Adam Lambert em seu Sucesso Pós-American Idol

Conforme publicamos aqui, Adam Lambert foi indicado ao Grammy para concorrer a “MELHOR VOCAL POP MASCULINO”. E desde então vários artigos têm sido escritos a respeito de Adam. Confira mais um deles, sendo este publicado por Shirley Halperin (The Hollwyood Reporter) pela ABC News / Reuters, para quem Adam conta que ele espera que a indicação ao Grammy “ajude a diminuir o estigma que acompanha a obtenção do sucesso em um programa de competição”.

Se havia alguma dúvida quanto a capacidade do “American Idol” em lançar artistas capacitados e merecedores de ganhar Grammys, Adam Lambert veio para mostrar à oposição que estavam errados.

O segundo lugar da oitava temporada, que se une aos outros participantes do Idols passados indicados Kelly Clarkson, Carrie Underwood, Fantasia e Jennifer Hudson, entre outros, está indicado à melhor vocal pop masculino por “Whataya Want From Me”, o segundo single de seu álbum de estreia, “For Your Entertainment” (2009).

A música foi originalmente planejada para Pink – na verdade, foi escrita por ela juntamente com Max Martin e Shellback – mas como tudo relativo ao Adam, ele se apropriou dela.

Então, como foi que o falante e sempre ultrajante roqueiro glam recebeu a notícia? “Eu fui acordado por meu empresário de manhã, em Paris”, ele conta ao “The Hollywood Reporter”. “Muito mais eficaz do que minha habitual xícara de café para me acordar. Eu estava tão animado! Depois dessa ligação, vi que muitos amigos e familiares tinham me mandado mensagens e emails”.

Realmente, o universo do Twitter estava um alvoroço com congratulações – de artistas conhecidos a fãs a ouvintes casuais – enquanto Lambert alegremente estava descansava apos o final de uma longa, bem sucedida turnê mundial.

Agora que ele apresentou “Whataya Want Form Me” até enjoar pela maior parte desses dois anos, queremos saber se ele sabia que a música era especial quando foi incialmente oferecida a ele.

“Eu gravei ‘Whataya Want From Me’ em um dia de folga da turnê ‘Idols Live Arena’ e estava esgotado devido à agenda do show”, reflete Lambert, “Eu sabia que a música seria uma faixa chave no meu álbum e era minha primeira vez trabalhando com os incríveis Max Martin e Shellback, por isso estava um pouco apreensivo. A improvisação vocal no final eram as mais desafiadoras, já que eram bem altas e tinha sido um longo dia. Quando ouvi a primeira versão, senti muita confiança de que a música seria um sucesso graças à produção impecável”.

Lambert reconhece que a indicação ao Grammy legitima o American Idol como uma ferramenta de descoberta de novos artistas, que muitos na indústria têm esnobado, mas ele enfatiza que a credibilidade também é dele, e não apenas do show.

“Eu acredito que o American Idol seja uma plataforma muito desejada por qualquer artista”, ele explica. “No entanto, não foi o show que me ensinou a cantar ou atuar. Eu fiz música por anos antes do show, mas eu sabia que a maioria das gravadoras não estariam interessadas em mim como um artista pop a não ser que eu pudesse desenvolver uma sólida base de fãs e provasse que tinha talento. O Idol me deu essas oportunidades. Mas sinto que conquistei meu atual sucesso ao preparar e executar uma variedade de apresentações fortes a cada semana no show, e me sentindo confortável em ser diferente.”

De fato, sendo um dos lançamentos da RCA do ano passado – com mais de um milhão de unidades vendidas entre um CD, um álbum remix e um EP acústico – Lambert conseguiu transformar a exposição na TV em uma real carreira musical, o que não é um pequeno feito nesses tempos de overdose de shows de talentos.

“Além dos autores e produtores da faixa, espero que nesse momento, depois de todo o trabalho duro no ano passado, a indicação me dê credibilidade como um verdadeiro vocalista na indústria”, diz ele, “e talvez ajude a diminuir um pouco o estigma que acompanha a obtenção do suceso em um show de talentos”.

Fontes: ABC News, Reuters, The Hollywood Reporter e Examiner

Tradução: Maria Clara Montanhez e Caio Coletti

Agradecimentos: Célia Mello

Compartilhar
Share

2 Comments

  1. Estigma! Tomara que ele caia de vez em relação ao Adam, e as pessoas tirem as ‘travas’ dos seus ouvidos, pois quem n conhece o talento absurdo desse rapaz está perdendo enormemente! Parabéns pela tradução Célia!

    1
  2. Vou cruzar os dedinho e torcer mto pra que ele ganhe o Grammy

    2

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *