Artigo no PLSN sobre a parte técnica da Glam Nation Tour

O site PSLN – Projection, Lights and Staging News, publicou um artigo na sua edição de setembro sobre a parte técnica da Glam Nation Tour de Adam Lambert. Confira o artigo e saiba um pouco mais sobre os detalhes técnicos da turnê e aqui veja algumas fotos que fazem parte deste artigo.

Adam Lambert: A Glam Nation Tour

Se você assistiu a oitava temporada do American Idol, então você não vai ficar surpreso em saber que Adam Lambert esteve muito envolvido no projeto e execução da sua turnê solo, Glam Nation.O segundo colocado na competição vocal foi uma sensação por causa da sua abordagem criativa do estilo, arranjos das músicas e incrível produção. Seus dons vocais eram somente o toque final.

Quando chegou a hora de Lambert se lançar na estrada para promover seu primeiro álbum, à PRG foi dado o trabalho de organizar os equipamentos e encontrar um designer que se enquadrasse no projeto.

Julian Edwards da PRG contactou Jason Deboer, e o designer foi contratado. Dave Ellison seria o gerente de produção e da turnê, Shane Johnson da Strictly FX seria o gerente de palco.

Deboer e Ellison se reuniram com o diretor da companhai de Lambert, a 19 Entertainment, do qual eles tiraram inspiração para chegar à um ”desenho rústico” da iluminação e projeto de palco.

A entrada do artista

”Adam esteve envolvido no projeto o tempo todo,” Deboer diz, ”desde escolher as cores para as músicas até fazer o download dos vídeos que ele queria usar.”

Lambert também contribuiu para o projeto de uma maneira que mudou totalmente o visual do show. ”Usar os lasers foi idéia dele,” Deboer continua, ”o que realmente adicionou um ótimo toque ao show.”

Uma vez que os lasers se tornaram uma realidade, Johnson foi designado para dois serviços, gerente de palco e operador dos lasers. ”Eu queria fazer um trabalho mais criativo,” Johnson disse, das suas duplas posições.

”Eu sou praticamente um pré-produtor e assistente, no momento, vendo o quão ocupado eu estou com a turnê.” Uma vez que as partes foram acertadas, Deboer refinou o projeto usando Vectorworks 2010 Spotlight. Milton Diego da PRG ajudou Deboer a concretizar o interpretação final usando ESP Vision na PRG em Los Angeles.

Um orçamento apertado

O projeto foi construído numa escala de iluminação e projeto de palco que deveria ser complementado na estrada. Além de viajar com algumas luzes e iluminação digital, Deboer viaja com um console inteiro MA Lighting grandMA. ”Seria muito difícil”, ele diz, ”que eu usasse outro console.”

”A turnê inteira foi projetada com um orçamento bem apertado,” Deboer diz. ”O plano era usar qualquer equipamento que estivesse disponível no local do show e (nós levaríamos) um pequeno pacote de palco e dois ajustes para os locais onde nós estivermos tocando. Nós vimos locais de todos os tamanhos possíveis: clubes, teatros, cassinos e uns poucos galpões.”

Lasers versáteis

O pacote de lasers inluei dois Kvant de 16 watts de lasers sob o controle de um processador Pangolin e um computador HP Touchsmart.

”Os lasers são um instrumento muito versátil agora, com o advento de lasers de todas as cores e as combinações que podem ser criadas,” Johnson diz, ”Não é mais como antigamente. Eu nunca me canso de projetá-los durante este show. Os efeitos de lasers foram tão longe num período de tempo muito curto.”

”O equipamento que eu estou usando é muito durável,” ele continua. ”Com os rigores de uma turnê intensa, ele nunca falha, e eu só experimentei dois pequenos problemas nos últimos três meses.”

”Esta é uma das turnês mais legais que eu já tenha feito,” Deboer diz. ”Eu adoro o desafio, desde ser meu próprio assistente ao desafio de não saber o que esperar à cada show.”

De teatros à matadouros

Johnson acrescentou: ”O show é fantástico. Jason é um projetista de iluminação muito dedicado e criativo, e ele traz muito divertimento nos dias mais longos. Nós dois trabalhamos bem juntos para produzirmos o show mais bonito que pudermos, dependendo do lugar onde estamos.”

“Esta turnê têm nos levado a todo lugar, desde os melhores teatros do país a alguns ótimos clubes. Nós até tocamos num antigo matadouro em Lubbock, Texas e conseguimos montar um grande show num lugar bem pequeno.”

Depois da parte Americana da Turnê, o show vai para a Ásia e Europa para finalizar o ano. ”Eu tenho ouvido alguns rumores de outra turnê no começo do próximo ano,” Deboer disse.

”Adam é um cantor muito dedicado e trabalhador e um artista que se envolve em todos os aspectos do show e do projeto,” Johnson disse. ”Realmente é um prazer estar em turnê com um homem do calibre dele. A companhia para a qual trabalho tem os empregados mais empenhados e criativos com os quais eu já tive o prazer de trabalhar. Nós todos estamos na mesma página, todo o show é prioridade máxima e todo mundo está à postos 24 horas por dia para ajudar com problemas de filmagem e resolver alguma questão que venha a surgir. Nós estamos aqui para o seu entretenimento.”

Adam Lambert Glam Nation Tour:

Equipe
Designer de Iluminação/Diretor de Vídeo e Iluminação: Jason Deboer
Gerente de Palco & Lasers: Shane Johnson
Gerente da Turnê e de Produção: Dave Ellison
Companhia de Iluminação: PRG
Lasers: Strictly FX

Equipamentos
8 Clay Paky Alpha Spot 700s
7 Elation Impression 90s
6 Martin Atomic 3K Strobes
5 4-Light Moles
2 Barco High End Systems DL.3 digital luminaires

Fonte: PSLN

Tradução: Glória Conde

Compartilhar
Share

One Comment

  1. Gente : alguém me explica isso ???

    ”Eu tenho ouvido alguns rumores de outra turnê no começo do próximo ano,” Deboer disse. Será verdade????? O-O!!!!!!

    1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *