pela cabeça, eu acredito que é realmente uma honra ser convidado para cantar as músicas que ele e a banda escreveram e fazer um bom show. Se as pessoas estão muito ocupadas em fazer comparações, elas não vão aproveitar a música.”Como você prevê tudo isso?
“Eu não cheguei a esse ponto ainda. Quando chegar mais perto, aí eu vou começar a sentir a pressão, mas eu definitivamente já tenho uma playlist do Queen no repeat do meu iPod!!!Que músicas você quer cantar? E quais não?
“Nós não chegamos a esse ponto ainda, apenas enviei um email a Brian uma ou duas semanas atrás, perguntando: ‘Qual será o setlist?’ Vai ser uma decisão da equipe, obviamente Brian e Roger são os chefes, então, seja lá o que eles queiram, eu estarei pronto e feliz por estar lá!!”Isso não é resposta! Quais são suas favoritas?
“Eu estou realmente animado para interpretar ‘Another One Bites The Dust’, que é uma das minhas favoritas. Me interessa muito saber se vamos ter “Bohemian Rhapsody” que tem um vocal bastante poderoso, e eu não sei se eles vão ter outros vocalistas no palco ou o quê. Isso vai ser muito intenso, vamos ver como será abordado…”Eu me pergunto como eles conseguiram fazer isso antes?
“Eu acho que os caras que fizeram os vocais de apoio, obviamente gravaram em estúdio, eles regravaram tanto tudo que eu fico imaginando se eles vão considerar trazer backing vocals para dar o tipo de energia que o álbum tem. Eu não sei, só estou animado para voar para o Reino Unido e ensaiar com o Queen!”Quais as conversas que levaram a esta decisão?
“Quando fizemos o EMA, foi apenas uma experiência linda, que foi suave como a seda, entrei, fizemos um ensaio à tarde, deu tudo certo e me senti muito bem com isso. No dia seguinte fizemos uma passagem de som e, em seguida, foi o EMA. Estávamos conversando depois e eu disse: ‘Vocês sabem, a qualquer momento vocês podem realizar alguma coisa, e eu adoraria cantar com vocês novamente’, e eu senti reciprocidade, e eu acho que a semente foi plantada naquele momento.”Você precisou de algum tipo de persuasão, ou foi, tipo, “vocês já me tem”?
“No minuto em que me fizeram a oferta, eu agarrei a chance. Mas uma das coisas que foi divulgada foi: ‘Ele vai ser o vocalista permanente do Queen!’ E, embora pudesse ser uma bela experiência, o que complica pra mim este ano é que eu também tenho o meu próprio álbum para promover, ‘Trespassing’, e que vai dar muito trabalho e consumir muito tempo e energia. Então vai ser mesmo uma única experiência com a banda, e eu estou realmente muito empolgado. Mas eu não estou me juntando à banda ou irei fazer turnê com eles.”Você está familiarizado com o cenário heavy metal britânico? Até mesmo o Queen estpa fora do que é normal para o cast do Sonisphere…
“Bem, o Kiss é a outra atração principal, e o Faith No More. Eu acho que eles estão querendo fazer uma vibe de rock clássico para o festival e eu acho isso fantástico. Ei, eu cantei uma música do Metallica na minha turnê há dois anos na Nova Zelândia. Eu cantei ‘Enter Sandman’ e foi bem divertido. Mas eu acho engraçado a maneira como certos gêneros ficam presos em alguns artistas, como se fosse algum limite que você não pode ultrapassar ou redefinir e eu acho isso meio bobo.”Você está familiarizado com o bottling [ver nota 1]?
“Não, me desculpe, eu não estou familiarizado com o festival.”É quando os fãs de metal não gostam de você e daí eles jogam garrafas cheias de urina no palco.
“Oh, ótimo! Bem, eu vou tratar de usar algo que proteja minha cabeça. Eu posso usar um capacete no palco, talvez isso seja uma boa moda a ser lançada!”E eles gritam “You Fat Bastard” [ver nota 2].
“Bem, é possível! Heheh, eu quero chegar lá para cantar grandes canções para as pessoas que querem ouvi-las. Eu lido com muita pressão com a minha carreira aqui e no Idol havia muita pressão também, e agora com o meu segundo álbum, já estou até me acostumando, por isso neste momento vou focar em reações positivas e ignorar as negativas.”O que você diria para as pessoas que acham que o legado de Queen deve ser deixado como está?
“Essa é realmente para Brian e Roger responder, é a sua banda… Eu acho que neste ponto o que eles estão fazendo é apropriado e é sua prerrogativa. Se alguém sente que seu legado deve ser deixado como está, então eles estão perdendo um grande show, que é o resultado final, os caras escrevem grandes músicas e então eles tocam para os fãs que ainda querem ouvir. É a sua banda! É o seu negócio.”Você realmente pode chamar de Queen sem John Deacon envolvido?
“Mais uma vez não seria eu a responder… isso é negócio do Sr. Deacon, não meu. Claro que ter o baixista original seria surpreendente. Não me interpretem mal, mas esse não é o caso. Eu não quero parecer na defensiva, e eu entendo e respeito totalmente essa opinião. Mas isso não é engraçado!!”Você acha que pode não funcionar tão bem com um novo vocalista?
“É apenas diferente. Nada vai superar o original, ninguém nunca vai ser melhor do que Freddie Mercury, nunca. Mas eu não acho que esse é o ponto, eu não acho que é uma competição, trata-se de música e é sobre fazer as pessoas sentirem algo, não se trata de descartar o original.”Como você está fazendo pra encarnar Freddie? Você está estudando os DVDs?
“Eu estou ouvindo as partes vocais e tenho feito pesquisas, estive observando as coisas, mas é muito importante para mim como um artista, para a minha própria integridade me certificar de que estou sendo eu mesmo no palco. Não tenho nenhuma intenção de imitar ou copiar ou… eu sinto que seria um insulto aos fãs e à banda chegar até lá e tentar copiar o Mr Mercury. É uma situação muito delicada e eu quero tratar tudo com o maior respeito. Para mim trata-se de tentar compreender a sua intenção inicial vocalmente e musicalmente, e ter todo o respeito por isso… Com a ajuda de Brian e Roger eu acho que seria mais fácil para mim realizar isso.”Outro rumor quente, sobre uma futura turnê com Lady Gaga. Há algo sobre isso?
“Eu não sei nada sobre isso, eu ouvi algo sobre ela relacionado com o nome da banda. Sou um grande fã, eu acho que ela é fabulosa, mas eu não sei nada sobre qualquer colaboração. Acho que ela é uma moça ocupada! Eu não sei se ela tem tempo em sua agenda. Se ela quizer subir ao palco e cantar, eu ficarei honrado!”Você já pensou nos seus movimentos no palco? E na sua roupa?
“Movimentos? Para mim, a menos que seja uma sequência com bailarinos reais, eu realmente não planejo isso. Eu acredito que meus movimentos são bem orgânicos, eles simplesmente fluem. E quanto ao que vestir, eu ainda não decidi, eu tenho pensado em trabalhar com algum estilista para criar algo original e especial para a noite. Algo que seja teatral o suficiente, mas maneiro na medida certa.”
NOTAS:
[1] Bottling: é um expressão típica do Reino Unido. Significa que os fãs de metal quando não gostam do artista tem a “tradição” de atirar garrafas no palco com urina, mais especificamente no vocalista e nos membros da banda…
[2] “You Fat Bastard”: traduzindo significa “Seu Gordo Bastardo”.
Tradução: Graça Villar
Agradecimentos: Glória Conde
Isso vai ser tãããão legal!!!!! É nessas horas que eu odeio morar no Brasil (e ser da classe media..rsrs)