Review Do The Philadelphia Inquirer Do Show De Atlantic City, NJ – 26/06

“Glamberts” ouvem um anjo em Borgata

Sua voz é como a de um anjo com o alcance poderoso e dinâmico, um falseto estrondoso de tenor tocado pela mão de Deus e abençoado com o espítiro de Freddie Mercury. Isso foi o que levou os ”Glamberts” para o Borgata Hotel Cassino & Spa em Atlantic City no sábado à noite. Isso, e as trocas de roupas, que foram desde apresentador de circo estilo punk ao traje de couro de um rei lagarto rei…

A coisa mais notável da apresentação ao vivo de Lambert é quão mais elétrico ele está no palco do que no seu álbum ”For Your Entertainment” de 2009.

De um ponto de vista musical, o o som intermitente tecno de ”Voodoo” e ”Down The Rabbit Hole” pegou deliberadamente emprestado o som dos sintetizadores do Depeche Mode. Essa densidade deu a Lambert além de leveza, o poder de se manter firme enquanto sua voz variava facilmente de tons mais graves até doces notas altas. Lambert “cantou à moda tirolesa” [veja nota abaixo] num ondulante encanto de ”Ring Of Fire” (de Johnny Cash) e fez uma harmoniosa e ofegante arte durante a sensual e poderosa balada ”Sleepwalker”.

Melhor ainda quando a instrumentação acústica de ”Whataya Want From Me” e a tocada ao piano, ao estilo “Sondheim” [ver nota abaixo], ”Soaked” que deu à Lambert tempo para respirar e ofereceu um nobre cabaré da mais alta ordem.

A nativa da Austrália, Orianthi, foi a atração de abertura. Mais conhecida como a guitarrista principal para o show de retorno que nunca aconteceu, ”This Is It” de Michael Jackson – e parte do filme de mesmo nome – ela comandou o palco com sua própria marca de rock radical, um estilo de guitarra a “Slash”, remanescente de Eddie Van Halen, e uma voz estridente mas sedutora que transformou ”Shut Up & Kiss Me” num surpreendente hino pop doce.

NOTAS:

Cantar à moda tirolesa (original inglês: yodeled): Em português a tradução é algo como: “Você consegue cantar como os europeus dos alpes?”. Mas o que é Yodel? Não há uma tradução digna para yodel… mas é aquele canto típico dos alpes europeus. Nesse caso uma imagem vale mais que mil palavras. Veja aqui alguns exemplos de vídeos que pode ilustrar bem o que é Yodel.

Sondheim: Stephen Joshua Sondheim tem sido visto como o grande escritor de musicais de sua geração. Descrito por Frank Rich no The New York Times como “o maior e talvez o mais conhecido artista do teatro musical americano”, ele é uma das poucas pessoas a ganhar um Academy Award, vários Tony Awards (sete, mais do que qualquer outro compositor), inúmeros Grammy Awards um Prêmio Pulitzer, e sem esquecer o Oscar de melhor canção original por Sooner Or Later da cantora Madonna para o seu álbum I’m Breathless. Suas obras mais famosas (como compositor/letrista) incluem A Funny Thing Happened on the Way to the Forum, Company, A Little Night Music, Follies, Sweeney Todd, Into the Woods, Send in the Clowns e Sunday in the Park with George, bem como as letras para West Side Story e Gypsy.

Fontes: fangurl1964 / Idol Forums e The Philadelphia Inquirer

Tradução: Glória Conde

Compartilhar
Share

One Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *