-
07fev2011
- ESCRITO POR:
- CATEGORIA:
- COMENTÁRIOS:
- 7
MTV fala sobre os “desprezados” do Grammy de 2011
Muito se tem falado a respeito do Grammy. O Grammy é um prêmio de música e que supostamente deveria premiar a criatividade e o talento entre outras prerrogativas que os artistas de nível têm que ter. Criatividade e talento muitas vezes não combinam com conservadorismo, pois a arte, em si, é polêmica. A arte é mutável. Lady Gaga é conhecida pela “terapia musical do choque”. De garota rica, frequentadora da mesma escola que Paris Hilton, ela fez opção de se mudar para o ambiente “underground” de New York, pois o cheiro de arte vinha dali. Depois de arrebentar em vendas no mundo todo, me parece que o Grammy ainda não se sente preparado para ela. Adam Lambert é outro artista da “terapia musical do choque”, apesar de comportamento diverso do dela e ainda não ter atingido as vendas e nem o sucesso de Lady Gaga. Subentende-se que o “Grammy” também não se sente preparado para ele, apesar do evidente talento, voz e presença de palco que ele tem. Pergunta: Quando o “Grammy” vai estar preparado para os verdadeiros talentos? Outra coisa, tenho certeza que todos adoram a Katy Perry, mas alguém aí já viu Katy cantando ao vivo? Confira abaixo o artigo que fala sobre todas essas implicações.
Os desprezados do Grammy de 2011 incluem Adam Lambert, Ke$ha, Big Boi e Rihanna Apesar de Lady Gaga e Justin Bieber terem sido indicados, eles não impressionaram tanto quanto esperado.
Você escuta o tempo todo: ”Eu estou agradecido pela indicação”. É a coisa mais graciosa e educada de se dizer e os artistas que perdem em grandes premiações sempre se sentem obrigados a dizer a mesma coisa.
Mas e se você nem ao menos é indicado?
Todo ano, acontecem omissões inacreditáveis no rol de indicados no grande festival de premiações (Christopher Nolan para o Oscar, alguém concorda?), e o 53th Grammy Awards deste ano (que irá contecer em 13 de Fevereiro) não é exceção.
Na maior categoria da noite, Álbum do Ano, houve muito fascínio por parte dos críticos sobre a inclusão do ”Teenage Dream” de Katy Perry, o qual muito consideram de pouco peso para o melhor prêmio da noite. Mas houve também algumas conversas sobre “My World 2.0” de Justin Bieber não ter entrado nas maiores categorias, mesmo se Bieber possa se contentar com Melhor Artista Novo e Melhor Vocal em Álbum de Pop.
Apesar das regras a respeito da categoria Melhor Artista Novo terem sido mudadas para evitar problemas no futuro, Lady Gaga já foi vítima da exclusão no Grammy antes. Ela conquistou seis indicações este ano, incluindo Álbum do Ano para “The Fame Monster”, mas é intrigante o fato do seu grande sucesso ”Bad Romance” não ter conseguido indicação para Gravação ou Canção do Ano.
O que aconteceu?
”Eles a querem pela audiência, mas eu acho que o Grammy ainda está um pouco assustado com Gaga”, disse a colunista de música do Entertainment Weekly, Leah Greenblatt. ”Houve tanta conversa sobre ela não ter sido indicada para Melhor Artista Nova que eu acho que o Grammy sentiu vergonha daquilo. É possível que eles tentem compensá-la, inundando-a de indicações e eu posso vê-la ganhando nas categorias mais importantes (no futuro), mas eu acho que eles ainda não estão bem prontos para ela.” Isso pode, é claro, mudar ano que vem quando Born This Way de Gaga estiver concorrendo.
Outra diva acostumada à bastante apreciação pelo Grammy, Alicia Keys, foi totalmente deixada de fora com o seu álbum “The Element of Freedom”. ”É interessante que Alicia Keys não recebeu nada,” ela disse. ”Ela e John Mayer estão praticamente sempre no meio das indicações todo ano, quer eles sejam qualificados ao prêmio ou não. E eu acho que ”Try Sleeping With a Broken Heart” foi um dos melhores singles do ano.” A Sade, apesar de muito talentosa e famosa, é avessa ao Grammy, e teve duas indicações de seus singles ”Soldier of Love” e ”Babyfather” nas categorias de R&B, mas nenhuma chance em algum dos grandes prêmios. Greenblatt disse que ela ficou surpresa por ambas as omissões, especialmente porque ”Soldier of Love” de Sade foi um dos álbuns mais vendidos de 2010 e porque a enigmática cantora esteve afastada por quase uma década e voltou numa forma fina e madura, o tipo de história que o Grammy adora homenagear.
Houve alguma surpresa a respeito da única indicação para o premiado do ”American Idol”, Adam Lambert, que teve um sólido e criativo acerto com seu álbum de estreia ”For Your Entertaiment”, mas somente uma única indicação para Melhor Performance Vocal Masculina Pop para ”Whataya Want From Me.”
Com Perry se pavoneando num grande número de categorias importantes com suas confecções pop leves como o ar, foi uma surpresa que outra cantora pop com grandes vendas digitais e sucessos nas paradas (coisas que a Academia gosta de ver), Ke$ha, fosse completamente deixada de fora do jogo. Greenblatt acha que Lambert se encaixa na mesma categoria de Gaga, com a Academia estando um pouco assustada com a personalidade liberal e estranhos exageros dele, mas com relação à Ke$ha, ela diz que provavelmente a história seja diferente. ”Ela teve um impacto enorme, mas eu acho que o Grammy acredita que ela seja passageira, e eles escolheram não dar o seu aval a ela,” ela especula.
Falando de grandes vendas, algumas pessoas comentaram o fato de que o sucesso ”Hey, Soul Sister” do Train, o single mais vendido de 2010, só recebeu uma indicação por uma versão ao vivo e pouco conhecida, na categoria Melhor Performance Pop de um Dueto ou Grupo.
Alguns artistas bem respeitados de hip-hop também foram visivelmente deixados de fora da lista de indicações, incluindo ”Big Boi” do Outkast, cujo aclamado ”Sir Lucious Left Foot: The Son of Chico Dusty” foi deixado de fora da categoria Melhor Álbum de Rap, junto com ”Teflon” de Rick Ross. ”Rick Ross é o tipo de artista feito para ser ignorado pelo Grammy,” Greenblatt disse. ”Ele tem uma sensibilidade que o Grammy quase nunca vai reconhecer, não importando o quanto ele seja amado pelos fãs de rap.”
Mas mesmo assim ela acha que Chico Dusty foi um dos melhores álbuns de 2010, Greenblatt ficou impressionada pelo gelo de Big Boi, que recebeu inúmeras indicações ao Grammy no passado. ”É uma conquista e tanto, um álbum completamente realizado que parece uma tapeçaria, um álbum para ser ouvido com fones de ouvido, de alguém cujas habilidades são tão singulares… [de] um dos maiores ícones e artistas de hip-hop com o aval do Grammy, de todos os tempos.”
O álbum de Rihanna ”Rated R” também se qualificou, mas não recebeu indicações nas maiores categorias, conseguindo apenas Melhor Gravação Dance para ”Only Girl (In The World)” do seu single do álbum ”Loud” do ano passado e algumas indicações para seu trabalho com Eminem em ”Love the Way You Lie.” E se você pensou que Kanye West foi roubado quando “My Beautiful Dark Twisted Fantasy” ficou em branco, não se preocupe: não ficou qualificado para este ano, mas estará na disputa para o próximo ano.
A omissão que parece fazer sentido são as duas pequenas indicações para os garotos do ”Glee”, que estão concorrendo para Melhor Perfomance Pop de um Dueto ou Grupo com Vocais pela sua versão de ”Don’t Stop Believin” do Journey e por Melhor Compilação de Trilha Sonora para Glee: Vol. 1. Apesar de terem feito as caixas registradoras tilintarem como loucas, não há dúvida de que atores cantando covers não chamam a atenção de uma premiação que ostensivamente premia a criatividade. E ninguém pareceu muito chocado que o pobremente recebido ”Bionic” de Christina Aguilera foi ignorado.
Fonte: MTV
Introdução: Mônica Smitte
Tradução: Glória Conde
VÁ PRA M**DA ,TÔ TÃO NERVOSO QUE NÃO IREI EXPRESSAR AQUI
SÓ SEI QUE O GRAMMY CAIU NO MEU CONCEITO E ISSO É FATO,DESPREZAR O ADAM. E TER JUSTIN BIEBER INDICADO,ISSO É UMA ONFENÇA.
Odeio premiações. Serio, sempre tem, não importa qual seja a premiação, os ignorados que mereciam nem que fosse a indicação.
Nesse texto ai falaram de duas coisas que me matam: ela citou o Chris Nolan e o Oscar (nossa, eu quase chorei ao não vê-lo esse ano indicado a melhor diretor) e o Adam e o Grammy. Qual é, ele tem a melhor voz do mercado pop atual. Ele só ganhou uma indicação e, por mais que eu esteja colocando toda minha fé, querendo muito que ele ganhe, ele provavelmente vai perder. E eu vou chorar de novo como eu chorei no Golden Globe quando A Origem perdeu todos os premios em que estava concorrendo, inclusive o de trilha sonora original, QUE ELE ERA DELE. Sabe, todos os criticos tinham concordado, ERA DELE. Era a garantia que ele ia levar alguma coisa, deram para A Rede Social.
Pois é isso que está ameaçando acontecer, o prêmio é do Adam, sabemos que ele é o melhor entre os indicados (até que Michael Jackson, na minha opinião. This Is It não é a melhor musica dele). É DELE. Mas o Grammy vai dar pro Mars. Porque ser drogado é melhor que ser chocantemente (de uma boa forma) criativo.
Eu só espero está errada.
Eu só espero, também, que esse momento de choque passe, e que o segundo CD do Adam leve tudo. Ao estilo Michael Jackson com Thriller, ou ninguém lembra que ele foi ignorando pelo Grammy [e por muita gente] com o Off The Wall?
/desabafo.
Priscila nao poderia ter dito de melhor forma tudo que penso!
assinadíssimo em baixo!
BORN THIS WAY SERÁ O HINO!
APESAR DISSO, NADA ME TIRA DA CABEÇA DE QUE ALÉM DA GAGA O ADAM TEM Q GANHAR ESSE PREMIO!
ELE MERECE, E ACHO Q JÁ ESTÁ NA HORA DE ELE SER RECONHECIDO ASSIM COMO GAGA É, POIS AMBOS SÃO TALENTOSOS, GOSTAM DAQUILO Q FAZ, SE DEDICAM, E TEM UMA NOVA VISÃO DE MUSICA.
pobremente bionic pelo amor de deus o album e maravilhoso.