Entrevista para o Jornal “The Morning Call” – 11/08

Adam Lambert falou para Jornal “The Morning Call” sobre como será seu show ”brega, glam, magia negra, voodoo” no Musikfest hoje à noite (13) no palco principal do Riverplace, em Sand Island, Bethlehem.

”Conformismo não é a minha praia”

Adam Lambert sabia que quando chegasse a hora de fazer sua turnê solo, não seria normalmente o que se espera de uma estréia de um artista, mais do que seus incríveis vocais e trajes provocantes foram normais para a oitava temporada do ”American Idol” de 2009, no qual ele ficou em segundo lugar.

”Quer dizer, conformismo não é a minha praia”, Lambert disse numa entrevista pelo telefone.

Então, quando Lambert planejou sua ”Glam Nation Tour”, ele disse que tentou se inspirar nas grandes turnês de astros pop, como Michael Jackson e Madonna – ”pessoas que dão um show.” ”Eles pegam sua música e criam um visual e um tema e eles reinterpretam a faixa tanto musicalmente quanto visualmente para meio que criar um contexto. E isso é algo muito importante pra mim.”

O resultado, o que ilumina o palco do RiverPlace do Musikfest nesta sexta-feira, é uma produção teatral com um ”toque de virada do século em Nova Orleans, com um conceito meio brega, glam, magia negra e voodoo”, Lambert disse. “Tem uma grande banda, quatro dançarinos, uma coreógrafa e um maravilhoso guarda-roupa” e uma ”história com uma temática emocional durante o show. Existem elementos visuais que irão incorporar tudo isso dentro de um mundo. Eu acho que todo mundo vai gostar.” Os fãs de Lambert não esperariam menos do que isso.

No ”Idol”, o nativo de 28 anos de idade de Indianápolis, que se mudou para a Califórnia e estava trabalhando no teatro quando fez o teste para o ”Idol”, seguidamente eletriza a platéia com sua voz incrível e seus belíssimos trajes. Mas, surpreendentemente, os expectadores escolheram o cantor de estilo mais acústico Kris Allen como seu ”Idol” e deram o segundo lugar para Lambert.

Lambert não gosta de comentar a final. Quando é comentado que ele é quem está no comando de uma turnê, enquanto que Allen está apenas como atração secundária de outros artistas ( le vai abrir para Keith Urban no Allentown Fair em 03 de setembro) e que seu álbum ”For Your Entertainment”, superou as vendas do álbum homônimo de Allen, Lambert só diz, ”Eu acho que o ‘American Idol’ aconteceu há um ano atrás tanto para mim quanto para Kris e nós estamos encontrando o que funciona melhor pra nós.”

”For Yor Entertainment”, com seus pesados elementos club-eletrônicos, estreiou no terceiro lugar da parada de álbuns da Billboard, quando foi lançado em novembro/2009 e desde então alcançou o ouro. Mas teve [por enquanto] somente uma faixa no Top 10, ”Whataya Want From Me”, dentre seus três singles.

Lambert recebeu muitas críticas pela sua chocante apresentação no American Music Awards de 2009, um dia antes do álbum ser lançado. Enquanto cantava a faixa-título, ele beijou o tecladista, pressionou a cabeça de um dos dançarinos contra sua pélvis e agarrou a virilha de outro. O canal de tv ABC não somente interrompeu a transmissão, mas Lambert também foi tirado da agenda da apresentação no dia seguinte, no ”Good Morning America”, bem como de outros programas. Lambert agora entende que a apresentação ‘‘talvez tenha ido longe demais”, e ele pretende para a atual turnê fazer um show onde as pessoas “se sintam confortáveis.”

Mas ele não quer que as pessoas pensem que ele vai comprometer sua arte por causa da reação ao AMAs. ”Eu ouvi alguns comentários do tipo, ‘Oh, você sabe, a turnê dele é bem familiar’, e isso e aquilo”, ele diz. ”E eu falo, bem, é como eu sou. Eu estou dando um show.” ”Toda a semana no ‘Idol’ eu fazia algo diferente. Eu estava cantando músicas diferentes, me vestindo diferentemente e expressando uma emoção ou vibração diferente. Eu eu achei engraçado que as pessoas ficaram nervosas sobre que tipo de artista eu teria me baseado no AMAs.”

”Eu disse, esta é uma apresentação… todo mundo gosta de presumir que aquilo era eu tentando caracterizar um novo Adam e que iria ser sempre aquele Adam e foi simplesmente uma performance. Se você precisa saber algo a meu respeito a esta altura, é que eu mudo tudo o tempo todo.” ”Eu tenho muitos lados e eu gosto de mostrar todos eles. Então, a apresentação no AMA sou eu mostrando minha sexualidade e isso assusta muitas pessoas. Mas eu acho que isso é saudável.” ”Se as pessoas realmente estão pirando e ficando realmente loucas, meio que me energiza,” ele diz.

”Existe uma certa quantidade de reflexão sobre o que acontece. Mas também, às vezes, depende muito do tipo de humor em que eu esteja. Quer dizer, tenho certeza de que qualquer um, qualquer ser humano, às vezes se sente mais ‘solto’ do que em outras.”

Lambert diz que até agora na sua turnê, ”Eu só tenho visto sorrisos e positividade vindo da platéia. Elas estão lotadas todas as noites até agora e eu acho que as pessoas que estão comprando os ingressos têm a mente aberta e querem ver um show e ser entretidos e isso é ótimo. É o que eu espero que seja isso que a turnê atraia.”

A seguir, Lambert segue para a Europa e Ásia, e depois da turnê ele vai direto para o estúdio começar a trabalhar num segundo álbum.

”Meu primeiro álbum foi feito em três meses e eu estou realmente orgulhoso do que nós conquistamos nesse período de tempo,” ele disse. ”Eu acho que o segundo álbum vai ser ainda melhor, porque eu acho que ter um pouco mais de tempo é realmente muito bom, um luxo adorável.”

”Eu acho que agora eu tive a oportunidade de estar na estrada por um ano e… durante esta turnê eu fiz muita promoção, eu aprendi mais a respeito do negócio e sobre mim mesmo como artista e sobre as expectativas da platéia.” ”Eu acho que eu vou ser mais educado artisticamente da próxima vez.”

O que ele aprendeu, Lambert diz, foi “Eu não posso ficar sentado e tomar minhas decisões e me preocupar se as pessoas vão gostar ou não. Eu acho que isso não é arte. Eu penso que arte é expressar a si mesmo… eu acho que eu sou específico e eu sou extremo e às vezes não é isso o que certas pessoas estão procurando”.

”E se é isso que você está procurando, olhe pra este lado.”

Informes da imprensa mostram seu show de uma hora abrindo com ”Voodoo”, uma faixa que não está no álbum, seguida por músicas do seu álbum de estreia ”For your Entertainment”, assim como a música ”Whataya Want From Me” e ”If I Had You”, com um meio de show acústico. Às vezes, ele canta ”Whole Lotta Love” do Led Zeppelin como bis.

Fonte: The Morning Call

Tradução: Glória Conde

Compartilhar
Share

One Comment

  1. ”Eu acho que o segundo álbum vai ser ainda melhor, porque eu acho que ter um pouco mais de tempo é realmente muito bom, um luxo adorável.” TENHO CERTEZA QUE SERÁ PERFEITO

    1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *