União entre Homossexuais é Reconhecida no Brasil pela Justiça

(Clique na imagem para visualizá-la em tamanho maior)

Uma das mais importantes notícias relacionadas à comunidade LGBT brasileira está sendo veiculada na mídia brasileira e por isso tem muito a ver com o nosso querido ídolo.

O STF (Supremo Tribunal Federal) decidiu nesta quinta-feira (05), por unanimidade, que a união estável homoafetiva é equivalente à união entre heterossexuais. Com isso, a partir de hoje, casais gays de todo o país têm diversos direitos assegurados como adotar crianças, por exemplo. Até agora, muitos casais gays escolhiam fazer a adoção em nome de apenas um dos parceiros, uma vez que sua união não era reconhecida. Isso gerava muita insegurança para os filhos, no caso de um dos seus pais (ou mães) morrerem. Também fica assegurado aos companheiros homossexuais o direito a requerer pensão alimentícia, ou seja, diante de uma união considerada estável (união com características de casamento), no caso de haver uma separação, o parceiro(a) poderá requerer do seu ex-companheiro(a) uma pensão baseada nas condições econômicas de quem for ofertá-la. Com essas características, a união entre os gays passou a ter um caráter de legitimidade e finalmente pode ser considerada como entidade familiar. Os gays também poderão ser beneficiários dos seus companheiros, em planos de saúde, seguro e outros. É importante ressaltar que isso ainda não equivale a uma lei específica sobre o assunto, apenas o reconhecimento pelo Supremo Tribunal Federal, mas é um passo gigante em termos de reconhecimento dos direitos dos homoafetivos e o equilíbrio e segurança que eles terão a partir de hoje em seus relacionamentos.

Entenda que isso não quer dizer que o casamento homossexual esteja legalizado. Lembrem-se que o casamento envolve uma cerimônia religiosa e um juiz de paz. A nossa religião, que é predominantemente católica, ainda não aceita a união homossexual, portanto, ainda não poderemos ver gays entrando na igreja para se casar.

O que é o Supremo Tribunal Federal e qual importância de uma decisão vinda desse órgão?

É a mais alta instância do Poder Judiciário no Brasil (a maior autoridade, em se tratando de Poder Judiciário). A sua principal função é servir como guardião da nossa Constituição Federal. Para entender melhor, a Constituição Federal é que resguarda os direitos concernentes à igualdade entre todos os cidadãos.

Por isso, podemos ver o tamanho da importância dessa decisão e o reflexo positivo que terá em nossa sociedade!

É sinal de que a nossa Justiça, que sempre foi extremamente machista, está se rendendo aos direitos civis pleiteados pelos homoafetivos, ao considerar a possibilidade de que eles possam constituir uma família e usufruir de todos os benefícios que isso acarreta.

Ou seja, é um passo contra o preconceito, contra a homofobia e a favor da igualdade!

Sabemos que Adam hoje é considerado um símbolo, um ícone na luta pela igualdade entre os homossexuais nos Estados Unidos. Sabemos também, que de início ele não abraçou politicamente a causa, mas diante da sua notoriedade, seu carisma, sua articulação ao falar, ele foi abraçado por ela. Sabemos que ele tem participado de movimentos pró comunidade LGBT, através do projeto “It Gets Better”, Trevor Project e outros, e tudo que ele representa é contra o preconceito, a discriminação e a falta de liberdade dos indivíduos. Ele também já manifestou a sua vontade de ser pai.

Por isso certamente, se Adam Lambert fosse um cidadão brasileiro, hoje ele estaria comemorando numa festa cheia de laços, couro e glitter!

Como todos os fãs abraçam as causas de seus ídolos e antes de tudo, são cidadãos do bem, hoje também é um dia de comemoração para todos nós!

Texto, Criação & Arte: Mônica Smitte

Compartilhar
Share

9 Comments

  1. YAAAAAAAAAAAAAAAYYYY!!! Também fiquei muito feliz com a notícia ontem Mô!

    Não digo sempre que estamos numa posição beeeem melhor se comparamos com anos atrás??! Esse é um sinal CLARO disso!

    Certo que há MUITO o que fazer. Ainda temos a taxa violência seguida de morte contra os homossexuais alta aqui (1 por dia se não me fala a memória) e isso tem que ACABAR. Mas vai!! Eu tenho certeza!

    Eu vejo pelas minhas filhas: a cabeça delas é MUITO MUITO aberta às diferenças, o tema é discutido nas escolas, nos meios de comunicação, enfim…

    Dia Feliz!!

    E já te falei que eu AMO as suas artes?? Como ficou linda, Mô!!!

    Minha ídala! hehe

    1
  2. Até que enfim alguém tomou coragem nesse país hipócrita.
    Parabéns aos ministros votação 10 x 0. Um grande passo para um longo caminho que temos que percorrer.

    2
  3. É verdade, um grande passo! O primeiro de muitos, quero crer..claro que não vai ser por isso que os ataques homofóbicos vão terminar, mas é uma forma de tirar os homoafetivos de uma marginalidade. Acho que é um passo importante e vai repercurtir muito de uma maneira positiva. Obrigada Cé! Grande beijo a todas

    3
  4. Mônica querida, obrigada pela informação e pela bela montagem e texto que vc fez pro nosso site!
    E concordo com tuas palavras no seu comentário acima, assino embaixo!!

    4
  5. Aplausos de pé para isso!!!! Eu curti isso… eu nao sou gay… mas abraço a causa sempre!! Acho que isso é um passo enorme para um país com tantos catolicos como o Brasil!!!

    Eu lembro da confusao q foi qnd a Cassia Eller morreu, pois o menino teria q ficar com os avós… e a companheira da mae ganhou na justiça direito d ficar com ela…
    eu acho isso orgulho
    😀

    Parabens aos brasileiros… mais uma vitoria

    5
  6. Josy querida, obrigada! Não poderia deixar de fazer isso pelo site! Nós ficamos sabendo na mesma hora que a decisão saiu…pensei na hora em escrever para publicar aqui! E sim Jess, eu também me lembrei da Cassia Eller!

    6
  7. É… muito bom isso, ótimo mesmo! Demorou mas COMEÇOU!!Também não sou gay mas abraço a causa também!!!! Nova era… era Lambert!!!!!:)E…ficou mesmo MUITO linda amontagem,Moniquinha!!!!

    7
  8. Obrigada Gra! É sempre um prazer! Nós, mulheres heteros, adoradoras do Adam, sabemos o quão importante é uma decisão dessas na vida de uma pessoa, afinal, toda mulher preza muito pelo núcleo chamado “família” e sabemos da sua importância na vida de qualquer indivíduo!
    Aqui está mais um link interessante sobre o assunto:https://www.jusbrasil.com.br/noticias/2676091/amor-e-familia-homossexual-o-fim-da-invisibilidade-atraves-da-decisao-do-stf

    8
  9. MOMENTO ESPECIAL!
    Interessnte essa matéria. É bom ver que estamos dando passos cada vez mais próximos ao progresso, que de fato não conhecemos.

    Sabemos que o nosso país ainda tem muito a melhorar, principalmente se trtando de questões como essa, onde se tem em jogo o respeito as diferenças e o exterminio do ódio.
    Não só a isso, mas a homofobia, e qualquer outro preconceito. Muito válida essa iniciativa do supremo tribunal.

    Que o Brasil continue caminhando rumo a igualdade completa, e liberdade, e principalmente com a educação,pois só assim podemos vencer a ignorância.

    9

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *