-
23nov2010
- ESCRITO POR:
- CATEGORIA:
- COMENTÁRIOS:
- 1
Janie Hendrix Comenta a Performance de “Purple Haze” de Adam Lambert
Quando Adam diz que o Universo conspira a favor das pessoas que confiam no seu destino e acreditam na sua potencialidade, sua maneira de ser e originalidade, a despeito do que “as outras pessoas possam falar”, ele não está brincando. Enquanto muitas pessoas o criticaram pelo uso da maconha no palco durante a apresentação em Amsterdã (Holanda) no último dia 20 de novembro (o consumo da substância entorpecente se deu quando ele cantava “Purple Haze” e “Whole Lotta Love”), onde o consumo é permitido, outras, como a irmã de Jimi Hendrix, aproveitam para expressar gratidão a Adam com relação à sua performance do clássico “Purple Haze”, de Jimi Hendrix, considerado o melhor guitarrista de todos os tempos.
Irmã diz que Jimi Hendrix revive através da performance de Adam Lambert Adam Lambert surpreendeu no seu show realizado em 18 de novembro em Paris, França, quando o glam rocker cantou uma versão hard da música lançada em 1967 por Jimi Hendrix, “Purple Haze”, para homenagear o seu guitarrista Monte Pittman que estava fazendo aniversário. Janie Hendrix (irmã e executiva da “Experience Hendrix”), teceu comentários a Rockstar Weekly a respeito da performance do famoso clássico de seu falecido irmão.
“Assistir a artistas do American Idol (como Adam Lambert) cantarem “Purple Haze”, confirma mais uma vez que mesmo após 40 anos, o espírito de Jimi ainda sobrevive através de sua música.” Janie mencionou que o cantor de funk Bootsy Collins cantou uma versão surpresa uma noite antes, quando a “Experience Hendrix Tour” estava se apresentando no teatro em Cincinnati, OH.
Hendrix, que faria 68 anos em 27 de novembro, é considerado o melhor guitarrista de todos os tempos pelos experts no assunto. Ele morreu em 18 de setembro de 1970.
A turnê “Experience Hendrix” esteve viajando pelos Estados Unidos e Canadá durante outubro e novembro, apresentando artistas cantando músicas associadas ao legado de Jimi Hendrix.
Lambert escolheu a época perfeita para celebrar Hendrix, pois tanto os fãs mais velhos quanto os mais jovens estão curtindo o projeto “Jimi Hendrix Catalog Project” de 2010, que teve novas edições, como a de luxo, lançadas em outubro – Fazem parte do projeto da “Jimi Hendrix Experience” que inclui: as Sessões da BBC, Jimi Hendrix e seus Blues, as músicas apresentadas ao vivo em Woodstock, e um álbum especial de Natal e Ano Novo (uma coletânea de canções famosas que fazem parte do Álbum de Natal de Jimi Hendrix).
A turnê “Hendrix Experience” irá se encerrar em Indianápolis em 20 de novembro, enquanto Lambert continua sua turnê pela Europa, que termina dia 29, em Londres. Foram adicionados dois shows à “Glam Nation Tour” a serem realizados em Los Angeles, em 15 e 16 de dezembro, quando então será encerrada.
Assista novamente esta performance:
Conheça algo mais a respeito dessa música que tem muito a ver com o momento em que Adam a interpretava no palco, inclusive quando beijou Tommy e disse: “Excuse me while I kiss this guy” [“Só um momento enquanto eu beijo aquele rapaz”].
“Purple Haze” é uma canção gravada em 1967 por The Jimi Hendrix Experience, lançada como single no Reino Unido e nos Estados Unidos. Nos Estados Unidos também apareceu no álbum de 1967 “Are You Experienced”. “Purple Haze” é muitas vezes considerada como uma das melhores canções de Jimi Hendrix e também o seu primeiro êxito internacional. Para muitos, é a sua canção de marca. “Purple Haze” tornou-se o segundo single de Hendrix após o seu manager Chas Chandler ter ouvido Hendrix a tocar o riff nos bastidores e rapidamente providenciando que ele gravasse e lançasse a canção.
O single chegou ao número 3 no Reino Unido mas apenas ao número 65 nos Estados Unidos, onde foi lançado em Junho de 1967, um mês depois de “Are You Experienced” e três meses depois do single no Reino Unido. Em Março de 2005, a revista Q classificou a canção como número um na sua lista das 100 Melhores Faixas de Guitarra. A revista Rolling Stone colocou-a em nº 17 nas suas “500 Melhores Canções de Todos os Tempos”.
Hendrix disse que a canção foi inspirada por um romance de ficção científica de Philip José Farmer (a frase do livro é “cacimba purpúra”). Hendrix afirmava que a canção era sobre amor, explicando que o verso “o que quer que seja, aquela rapariga enfeitiçou-me” era a chave para o significado das letras.
Crê-se que a canção é uma referência às experiências de Hendrix com uma variedade de LSD produzida em 1966 por Owsley Stanley. A forma farmacêutica comercial de LSD, feita pela Sandoz sob o nome comercial de “Delysid”, vinha em pequenas cápsulas de gelatina púrpura. (Numa sessão para a BBC em 1967, Hendrix gravou uma versão de “Day Tripper” dos Beatles em que durante o orgástico solo de guitarra, ele grita “Oh, Owsley, can you hear me now?”) [“Oh, Owsley, consegues ourvir-me agora?”]. Outra história é que o trítono tratado mais abaixo depoletou a sua sinestesia de uma maneira que viu Cacimba Púrpura, levando muitos a acreditar que o nome da canção derivava de um tipo de marijuana, quando na verdade, foi o tipo de marijuana que foi nomeado assim por causa da canção. A canção tem um distinto intervalo trítono que aparece na introdução.
O verso “Excuse me while I kiss the sky” [“Só um momento, enquanto eu beijo o céu”] foi largamente mal apreendido como “Excuse me while I kiss this guy” [“Só um momento, enquanto eu beijo aquele rapaz”] (em inglês, the sky e this guy, dito depressa, pode ser confundível). Em alguns concertos, como piada, Hendrix claramente alterava a letra para “Excuse me, while I kiss that guy” [“Só um momento, enquanto eu beijo aquele rapaz”]. Uma dessas ocasiões aparece no álbum “Voodoo Child: The Jimi Hendrix Collection [Disc 2]”, e na box set “The Jimi Hendrix Experience”.
Fontes: Rockstar Weekly e Wikipédia
Tradução: Mônica Smitte
Adam também é cultura! Não conhecia o significado dessa música tão famosa, e nem em qual contexto estava inserida. Jimi Hendrix foi revolucionário em sua época, era melhor aceito na Europa do que nos EUA, assim como Adam ele fez diferença no mundo da música, assim como o Adam está fazendo. Adam, go babe!!!