Adam Lambert é o número 10 do TOP 50 dos Músicos Gays do AfterElton
O bem conhecido site gay AfterElton publicou no início desta semana o seu TOP 50 dos Músicos Gays, composta por músicos abertamente gays e bissexuais mais influentes e intrigantes do ano passado, no qual Adam Lambert ocupa a décima posição:
1. Elton John
2. Freddy Mercury
3. Michael Stipe (REM)
4. The Village People
5. Boy George
6. George Michael
7. Neil Tennant (Pet Shop Boys)
8. (The men of) the B52’s
9. Ricky Martin
10. Adam Lambert
Dotado de um alcance multi-oitavo, boa aparência clássica e uma queda por delineador e esmalte de unhas, Adam Lambert chamou a atenção do público durante a oitava temporada do American Idol. Apesar de ter trabalhado em várias produções teatrais, incluindo Wicked e The Ten Commandments, ter sido líder da banda The Citizen Vein e se apresentado no Upright Cabaret e no Zodiac Show, ele realmente não adquiriu uma base de fãs até competir no popular reality show. Logo no começo da sua aparição no American Idol, fotos dele beijando seu ex-namorado apareceram na internet. Lambert não confirmou nem desmentiu sua sexualidade, escolhendo ao invés, simplesmente declarar, ”Eu não tenho nada a esconder… eu sou o que sou”. Depois de terminar em segundo lugar no Idol, Adam declarou publicamente para a Revista Rolling Stone que, ”não deveria ser surpresa para ninguém o fato de que eu sou gay”. Ele é o primeiro artista popular abertamente gay a lançar sua carreira por um grande selo. Seu album, ”For Your Entertaiment” estreou no Billboard 200 em terceiro lugar, e sucessos como ”Whataya Want From Me” e ”If I Had You” tem estado no TOP 20 nos EUA e como o número 1 em países ao redor do mundo. Depois de uma quase esgotada turnê nos Estados Unidos, como artista principal, ele invadiu a Austrália, Nova Zelândia, Japão, Malásia, Filipinas e muitas outras cidades internacionais antes de seguir para a Europa. Espere por um segundo álbum em 2011 e outra turnê mundial. A estrela de Adam Lambert apenas começou a brilhar.
Apesar de terem limitado esta lista a somente 50 músicos (confira aqui a lista completa), o número de artistas abertamente gays supera e muito este número, e segundo o próprio AfterElton afirma:
Nós temos certeza de que você vai notar um artista de sua preferência que nós tenhamos deixado de fora. Pode ter certeza de que isso não foi feito de propósito. Nós simplesmente tentamos montar uma lista daqueles artistas os quais nós sentimos que sejam bem sucedidos em suas carreiras e também tenham chamado a atenção para os problemas relacionados aos direitos dos gays e dando apoio à comunidade à qual eles pertencem. Nós também decidimos deixar de fora aqueles artistas cuja sexualidade seguidamente tenha sido especulada como gay, mas que nunca foi confirmada pelos próprios artistas. Nós também decidimos omitir aqueles músicos que deram declarações públicas em favor do sexo entre pessoas do mesmo sexo, mas que ultimamente têm se voltado em atitudes heterossexuais.
E ainda declaram:
Esses homens têm sido uma influência positiva para os jovens GLBT ao redor do mundo, e pela sua honestidade eles têm ajudado a moldar o clima e aceitabilidade atual, para ser um artista abertamente gay na atual indústria da música. Estes são artistas que arriscam suas carreiras a fim de serem verdadeiros a cerca de sua sexualidade, e que nos deixam orgulhosos de sermos os gays ou bissexuais que somos.
Fontes: Adam Lambert TV, AfterElton e Examiner
Tradução: Glória Conde
2 Comments