Adam Lambert Esclarece Dúvidas Sobre “Falsete” via Twitter

Adam Lambert realizou uma mini Twitter Party na última sexta-feira (20) enquanto estava no aeroporto de San Francisco, após ter dado algumas entrevistas em várias rádios para promover seu novo álbum e single. E o assunto em questão foi sobre “Falsete” [ver nota 1]. Confira a tradução a seguir:

um pequeno momento de educação musical: FALSETE. Não é uma voz cheia, a todo pulmão. É pequena, uma voz leve e bem de cabeça. Amplamente mal-entendida.

Adam: …não querendo ser rude – mas esse termo é tão comumente usado para descrever minha voz, mais dificilmente eu uso meu falsete. Só comentando.

Adam: Um dos meus exemplos favoritos de um falsete incrível é “Kiss” do Prince. Uma voz de tenor, cheia, é “Open Arms” do Journey. conseguem perceber a diferença?

Pergunta: como se chama quando a voz “treme” um pouco nas notas mais altas?
Adam: isso se chama Vibrato [ver nota 2].

P: MAS, quando você canta em falsete, é pura e simplesmente perfeito!
A: hahah obrigado Lester!!

P: Seus “gritos” são mixados também, não são? Nem todos são de peito? Soa insaaaaaaanamente, independente que seja.
A: não, eu não costumo fazer mix (provavelmente seria mais ‘seguro’ para minha voz, mas…)

A: Haha isso é divertido. Todos vocês, cantores, sabem exatamente do que eu estou falando.

P: em qual das suas canções você usou FALSETE?!
A: no álbum passado eu usei falsete em “Broken Open”, “A Loaded Smile” e na parte “eyes baby eyes” de “Music Again”.

P: EU PENSEI QUE FALSETE FOSSE QUANDO VOCÊ ALCANÇA NOTAS MUITO ALTAS.
A: só quando é agudo e muito leve. Se for poderoso e muito alto é chamado de “grito” “cheio” ou “voz do peito”. [ver nota 3]

P: E em “nervous” em “Mad World”.
A: sim. Ótimo exemplo. A frase “nervous”. Mas a grande “look right thru me aaaaand…” é um GRITO.

A: BTIKM definitivamente não contém falsete. Têm notas altas pra caramba. Definitivamente complicada, mas é tão bom botar ela pra fora. Catártico [ver nota 4].

A: A diferença não é tanto sobre a nota atingida, mas COMO ela é atingida.

A: Baixo/alto/tenor/soprano são alcances vocais.

A: Ok. Chega disso tudo. Eu sou muito nerd.

A: Mas se você quer ouvir mais ótimos falsetes confira Jeff Buckley, Mattew Bellamy do Muse e Radiohead.

P: Bee Gees!
A: haha sim. Os Bee Gees cantam a maioria das suas faixas em Falsete.

P: Na sua próxima aula você poderia explicar o que é ponte, gancho, etc? Sobre a ponte em BTIKM. O que é isso? *me sentindo idiota*.
A: ok! Uma ponte é uma parte intermediária de uma música que é diferente do resto. A ponte em BTIKM começa com “I get kinda dark”…
A: um gancho é aquela parte que fica grudada na sua cabeça. Normalmente está no refrão, e as vezes está em toda parte.
A: o gancho em WWFM é a frase “whataya want from me”. A guitarra toca bem no comecinho e também está no pós-refrão.

A: Outro ÓTIMO cantor de falsete é Justin Timberlake. Ele usa isso o tempo todo. E ele é muito bom no que faz.

P: Eu pensei que isso era Middle 8 [ver nota 5]?
A: middle 8 e ponte são a mesma coisa. Dois nomes diferentes.

A: Outro exemplo de falsete é a faixa incrivelmente sexy “Hypnotyze U” do N.E.R.D. Pharrell arrasa naqueles vocais!

A: “It Will Rain” do Bruno Mars é cantada com voz de peito. A única parte onde existe falsete é no OOOOh’s. Ele tem uma voz incrível! Grande fã.

P: Qual é a diferença entre run e riff?
A: outro termo que pode ter vários nomes. Significa a mesma coisa.

P: E o que você acha da voz do Mika?
A: Sim Mika! Outro ótimo exemplo de falsete.

P: Estou com você. Bruno é ótimo. E você também é.
A: obrigado Reeve!

NOTAS:

[1] Falsete: (do italiano falsetto = “tom falso”) é o registro vocal por meio da qual o cantor emite, de modo controlado (não natural, por isso “falso”), sons mais agudos ou mais graves que os da sua faixa de freqüência acústica natural (tessitura). É assim chamada por depender diretamente do conjunto de músculos intrínsecos da laringe. É especialmente usada por cantores do sexo masculino para alcançar os registros de contralto (alto), meio-soprano e, eventualmente, de soprano. No falsete, a voz é gerada numa região da garganta que não permite um controle tão preciso de tom quanto é o controle natural do cantor. Dessa forma, é necessário um treinamento especial para que o uso de falsete não prejudique a execução da peça musical. Bem empregada, com conhecimento e domínio, confere efeitos especiais admiráveis e, portanto, beleza adicional, ao canto. (Wikipédia)

[2] Vibrato: Uma oscilação periódica e regular da voz, dentro de meio-tom, para cima ou para baixo. O vibrato é inato na voz do cantor, sendo desejável e inevitável para uma boa produção e para a qualidade do som. Em compensação, a falta de controle dele estraga o cantor. Um cantor treinado consegue colocar a voz e os músculos do aparelho fonador em harmonia para controlar o vibrato, mas este nunca deve ser “criado”. Não confundir vibrato com trêmolo: o trêmolo acontece justamente quando se força essa oscilação da voz, como acontece com o cantor Zezé de Camargo, por exemplo. (Fórum Cifra Club)

[3] Na verdade, em português, Belt [grito] e Chest Voice têm o mesmo significado de Voz de Peito, mas é considerada uma voz mais gritada ou aberta. Já Full Voice é chamada assim mesmo, mas é quando o cantor “canta a todo pulmão”, como dizemos.

[4] Pode ser traduzido como Purificante, mas a palavra Catarse envolve um patamar espiritual que nem sempre é puro mas sempre libertador.

[5] Middle 8 é chamado assim mesmo. Mas não são a mesma coisa. Middle 8 é a parte da música em que ela muda de clima para provocar uma tensão ou uma expectativa. Geralmente a música tem o volume mais baixo, num clima de suspense. Pode ser pequeno, apenas um efeito sonoro como pode ser uma estrofe toda, cantada ou falada. Em alguns casos, a Middle 8 vem antes da ponte, ou depois. Em alguns casos, ela se confunde com a própria ponte e são consideradas uma só, onde a ponte se torna o próprio efeito de tensão.

Fontes: Adam Lambert TV e Gather

Tradução: Glória Conde
Agradecimentos: Rodrigo Ferrera

Compartilhar
Share

3 Comments

  1. Que orgulho desse cara, viu!!!

    1
  2. Haaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa esperei tanto por esta tradução, obrigada Gloria trabalho perfeito !!!!!!!!!!!!!!!
    ADAM É UM PROFESSOR DE CANTO

    2
  3. eu gosto bastante da voz do Adam. mas eu queria saber qual é o nome da técnica q ele usa, sabe, quando ele atinge algumas notas altas, a voz meio que sai “rasgando’, eu amo essa técnica, o efeito que dá é incrível!!! eu acho bastante interessante o vibrato dele, tem energia sabe? mt bom!!

    3

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *