-
03jun2011
- ESCRITO POR:
- CATEGORIA:
- COMENTÁRIOS:
- 6
A Recompensa de Adam
Na semana passada, quando Adam foi fotografado de mãos dadas com seu namorado Sauli Koskinen, no Tapete Vermelho da final do American Idol, ele despertou um misto de alegria e orgulho em todos os fãs e em boa parte da comunidade gay mundial. Mais um ato de amor e coragem de Adam que, queira ele ou não, termina virando um ato sócio-político.
Isso não é exatamente uma novidade, nem para Adam, nem para a história: firmeza de caráter e honestidade de atitude, sempre foram os maiores pilares de qualquer transformação social (vide Ghandi, vide Martin Luther King, vide Chiquinha Gonzaga, para mencionar alguns). Atos sinceros, atitudes simples, inspiram muito mais que oratórias perfeitas, politicamente corretas, porém falsas.
Queira Adam ou não, ele é parte e agente da mudança que torna a sexualidade do homossexual menos importante do que suas qualidades, habilidades e contribuições.
A fã NoAngels, captou muito bem esse momento e o descreveu num belo texto publicado no Adamtopia. Apesar do Adam Lambert Brasil, focar em notícias, fatos e só muito eventualmente publicar manifestações de fãs (que são milhares e maravilhosas, para dizer o mínimo!) não poderíamos deixar de prestigiar esta fã e nem deixá-los sem partilhar essa análise com ela e conosco.
Mais que a análise, o importante é que partilharemos o momento: nos dar conta de que de fato estamos vivendo um momento histórico muito interessante sobre o qual comentaremos com nossos netos! É só prestarmos atenção!
“Coloque sua mãozinha na minha” Na semana passada, quando Adam postou-se no Tapete Vermelho da final do American Idol de mãos dadas com seu namorado Sauli Koskinen, muito fãs anunciaram que aquele foi um momento pioneiro. Um ato de coragem e convicção, simbólico da bravura de Adam e da mudança de que ele tem sido parte. Ao mesmo tempo que concordo que o momento foi significativo e merecedor de comemoração, eu encaro a situação não tanto como um ato corajoso em si mas principalmente como uma recompensa às centenas de atos corajosos de Adam nos últimos dois anos.
Dois anos trás Adam deixou o palco do Idol coberto pelos confetes da vitória de seu oponente, ele adentrou uma tempestade midiática de intensidade sem precedentes, que seria o sonho de qualquer artista iniciante. Infelizmente, para um homem que queria se focar em fazer música, muito do interesse foi centrado em especulações sobre sua sexualidade e depois, ao ter ele respondido à questão em grande estilo, em continuar se falando do assunto repetidas e repetidas vezes. Parecia que nunca um homem abertamente gay havia assinado com uma grande gravadora nos EUA! Mas esperem…
Nos dois anos entre as finais da 8ª e da 10ª temporadas, Adam teve que trilhar um longo caminho e teve muito trabalho a fazer. Ele teve que pacientemente responder a questões e mais questões sobre “gay gay gay gay”. Ele teve que aturar DJs pedindo dicas de beijos e maquiagem. Teve que calmamente baixar a bola das pessoas acerca de seu assombro com a apresentação do AMA. Teve que se matar de trabalhar e angariar apoio de seus fãs, nunca deixando transparecer a difícil batalha que estava sendo fazer com que suas músicas tocassem nas rádios dos Estados Unidos. Ele teve que encarar comentários irritantes de críticos e manifestações de ódio de anônimos que postavam online. Ele aguentou piadas de mau gosto de entrevistadores, protestos em dois de seus shows e conselhos errados de “fãs”.
Nos últimos 2 anos Adam, demonstrou sua coragem de pequenas e grandes formas, várias e várias vezes. Desde a escolha de incorporar o beijo homossexual na Glam Nation Tour até o drible na oposição da Malásia a seu show, Adam mostrou destreza tanto em alargar fronteiras quanto em angariar apoio. Adam é parte de uma grande mudança social e também um dos agentes dessa mudança. Sem grandiloquentes manifestos ou declarações, ele deixou claro que não está interessado em ser algo que ele não é. Não acho que ele tenha se dado conta, quando iniciou sua jornada, do quanto tempo levaria para que as pessoas vissem além de sua sexualidade. E de modo algum a batalha já terminou. Há ainda muitos poucos por aí para que Adam deixe de se posicionar. Embora, finalmente, artigos se referindo à sua sexualidade são cada vez mais a exceção do que a regra, e as mais recentes coberturas da imprensa referem-se ao relacionamento de Adam nos mesmos termos com que os relacionamentos heterossexuais são discutidos. Isto não é por acaso – é devido a incansável determinação e persistência de Adam em lembrar as pessoas que ele é um cantor, um artista, e acima de tudo, um ser humano exatamente como eles.
Portanto, na semana passada, quando Adam postou-se Tapete Vermelho, de mãos dadas com seu namorado, não foi um ato de provocação, nem uma declaração política. Foi sua recompensa. Levou 100 dias e dezenas de milhares de milhas para que Adam atingisse o ponto onde ele pôde dar a mão ao homem que ele ama, em frente às câmeras, com nada mais do que orgulho e alegria em seus olhos, e, finalmente, atravessar o corredor de microfones falando apenas sobre o que verdadeiramente interessa a ele e a nós.
Sua música. Seus sonhos. Seu futuro.
Fonte: Adam Lambert TV
Introdução e Tradução: Célia Mello
Criação & Arte: Mônica Smitte
ORGULHO INFINITO DESSES DOIS HOMENS..
ADAM JÁ SABIAMOS DA SUA INTEGRIDADE MAS SAULI ESTA MOSTRANDO ISSO A CADA DIA. O RESPEITO E ADMIRAÇÃO QUE ELE SENTE PELO ADAM TÁ ESTAMPADO PRA QUEM QUISER VER….
#ORGULHO SAULIBERT
Adam merece tudo de melhor que o mundo possa oferecer porque ele se esforça da melhor maneira que ele pode em tudo que faz. Se hoje em dia ele está vivendo esse amor em sua plenitude, nada mais justo!
ai que lindaaaaaaaaa…… só vi agora!!!!
O Adam é um ser humano maravilhoso que coincidentemente está em evidência num momento social muito peculiar e muito especial para ele. O que é bárbaro nesse texto é a clareza com que ele analisa o fato de que o Adam é tão “sujeito” como “agente” dessa mesma transformação social.
Foi muito muito linda a percepção dela(e) (que foi a mesma que a minha por sinal!) quando eles estavam de mão dadas no red carpet e as entrevistas não versaram sobre esse tema. Que avanço! Com que naturalidade aquilo ocorreu!
Confesso a vocês, por culpa da TPM ou não, que quando vi a foto dos dois no red carpet e as entrevistas, no dia mesmo, lágrimas me vieram aos olhos: porque vi a mudança ocorrendo e percebi como o Adam merecia aquele momento, o quanto ele havia lutado por aquilo.
Me apaixonei por este texto e por essa (esse?) @noangel.
Sem palavras pela arte Josy e Mô!!!
Amo vocês!!
LINDO!!! QUE DIVINO!!!
É A MAIS PURA VERDADE.
O Adam trabalhou duro para chegar onde está hj e principalmente teve q ouvir foi coisa! e a cena do tapete vermelho foi um grnade avanço para ele e para nós.
Gente, aproveito essa matéria e o dia de hj para fazer um coméntario de desabafo e indiginação sobre o modo como as pessoas interpretam o Adam.
Hj na minha ula de inglês nós colocamos um video de if i had you que tinha a ver com o assunto em questão e o mais inacreditavel quanto ao fato de quase ninguém da minha turma conhece-lo foi, além disso, a reação dos mues colegas.
Foi lamentável e doloroso para uma glabert como eu aguentar frases do tipo: “quem é esse gayzinho?” ou ” aii biba..”
minha reação foi imediata, expliquei q ele era sim homossexual e fui mais além: questionei a todos se o ser não tem direito de ser quem quiser ser, e ainda expus minha opnião sobre o preconceito fazendo com q a maioria ( nem todos) voltasse atrás do q disse afirmando q não, não tinha nenhum preconceito, ou q sim, ele tem o direito de ser quem ele é.
E nesse momento eu me libertei, dancei e cantei sua musica tão alto q ninguém podia me deter! essa energia jamais poderia/pode ser tirada de mim pois sinto uma conexão com esse grande artista, e sua musica causa esse impacto em mim, da mesma forma q essa demonstração de ódio homofóbico tbm causa um impacto no Adam, e em muitos outros homossexuais no mundo.