-
01jun2010
- ESCRITO POR:
- CATEGORIA:
- COMENTÁRIOS:
- 0
“Cara Glam” Em Turnê
Artigo publicado no “The Malay Mail” da Malásia ontem (31). Confiram:
Apesar de ter levado o título pra casa este ano, o pobre Lee DeWyze foi obscurecido pela despedida de Simon Cowell da nona temporada do American Idol.
Até mesmo osegundo colocado do American Idol do ano passado, Adam Lambert ganhou mais manchetes do que DeWyze, por causa da sua ausência na despedida à Cowell. Rumores circularam a respeito deste fato.
Primeiro ele foi acusado de desenvolver um complexo de diva, por não comparecer aos ensaios para o show, o que eventualmente causou o cancelamento de sua apresentação naquela noite.
Houve aqueles que alegaram que o alto escalão achou muito arriscado colocar Lambert no palco, devido a sua tendência a ser imprevisível.
Enquanto todo mundo estava se perguntando sobre sua ausência, as mensagens do twitter de Lambert esmagaram todos os rumores, anunciando que o médico o aconselhou a descansar a garganta por causa de um vírus.
Mais importante de tudo, apesar de que Lambert teria adorado estar na despedida de Cowell, ele alegou nunca ter sido convidado para se apresentar na final.
Além disso, Lambert tem coisas mais importantes em mente agora. Por exemplo, se preparar para sua Glam Nation Tour, onde Orianthi e a companheira da oitava temporada do Idol, Alison Iraheta, irão abrir para ele.
Não é a primeira vez que ele tem recebido críticas, Lambert tem continuamente provocado controvérsias que geralmente resultam de suas performances de palco que chegam ao limite em termos de sensualidade. Mesmo a sua capa do álbum “For Your Entertainment” não foi poupada de críticas.
Lambert, é claro, estava a par delas.
”Eu dei uma passada pelo twitter. Eu olhei os comentários, as fotos, os vídeos. Mas eu tentei não ficar muito envolvido nessas mensagens, porque é um loucura. Quando os fãs dão apoio, é super positivo. Por outro lado, quando as mensagens são carregadas de negativismo, eu acho triste que as pessoas não tenham nada melhor para fazer do que espalhar o ódio online. Não é uma boa vibração”.
Apresentando Lambert com maquiagem pesada e um olhar tímido, as reações dos fãs foram divididas ao meio. Enquanto alguns estavam revoltados que ele se parecia com um transformista, outros achavam que ele estava lindo com o visual glam.
Sabendo exatamente aonde ele iria com o álbum, Lambert admitiu que foi escolha dele o visual da capa e que ele não se arrependia da decisão.
”Quando nós chegamos ao ponto de fazer uma seção de fotos, eu só queria seguir a linha glam super andrógina, meio brega e fora do comum. Eu amo imagens como essas. É divertido, porque assim que um cara começa a fazer coisas fora dos padrões, as pessoas se apavoram. Mas as mulheres fazem isso o tempo todo, então, é um duplo padrão interessante” – disse Lambert.
É óbvio que a inspiração de Lambert vem da época glam rock de David Bowie, durante os anos 70, quando ele se apresentou com seu alter-ego, Ziggy Stardust.
Além de Bowie; Jagger, Prince, Boy George e Michael Jackson, todos caras conhecidos por usar maquiagem e serem glamurosos, inspiraram Lambert.
“Algumas das capas de Michael Jackson são incríveis, como ‘Dangerous’, onde aparecem somente seus olhos e a coisa toda é super fosca, retocada e perfeita. E fotos de Bowie da época, como a capa de ‘Hunky Dory’ onde ele está lindo e em foco mais suave. Eu amo aquele visual e acho muito legal que não existam muitos caras fazendo isso, então é como eu vou criar o meu próprio estilo”.
”É parte da minha personalidade e tem sido consistente, é por isso que eu acho tão engraçado que as pessoas tenham ficado surpresas com a capa. Quero dizer, você não me viu no palco com o KISS, e as botas de glitter e os brilhos ao redor dos olhos ( no Idol)?”
A parceria de Lambert e KISS se encaixou perfeitamente no estilo de apresentação de Lambert, e parece que ficou com ele, desde o seu álbum de estréia, até atualmente na sua Glam Nation Tour.
A imagem glam pode ser algo que vai ficar com Lambert por um longo tempo, mas parece que ele não está preocupado em ficar ligado à essa imagem. De fato, ele está confiante de que vai poder escapar de ser enquadrado em um certo estilo.
”Sou eu que uso essas roupas, são criação minha. Eu sinto que se eu quiser, eu posso mudar como eu fiz no Idol. Eu tento não ficar preso a nenhum estilo musical ou visual. Quero dizer, isso é parte do que eu estava tentando fazer no Idol – mudar a cada semana, como uma bandeja de variedade. Um prato de saladas”.
Lambert é mais conhecido pelos seus vocais poderosos, como os mostrados em suas apresentações, especialmente no American Idol e no seu álbum.
Ainda existem músicas que ele tem dificuldade em masterização, e uma delas é ”A Loaded Smile”, uma música do seu álbum.
”A Loaded Smile” é vocalmente muito acrobática – É loucura, mas todas elas são meio loucas. Artisticamente, eu acho que a música de Linda Perry foi um desvio para mim, porque é meio fora da minha zona de conforto óbvia – vocalmente, ela está nesse espaço de falseto e liricamente, se você a escutar, realmente é complicado. A letra se contradiz, o que foi feito de propósito. Linda e eu conversamos a respeito.”
”Existem duas interpretações: Uma é sobre duas partes de um relacionamento e o que se passa pela cabeça deles quando eles estão juntos. Uma das partes está amando cada momento e está muito feliz, enquanto que a outra parte está se sentindo muito vazia a nada satisfeita.”
”A outra maneira de olhar é que é sobre uma pessoa, indo e voltando a respeito de um relacionamento, na sua própria cabeça. Como por exemplo, um dia nós sentimos que amamos muito essa pessoa e logo em seguida nós pensamos: ‘mas que diabos’. É emocionalmente complicada, o que a faz especial.”
Bem quando o American Idol estava começando a ficar sem graça, a presença de Adam Lambert na oitava temporada, lançou um interesse renovado sobre o show, devido as suas performances elétricas e carregadas de energia no palco.
Lambert foi tão bem que ele surpreendeu até mesmo o duro crítico Cowell, que aplaudiu Lambert de pé pela sua versão de ”Mad World” da banda britânica ”Tear For Fears”.
Muitos esperavam que Lambert subisse ao ponto mais alto do American Idol, mas surpreendentemente ele ficou em segundo lugar, perdendo o título para Kris Allen, que tem uma imagem mais saudável, se comparada à de Lambert. Muitos viram a vitória como um choque, todavia o apoio cresceu para Lambert, como está sendo visto pelo seu atual sucesso.
Por hora, ele está se mantendo ocupado com a sua Glam Nation Tour e logo a levará para o Reino Unido.
Fonte: The Malay Mail
Tradução: Glória Conde
Agradecimentos: Mônica Smitte
Nenhum Comentário