-
30jul2010
- ESCRITO POR:
- CATEGORIA:
-
American Idol, Artigos e Entrevistas, Fotos, Glam Nation Tour, Vídeos
- COMENTÁRIOS:
- 3
Adam Lambert volta pra casa (San Diego) com sua primeira turnê solo
Pam Kragen do North County Times escreveu um artigo a respeito do primeiro show de Adam Lambert em sua terra natal: San Diego, na Califórnia, que ocorrerá hoje (30).
Antes, reveja aqui mais fotos como a postada acima do “Homecoming” (volta a sua terra natal, San Diego) de Adam no ano passado enquanto estava no Idols, incluindo entrevistas em rádios, tvs, visita a sua escola entre outras.
Preview: Nativo de San Diego Adam Lambert volta pra casa com sua primeira turnê solo Há um ano atrás, esta semana, a turnê do ”American Idol” – liderada pelo nativo cantor sensação Adam Lambert – se apresentou para uma casa quase lotada no San Diego Sports Arena. Neste verão, a turnê com falta de estrelas do ”Idol” está indo tão mal que vai ser encerrada duas semanas mais cedo.
Os rendimentos dos shows de verão estão abaixo dos 16% este ano, e até grandes artistas (Rihanna, The Eagles, The Jonas Brothers, Christina Aguilera, só para citar alguns) foram forçados a cancelar datas. Mas uma turnê que está virtualmente lotando todas as paradas desde o início, no mês passado, é a Glam Nation – primeira turnê solo de Lambert, que chega à San Diego para outro show esgotado nesta sexta-feira (depois de duas datas esgotadas na terça e quarta-feira em Costa Mesa).
Desde a sua visita, em julho passado, o roqueiro glam estravagante – que resceu em Rancho Penasquitos e se formou na Mt. Carmel High School em 2000 – solidificou seu status de pop star vendendo mais de um milhão de cópias ao redor do mundo.
Lambert diz que ele ”está embasbacado” pelo seu sucesso, mas seus amigos, família e colegas de banda não estão. Eles dizem que a combinação de seu tipo único de voz, sua performance, personalidade humilde, estilo icônico e ética, o posicionaram, para uma carreira longa e muito bem sucedida.
Como seu pai, Eber Lambert, um residente de South Park, San Diego explicou durante uma entrevista, Adam batalhou durante 10 anos para conseguir alguma coisa em Los Angeles e não tem intenção alguma de achar que as coisas vêm fácil. ”Ele nunca pára. Ele sempre está dizendo sim para as entrevistas, seções de fotos, promoções em rádios”, disse o Lambert mais velho, um gerente de programação da Novatel Wireless em Sorento Valley. ”Minha impressão é que ele acha que ele só chegou até a metade do caminho. O ‘American Idol’ foi só a porta de entrada para a indústria da música, mas ele sente que ainda tem um longo caminho a percorrer. Ele não quer ser lembrado somente como o segundo colocado do ‘Idol.”’
A Ascensão:
Lambert pode ter terminado em segundo lugar depois de Kris Allen na votação do ”Idol” do ano passado, mas foi ele quem ganhou a matéria de capa da Rolling Stone (na qual ele confirmou sua homosexualidade); ele foi a estrela que capturou a platéia e os críticos de música, durante a turnê do ”Idol”, e foi o album de estreia dele que atraiu alguns dos maiores produtores e compositores do mundo.
E não importa com quanta maquiagem, pedras, glitter e jóias Lambert adorne a si mesmo, sua base de fãs femininas só aumenta.
”As mulheres sempre acharam Adam atraente”, disse Courtney Corey, uma atriz de Escondido que passou dois anos com ele na Companhia de Los Angeles de ”Wicked” em 2007-08 (onde eles aprimoraram os papéis dos amantes Elphaba e Fiyero juntos). ”Mesmo quando foi revelado que ele era gay, seu encanto só aumentou. O que é atraente nele é que ele tem confiança em si mesmo, e ele é um cara muito simpático, querido e fácil de se conviver, que acontece ser um ótimo cantor.”
A sexualidade de Lambert pode ter-lhe custado a coroa do ”Idol”, mas também fez dele um trailbazer [ver nota] como a primeira estrela abertamente gay pop star da América – um rótulo que ele diz aceitar com certa ambivalência. Ele espera que esta abertura ajude a outros que estão lutando com sua identidade, mas ele quer ser conhecido por muito mais do que sua orientação sexual. ”Eu acho que o nível do meu sucesso é um reflexo de onde nós estamos como sociedade”, ele disse numa teleconferência no mês passado. ”Eu estou muito empolgado de que nós chegamos a um ponto em que é aceitável para algumas pessoas – para pessoas o suficiente.”
A Queda:
Mas tão rápido quanto ele explodiu no subconsciente do público, Lambert tropeçou e caiu. Seu álbum de glam-pop-dance ”For Your Entertainment” (com uma capa brega e exagerada que gerou bastante controvérsia), falhou em vender os milhões de cópias que alguns analistas da indústria da música previram. Alguns críticos disseram que ele deveria ter se atido ao rock básico e de notas altas que o distinguiu no ”Idol”, mas Lambert respondeu que ”conformidade não era o meu negócio”.
”Fazer um monte de rock melódicos não teria sido uma escolha muito esperada. Eu queria fazer o meu estilo de música pop, algo um pouco diferente”, ele disse, acrescentando que sua visão de ”glam pop” é ”divertido com um pouco de breguice… que deveria colocar um sorriso no seu rosto e fazer com que você tenha vontade de dançar e se arrumar.”
Então veio a apresentação no American Music Awards, onde alguns movimentos de dança mais ousados e um beijo em seu baixista levaram a simples condenação pela mídia e ao cancelamento de várias aparições na tv. Lambert chamou sua apresentação no AMA de um ”experimento artístico”, onde ele simplesmente se deixou levar. ”Eu aprendi muito com isso – quais são minhas limitações e o que minha platéia quer ver.”
Eber Lambert disse a coisa mais notável: para ele, a questão sobre a apresentação de Adam no AMA, não foi o beijo – além do mais, estrelas pop tem feito estas teatralidades por anos – mas o fato dos nervos e da adrenalina de seu filho terem afetado a sua voz, que normalmente é perfeita. ”Foi a pior apresentação ao vivo que eu já ouvi dele, mas em todas as histórias que surgiram logo após o acontecido, ninguém mencionou sua maneira de cantar.” Num telefonema subsequente, Eber disse que ele sugeriu à Adam que ele escrevesse ”algumas palavras gentis de desculpas”, mas ele disse que Adam decidiu que isso só iria piorar as coisas. ”Eu não acredito que ele tenha ficado realmente magoado pela repercussão, apenas surpreso, e ele não se deu conta de que iram falar sobre isso por três meses.”
Lambert também foi criticado por alguns telespectadors do ”Idol” que acharam que ele se distanciou muito dos padrões mais seguros do show, mas a sua colega de ”Wicked”, Corey disse que estes fãs não estavam prestando muita atenção. ”Eu achei muito engraçado quando eu li que as pessoas estavam reclamando que ele ”mudou” desde o ”Idol’‘, disse Corey, que primeiro trabalhou com Adam no Starlight de San Diego, quando ele era um ruivo de 13 anos de idade. ”Adam sempre foi Adam. Ele sempre amou maquiagens loucas, jóias e cabelos espetados. Ele pode ser selvagem e louco, e ele sempre gostou de coisas glamurosas. Ele é um cara muito aberto, honesto e sincero.”
O Retorno:
O deslize no AMA condenou o primeiro single de Lambert (o tema S&M ”For Your Entertainment), mas ele rapidamente se recuperou com o single seguinte, a balada romântica, ”Whataya Want From Me”, que se tornou um hit do Top 10, ao redor do mundo.
Seu terceiro single, a faixa dance/pop ”If I Had You”, está na 28′ posição da parada pop da Billboard e seu vídeo psicodélico (inspirado nas experiências de Lambert no Festival Burning Man) tem estado na primeira ou segunda posições durante todo o mês no VH1, onde é o vídeo mais assistido do canal.
Lambert diz que seus três primeiros singles são um reflexo de sua vida durante os últimos oito meses. ”O primeiro single é sobre sexualidade – e acabou assustando muitas pessoas, como a sexualidade normalmente faz. ‘Whataya Want From Me’ sou eu dizendo, eu sou humano e estou fazendo o melhor que posso, obrigado por acreditar em mim, esse sou eu sendo honesto e assustado.” ”If I Had You”, como contraste, é sobre lidar com a solidão gerada pelo estrelato. ”O sentimento é que não importa quanto sucesso, fama e glamour você tenha em sua vida, realmente não significa nada se você não tiver amor e conectividade”, ele disse.
Lambert tem espalhada o amor e a conectividade por aí, constantemente promovendo colegas artistas na sua página do twitter (com 538.000 seguidores), contratando amigos de longa data para dançar e tocar na sua turnê, e colocando membros da família na folha de pagamento (sua mãe Leila, é sua administradora dos seus bens e o irmão mais novo, Neil é o assistente de produção da turnê).
”Eu acredito piamente que se você recebe sucesso em sua vida, você tenta espalhá-lo um pouco por aí”, ele disse.
A Turnê:
A Glam Nation Tour representa o apogeo de quase duas décadas de experiência de palco de Lambert.
Ele ajudou a desenhar os trajes (magia negra de Nova Orleans/punk misturado com Boy George), escolheu as projeções de slides (uma mistura de voodoo, Dia de Los Muertos e imagens místicas), e elaborou uma ”linha emocional” que começa com o ”obscuro e misterioso”, seguindo para uma parte acústica, emocional, e terminando com uma nota de alta energia e celebração.
Seu show de mais de uma hora (relativamente curto para os padrões de shows, porque todas as notas altas cansam muito a sua voz) inclui a maioria das faixas do seu álbum, algumas faixas não lançadas e umas poucas favoritas do ”Idol” (”Ring Of Fire”, ”Mad World”, ”Whole Lotta Love”). O show altamente teatral tem lasers, quatro dançarinos e muitas trocas de roupas. O alcance das casas de show variam de 2.000 em casas noturnas à 16.000 em anfiteatros.
Abrindo o show está Orianthi, a australiana, cantora e guitarrista pop/rock vista no documentário do show póstumo de Michael Jackson, e Allison Iraheta, a jovem ”Idol” companheira de Lambert do ano passado, que disse se espelhar em Lambert tanto quanto irmão quanto mentor
”Uma noite eu fui para a platéia para assistir a apresentação dele, e foi incrível ver como ele cativa a atenção de todo mundo”, Iraheta disse semana passada. ”Todos os olhos estavam sobre ele. Toda palavra que sai da sua boca, tem tanto significado. Ele sente cada palavra. Cara, é muito bom.”
Orianthi disse que as platéias da Glam Nation – que mostram “glowsticks” azuis durante uma música e tem números de ”flash mob” [ver nota] coreografada – tem sido como nenhuma outra que ela viu antes. ”Eles são um grupo de pessoas muito felizes. Todos estão ali para se divertirem, e apoiam muito a música, e estão todos cobertos de brilho. É uma platéia muito brilhante.”
Da sua parte, Lambert se diz muito feliz de ver a diversidade da platéia. ”A maioria da base de fãs a qual eu estou exposto consiste em mulheres de meia idade,dos 40 aos 60 anos e elas têm sido muito doces e tão legais com este incrível e quase maternal tipo de energia.” Lambert disse. ”Mas nos shows, eu realmente me surpreendi de ver adolescentes, ambos mulheres e homens. Eu tenho visto maridos. Eu tenho visto avós. Eu tenho visto uma mistura de homens e mulheres – e diferentes etnias. Você sabe, é realmente empolgante.”
A turnê continua até o outono e então ele segue para o exterior, um mercado que contribui para um terço das vendas de álbuns de Lambert.
O Futuro:
Ele começará a trabalhar num novo álbum no próximo ano e sua lista inclui trabalhar novamente com Max Martin (que co-escreveu “Whataya Want From Me”) e talvez uma colaboração com alguns de seus próprios ídolos, Christina Aguilera e David Bowie. Ele também expressou interesse em aparecer em um de seus programas favoritos de TV, a saga de vampiros “True Blood”, da HBO.
Eber Lambert disse que as constantes e frequentes viagens para a promoção de seu álbum e turnê tem custado um preço ao seu filho. Adam veio para casa esgotado da promoção que realizou na Europa para divulgar a sua turnê na última primavera e tem particularmente lamentado ter perdido sua privacidade e “o tempo para se divertir” com seus amigos.
“Não acho que ele percebeu quanto trabalho seria”, Eber Lambert disse. “Isto é o que ele contou aos candidatos do ‘American Idol” este ano quando ele foi mentor deles – como isto não pára. ‘Você pensa que isto é puxado? Apenas espere.’ Ele disse uma vez, ‘Eu desejaria que eu pudesse voltar ao ‘Idol’, onde eu podia apenas andar pela mansão e cantar uma vez por semana.'”
Uma das participantes do “Idol” que compartilha da mesma opinião que Lambert é a vencedora de 2007, Jordin Sparks.
“Eu tenho de concordar com Adam”, disse Sparks em uma entrevista por email no último mês. “Na verdade é muito mais trabalho do que as pessoas pensam. Eu diria que cerca de 10% disto refere-se a estar nos red carpets entre outras aparições. Os outros 90% é viajando, reuniões, entrevistas, gravação, compondo, ensaios, marketing, não dormindo muito e sentindo falta da sua família. A solidão assusta às vezes.”
Este estilo de vida de ”panela de pressão” tem enlouquecido muitos artistas ou os conduzido a se envolverem com drogas e álcool. Mas não espere que isto aconteça com Lambert. Corey disse que ela tem certeza que Lambert saberá controlar as exigências da sua carreira muito bem. Sua reputação sólida por estabilidade, segurança e consistência foi o que o manteve como um substituto de ator em “Wicked” por tanto tempo.
“Não são muitas pessoas podem ser um bom substituto de ator”, ela disse. “Todos sabiam que Adam era ótimo. Quando ele finalmente alcançava aquelas notas na estratosfera, oh meu Deus, todo mundo apenas congelava e ficava por um momento estupefatos. Mas quando você é um “Old Reliable” [velho confiável], eles não te tiram porque é difícil encontrar pessoas que podem fazer duas partes simultaneamente.”
Lambert disse que ele se sente esgotado as vezes, mas uma vez que ele está no palco, a cada noite, ele se reenergiza pelos fãs, que podem ser ouvidos nos vídeos do YouTube surtando em cada requebrado, movimento com os ombros e balançar do seu traseiro (junto com um ocasional replay do infame beijo gay).
“Eu sou extremo”, ele confessa. “Algumas vezes para certas pessoas, não é o que eles estão buscando. Mas se você está procurando por isto, este é o caminho”.
Seis coisas que você não sabe sobre Adam Lambert:
1. As seguidoras femininas de Lambert começaram cedo. Um grupo de garotas mórmons num coral junto com Lambert no Mt Carmel High, o idolatrava tanto, elas eram como um harém virtual. Ao mesmo tempo em que ele foi a estrela principal do côro e drama, Lambert não era muito bom aluno em matemática. ”Adam não nasceu com o gene da matemática”, seu pai, Eber Lambert, disse.
2. Entre trabalhos no teatro em 2003, Lambert trabalhou no balcão de cosméticos em uma loja de departamentos de L.A. Suas habilidades tanto com maquiagem quanto com as pessoas era tão admirada, que a compania de cosméticos ofereceu a ele um emprego de 50.000 mil dólares ao ano, como treinador e demonstrador de cosméticos, um ponto muito baixo em sua carreira quando seu pai lhe negou dinheiro para a gravação de um álbum e eles tiveram uma pequena briga. Ele eventualmente encontrou trabalho como um jogador de futebol loiro no execrável ”Debbie Does Dallas: O Musical” em Lake Tahoe. O show era tão ruim que Lambert não deixou ninguém da sua família ir assistí-lo.
3.Quando Lambert chamou seu pai para dizer que eles estava largando o musical ”Wicked” para participar do ”American Idol” ano passado, seu pai ficou chocado. Ele nunca tinha ouvido falar no show da Fox e não podia entender porque seu filho desistiria do seu emprego para ”participar de um jogo”.
4.Lambert é conhecido pelo seu rico vocabulário e entrevistas articuladas, mesmo sem nunca ter feito faculdade. Seu pai atribui as habilidades de Adam neste sentido, a ser um leitor voraz (particulamente durante a turnê do ”Idol”) e sua ”atração por pessoas com quem ele pode ter boas conversas.”
5. Para retribuir as escolas públicas onde ele primeiramente treinou sua voz e teatro, Lambert criou uma instituição de caridade chamada donorschoose.Org que arrecadou mais de 315.000 mil dólares até a data de hoje para programas de arte nas escolas.
6. Quando seu cabeleireiro raspou um quadrado de três centímetros do seu cabelo em um dos lados da cabeça de Lambert no mês passado (”era para ventilação porque em algumas casas de shows de certas cidades era realmente muito quente”), o resultante furor dos fãs (entitulado ”Hairgate”) teve resenhas nos sites da People Magazine, no canal E! e na Rede da MTV. Relaxem, todo mundo, o cabelo já cresceu de volta.
NOTAS:
Trailblazer: aquele que guia os outros e introduz novos caminhos ou perspectivas.
Flash Mob: em inglês é a abreviação de “flash mobilization”, que significa mobilização rápida, relâmpago. Trata-se de uma aglomeração instantânea de pessoas em um local público para realizar uma ação previamente organizada. Para efeitos de impacto, a dispersão geralmente é feita com a mesma instantaneidade. No Brasil, a onda de Flash Mob começou em São Paulo e não demorou muito até que ela se espalhasse pelo resto do país. Um dos Flash Mobs mais conhecidos e com maior repercussão é o No Pants, ação cujo nome significa “sem calças” e combate a hegemonia dessas peças do vestuário na composição do visual.
Fontes: catzmadam / Idol Forums e North County Times
Tradução: Glória Conde
Que matéria grande!!
Falar que o pai dele não conhecia o show da Fox é um pouco de mais ne?!
o cara não pode ser um et!
Adam lindo!
Oi Tay, é que o Eber é das antigas, por isso nãoc onhecia… O Tommy também disse que nunca tinha visto o Idol, ele só foi conferir por causa do Adam, e porque a prima dele deu um toque…porque senão…
já pensou? poderíamos não ter o Tommyzinhu na banda… 🙁 ui! nem quero pensar nisso… xô coisa ruim….kkk