Review de “Better Than I Know Myself” por Lindsey Parker do Yahoo! Music (Reality Rocks)

Lambert fica melhor ainda: Ouça a versão completa do novo single de Adam!

Mais cedo nessa semana, Adam Lambert twittou um link para a foto da capa de seu novo single, “Better Than I Know Myself”, junto com um fragmento de 27 segundos da música… e a infra-estrutura do twitter praticamente entrou em colapso. Bem, agora é melhor que as pessoas de bem lá do quartel general da Soundcloud reforcem as escotilhas e atualizem seus servidores, porque a versão COMPLETA de “Better Than I Know Myself” vazou por lá… e eu suspeito que os Glamberts compulsivos-em-repetição sejam suficientes para quebrar a própria Internet. Eu sei que EU certamente planejo ter a música em constante repeat essa semana, com o dedo engatilhado, apertando o play repetidamente, como um rato de laboratório faminto em um experimento, apertando a alavanca para conseguir outra pelota de comida. Ou, para usar uma metáfora/piadinha diferente, eu tenho planos de ouvir “Better Than I Know Myself” até eu conhecer ela melhor do que eu conheço as costas das minhas mãos loucas de tanto digitar.

Na letra e sonoramente, “BTIKM” (como deve ser chamado de agora em diante pelos twitteiros e digitadores preguiçosos) talvez, mas não surpreendentemente, evoque o seu single de “ascensão”, “Whataya Want From Me” (ou “WWFM”). O refrão crescente de “BTIKM” aliado à mesma marca intensa de neura e esperança, lidando com o mesmo tipo de problemas de relacionamento – essa idéia toda de ficar ao lado de alguém mesmo quando a tentação de fugir é forte, e o valor de ter um parceiro leal que possa tolerar e até mesmo abraçar os defeitos e caprichos de alguém. Tudo isso faz sentido, já que em fevereiro passado, na época da sua primeira indicação ao Grammy por “WWFM”, Adam me contou que “em questão de estilo, se você gosta de ‘Whataya Want From Me’ [Nota à parte: EU GOSTO] você provavelmente vai gostar desse [segundo] álbum. Eu acho que nós iremos definitivamente ir nessa direção. Porque essa é a [música] que todo mundo amou. Essa foi a música indicada ao Grammy, esse foi o single que virou hit. E por fim, eu acho que isso vai soar melhor pra mim, porque não tenta de mais ser alguma coisa, simplesmente É. É emocionalmente honesto, é contemplativo e simplesmente existe alguma coisa nesse tom emocional que se encaixa em mim de verdade.”

O segundo álbum de Adam, Trespassing (que será lançado em 20 de março) pode vir recheado de algumas músicas com uma vibe mais ousada e dançante, mas eu acho que “BTIKM” é a perfeita reintrodução de Adam Lambert para o público em geral, especialmente para os fãs mais casuais, mais familiarizados com o hit das rádios “WWFM”. É uma jogada inteligente artisticamente falando, e comercialmente também (um equilíbrio instável não é sempre fácil de achar nesse negócio) e eu acho que “BTIKM” talvez possa ser até cotado para mais uma indicação ao Grammy em 2013. (Adam não passou na seleção esse ano, droga.) Contudo, depois de ouvir essa música mais uma e mais uma vez (e mais uma e mais uma), eu posso garimpar elementos de outros clássicos do Lambert aqui – um pouco da batida potente cheia de angústia de “Sleepwalker”, um toque de elementos eletrônicos do remix de “Aftermath” e, o mais emocionante, um pouco das LOUCAS acrobacias vocais de uma de suas melhores músicas e criminalmente menos ouvida, a música do lado B tingida de emo “Can’t Let You Go”. O novo single, na realidade, mostra sutilmente vários elementos da música multifacetada de Adam, sempre mantendo sua assinatura, sua voz cheia de energia bem alta no mix (e bem alta nas oitavas – eu acho que não serei corajosa o suficiente para colocar essa música na minha playlist da próxima saída ao Karaokê). Eu acho que é um sinal muito bom que um colega de trabalho à 5 cabines de distância me ouviu colocar essa música, veio até mim e perguntou, “Hey, essa é a música nova do Adam Lambert?” A voz de Adam está aqui sem sombra de dúvidas.

Notas para auxiliar sua compreensão dessa análise: Eu. Amei. Essa. Música. Me avise se você amou essa música também, no campo de mensagens abaixo. Eu espero mesmo que os servidores do Yahoo! Consigam aguentar…

Fonte: Yahoo! Music (Reality Rocks)

Tradução: Rodrigo Ferrera

Compartilhar
Share

One Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *